O volume da barragem Luiz Vieira registrado hoje (30) é de 64.794.436 m³, o que equivale a 65,21% de sua capacidade total.
Entre em contato conosco
O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, o decreto que aumenta de três mil para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos na Bahia. A medida vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais, em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins; funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares, desde que observados os protocolos sanitários.
Os espaços culturais, como cinemas e teatros, funcionarão com o devido controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências dos locais, de modo a evitar aglomerações.
O governo reforça que, em todos os casos, o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo "Conect SUS” do Ministério da Saúde.
Válida até 10 de dezembro de 2021, a medida modifica um outro decreto, publicado no último dia 26.
O volume da barragem Luiz Vieira registrado hoje (29) é de 64.296.340 m³, o que equivale a 64,62% de sua capacidade total.
Cerca de 50 pessoas ficaram desalojadas após as chuvas que caíram em Anagé, no Sudoeste baiano, neste final de semana. Segundo a Defesa Civil do Estado [Sudec], as precipitações também deixaram vias públicas e imóveis alagados. Também houve queda de árvores e muros. A rede elétrica se danificou e uma torre ficou em risco de desabamento.
Famílias ainda tiveram perdas materiais, mas ainda não há uma estimativa dos prejuízos. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia [Inmet], há a possibilidade de chuvas nesta segunda-feira (29), com menos precipitações nesta terça-feira (30). A partir da quarta-feira (1°), as chuvas devem voltar até pelo menos a sexta-feira (3).
Várias cidades registraram transtornos com as chuvas neste final de semana, a exemplo de Itaberaba, Itacaré, Eunápolis, Rui Barbosa, Iaçu, Itabuna, Cândido Sales e Ibicuí.
Outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel
A advogada Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi eleita a primeira presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (24), no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 Subseções do interior do estado.
Com todas as urnas apuradas, o resultado final da eleição registrou a chapa União pela Advocacia com 9524 votos (50.83%), OAB de Coração com 6954 (37.12%), OAB pra Valer com 738 (3.94%), Liberta OAB com 434 (2.32%), brancos e nulos 1086 (5.8%).
OAB-BA disponibiliza formulário de justificativa de voto
A nova Diretoria tomará posse em janeiro de 2022 para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos. Ao lado de Daniela, outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel. Também compõem a Diretoria Esmeralda Oliveira, secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro.
Logo após ter a confirmação da vitória, Daniela agradeceu o empenho da equipe e destacou a importância da vitória de duas mulheres nos cargos mais altos da OAB-BA. "Estamos muito felizes com nossa caminhada. Pela primeira vez, teremos duas mulheres presidindo uma Seccional. É uma trajetória de muita emoção. Não estou aqui por mim, apenas, mas como resultado de um grupo de histórias. Salve Maria Quitéria, Luísa Marin e todas as que vieram antes de nós, advogadas também, pavimentando nossos caminhos!", destacou.
Daniela disse, ainda, que as divergências políticas já fazem parte do passado e que irá gerir para toda a advocacia. "Acabou a eleição, estamos todos juntos, porque nosso propósito é o mesmo, que é trabalhar pelo fortalecimento da advocacia baiana. Então não há mais que falar em adversário. Estamos todos unidos no mesmo propósito.
Perfil de Daniela
Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Criada na cidade de Itapetinga, no interior baiano, fez faculdade na UFMG, onde também cursou Mestrado na área Tributária. Na OAB da Bahia desde 2013, durante a primeira gestão de Luiz Viana, foi conselheira seccional e diretora tesoureira. Atualmente, preside a Comissão Nacional da Mulher advogada e é conselheira federal.
A advogada Ingrid Freire foi eleita nesta quarta-feira (24) para presidir a 21ª Subseção da OAB/BA, sediada no município de Brumado. Para vice-presidente, foi eleito o advogado João Rafael Amorim. A chapa recebeu 139 votos, sendo o mandato de três anos, 2022/2024.
As aulas em uma sala de escola da rede municipal de Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, foram suspensas por dez dias pela prefeitura. Com isso, as aulas no sétimo ano da escola Professora Graça Assis têm retorno previsto para o dia 2 de dezembro.
Segundo o Achei Sudoeste, a decisão foi tomada nesta terça-feira (23) pela secretaria municipal de educação (Semec). O motivo foi devido a um aluno testar positivo para o novo coronavírus. Ao site, o secretário de educação local, João Nolasco, informou que o estudante foi afastado na última quinta-feira (18) quando sentiu os primeiros sintomas.
Nolasco considerou o caso como isolado e disse ainda que colegas do aluno acometido e professores que dão aula na classe não apresentaram sintomas e também têm sido acompanhados.
Na tarde da última terça-feira (23) choveu mais de 100mm no município de Livramento de Nossa Senhora. A previsão do tempo da Seagri indica mais chuvas nos próximos 15 dias. Em dezembro, a previsão também indica chuvas acima da média.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, assim como o Enem 2020, tem uma série de medidas de segurança contra a covid-19. As provas começaram a ser aplicadas no último domingo (21) e quem apresentou algum sintoma poderá pedir a para participar da reaplicação do exame. O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).
A reaplicação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.
A reaplicação deverá ser solicitada na Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.
A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito a reaplicação o participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame. A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação.
Uso de máscara
O Enem ocorre em um momento em que a vacinação avança no Brasil e há redução nos casos e no número de mortes por covid-19. Mesmo assim, segundo especialistas a orientação é manter as medidas de segurança, ainda mais em um exame de grandes proporções como o Enem. O exame prevê o distanciamento entre as carteiras e a disponibilização de álcool em gel.
O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, é obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para comer. Quem descumprir a regra, poderá ser eliminado.
Problemas logísticos
Os candidatos que foram afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas também devem estar atentos ao prazo de 29 de novembro a 3 de dezembro para pedir a reaplicação do exame. São considerados problemas logísticos falta de energia elétrica, infiltrações por conta de chuvas, falhas no computador - no caso do Enem digital, entre outros que prejudiquem a realização das provas.
Enem 2021
O Enem 2021 começou a ser aplicado no dia 21 e segue no dia 28 de novembro, tanto na versão impressa quanto na versão digital. No primeiro dia do Enem, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, dos 3,1 milhões de inscritos, 74% compareceram ao exame. No segundo dia, participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza. Por conta da pandemia, o exame adotou uma série de medidas de segurança.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Questões do Enem
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem uma programação intensa de cobertura do Enem, com dicas e correção de provas. Mais informações estão disponíveis aqui. Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.
A Loja São Judas Tadeu realiza Black Friday nesta semana, de segunda a sábado, com descontos de até 50%. A loja oferece artigos para decoração, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Não perca e vá conferir esses descontos imperdíveis! A loja fica localizada na Av. Dr. Edilson Pontes, próxima aos Correios e Caixa Econômica.
O volume da barragem Luiz Vieira registrado hoje (22) é de 60.688.156 m³, o que equivale a 61,09% de sua capacidade total.
A previsão do tempo da Seagri indica chuvas nos próximos 15 dias no município de Livramento de Nossa Senhora. Até o dia 06/12 pode chover mais de 100mm, lembrando que no mês de dezembro as chuvas devem cair com mais intensidade. Nos últimos dias, faz forte calor, sobretudo no período da tarde.
O preço da gasolina comum subiu 46% entre os meses de outubro de 2020 e outubro de 2021 no Brasil. O preço médio de venda saltou de R$ 4,358 para R$ 6,341 por litro. Na Bahia, o aumento foi maior do que a média nacional registrada: 57%. Os dados foram obtidos pela "Fiquem Sabendo" no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em outros nove estados o preço da gasolina também subiu acima da média brasileira. As maiores variações foram registradas no Piauí (56%), Espírito Santo (55%) e Amazonas (55%). A ANP realiza um acompanhamento dos preços praticados por revendedores de combustíveis automotivos e de gás por meio de uma pesquisa semanal de preços.
No levantamento de preços realizado pela agência, é possível encontrar informações sobre etanol hidratado, gasolina aditivada, gasolina comum, GLP, GNV, óleo diesel e óleo diesel S10. Além da pesquisa nacional, também é feito um estudo por região, por estado e por município.
A Loja São Judas Tadeu realiza Black Friday nesta semana, de segunda a sábado, com descontos de até 50%. A loja oferece artigos para decoração, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Não perca e vá conferir esses descontos imperdíveis! A loja fica localizada na Av. Dr. Edilson Pontes, próxima aos Correios e Caixa Econômica.
As agências da Caixa Econômica de todo o Brasil vão voltar a atender o público das 10h às 16h, a partir da próxima terça-feira (23). A mudança foi anunciada pelo presidente do banco Pedro Guimarães nesta semana e se deu por conta da diminuição dos casos de Covid-19 e também pelo fim do pagamento do Auxílio Emergencial.
O funcionamento das agências foi alterado em março de 2020, por conta da pandemia. A crise sanitária fez as agências adotarem uma série de medidas de proteção, entre elas a mudança de horário, passando a funcionar das 8h às 13h.
Os demais bancos ainda não informaram se vão seguir a alteração da Caixa. Por enquanto, as outras instituições financeiras continuam com o atendimento presencial das 9h às 14h.