
O volume da Barragem Luis Vieira, em Rio de Contas, registrado hoje (30), é de 86.251.652 m³, que equivale a 86,81% de sua capacidade. A expectativa, com o ciclo chuvoso de dezembro a janeiro, é que a Barragem volte a sangrar.
O volume da Barragem Luis Vieira, em Rio de Contas, registrado hoje (30), é de 86.251.652 m³, que equivale a 86,81% de sua capacidade. A expectativa, com o ciclo chuvoso de dezembro a janeiro, é que a Barragem volte a sangrar.
A presença de áreas de instabilidade, combinada com o ar quente e úmido no Brasil, contribuem para a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Sudeste e o Nordeste do país. A previsão é de muita chuva para o Espírito Santo e para a Bahia nos próximos dias.
Nesta quarta-feira (30), são esperadas pancadas de chuva isoladas, que poderão vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento no interior de ambos os estados. Nas áreas litorâneas, a chuva será mais forte e intensa.
Entre a sexta-feira (02) e o domingo (04), a condição do tempo se mantém para o estado capixaba e baiano. A configuração de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) no decorrer desses dias, potencializará a chuva nestas regiões. O destaque fica para as áreas do norte e litoral do Espírito Santo e também para o sul e o leste da Bahia, onde a chuva poderá ser bastante forte e com condições para acumular volumes expressivos de precipitação.
Os dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, indicam que a média Climatológica dos acumulados de precipitação para o mês de novembro (1991 – 2020) para o município de São Mateus, localizado no litoral norte do Espírito Santo e para a cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, é de 230,4mm e 127,8mm respectivamente.
De forma geral, conforme mostrado no mapa da figura 1 acima, a previsão indica acumulados de chuva com valores entre 80 mm e 120 mm, mas com áreas podendo acumular valores próximos a 150 mm no sul da Bahia.
A situação é de perigo, com elevado risco de transtornos e danos à população, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30) uma alteração do decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia. De acordo com a nova publicação, as máscaras serão obrigatórias também em shoppings centers, bancos e lotéricas.
O decreto estadual que restabelece as situações para o retorno do uso das máscaras, publicado na terça-feira (29), já determinava a obrigatoriedade em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, vale para todo o território baiano, tendo como objetivo conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.
O uso de máscaras de proteção contra Covid-19 volta a ser obrigatório em prédios públicos a partir desta terça-feira (29) na Bahia, obedecendo decreto do governador Rui Costa (PT). Segundo a administração, a medida foi adotada diante do aumento no número de casos de Covid nas últimas semanas.
O decreto ainda determina que os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.
A obrigatoriedade da apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid-19 também vale para a entrada em eventos nos locais em que haja controle de acesso e venda de ingressos e o uso de máscaras volta a ser obrigatório em transportes públicos, bares, igrejas, escolas e cinemas.
Os usuários do WhatsApp agora vão poder conversar consigo mesmo. O aplicativo liberou um atalho na lista de contatos para permitir a ação no Android e no iPhone. Com a atualização, o usuário que desejar iniciar uma conversa, vai ver o seu próprio número no topo da lista de contatos.
As pessoas costumavam criar grupos para poder deixar recados salvos no aplicativo. "Essa funcionalidade traz a conveniência de poder enviar notas para sua lista de tarefas, lembretes, listas de compras e qualquer outra anotação que o usuário queira ter acesso facilmente, na palma da sua mão, no aplicativo que ele já usa com frequência", diz o WhatsApp.
Para conversar consigo mesmo basta criar uma nova conversa com o ícone no canto inferior direito na tela inicial, clicar no seu nome e começar a enviar mensagens, caso seu aplicativo esteja atualizado, sua foto aparecerá no topo da lista de contatos.
A previsão do tempo do Canal Rural indica chuvas em Livramento de Nossa Senhora até a próxima sexta-feira (02). Nesta segunda a temperatura varia de 21º a 25ºC, podendo chover 24 mm, mesmo volume esperado para terça-feira (29). Na quarta (30) o volume de chuva pode chegar a 16 mm, com temperatura variando de 20º a 27º C. Na quinta (01) pode chover 24 mm e na sexta (02) 32 mm, com temperatura variando de 21º a 23ºC e a umidade chega a 74%.
Em eleição realizada na última sexta-feira (25), o Juiz Fábio Marx Saramago Pinheiro, Titular da Vara dos Juizados Especiais de Livramento de Nossa Senhora-BA e Juiz da 101ª Zona Eleitoral, foi eleito para o Conselho Fiscal da AMAB na chapa do Desembargador Júlio Travessa, eleito Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), triênio 2023-2026. Dr. Fábio, foi o mais votado para o Conselho Fiscal, obtendo 322 (trezentos e vinte e dois) votos de seus colegas magistrados.
A partir de hoje (25), o uso de máscaras de proteção facial volta a ser obrigatório em aviões, aeroportos, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início desta semana, visando a reduzir o risco de contágio de covid-19, diante do aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.
Conforme decisão da Anvisa de 13 de maio deste ano, permanece mantida a possibilidade dos serviços de bordo em voos nacionais. Dessa forma, será permitido remover a máscara para hidratação e alimentação no interior das aeronaves, bem como nas praças de alimentação ou áreas destinadas exclusivamente à realização de refeições nos terminais e demais ambientes dos aeroportos.
De acordo com a resolução aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa, as máscaras devem ser utilizadas ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.
A norma proíbe a utilização de máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2; lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos de fabricação, previstos na norma ABNT PR 1002.
A obrigação do uso de máscaras será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de 3 anos.
Por fim, a norma aprovada prevê que, nos veículos de deslocamento para embarque ou desembarque em área remota, viajantes e motoristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.
Cenário epidemiológico
Para subsidiar a decisão, a Anvisa realizou reunião com especialistas sobre o cenário epidemiológico atual da covid-19 no Brasil. Participaram representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira.
“Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados/confinados”, explicou a agência na ocasião.
A entidade destacou que o uso das máscaras estava previsto como recomendação desde agosto deste ano, principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos.
Além dos dados epidemiológicos atuais, o comportamento com características de sazonalidade da pandemia também foi considerado pela Anvisa. “Nos últimos anos, observou-se no Brasil o aumento da transmissão do vírus no período de novembro a janeiro, quadro que pode ser agravado pelo maior fluxo esperado de viajantes, que se deslocam pelos aeroportos para as férias escolares e festas de fim de ano”, acrescentou a agência.
A Anvisa lembrou que atua, mais uma vez, dentro de suas competências legais e “adaptando as regras atuais de forma proporcional ao risco para a saúde da população”. “A agência continuará atenta, avaliando e acompanhando os dados epidemiológicos, a fim de que as medidas possam ser revisitadas sempre que necessário, visando ao cumprimento de sua missão na proteção da saúde das pessoas”.
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (24) prêmio estimado em R$ 50 milhões. Este é o segundo concurso da Mega-Semana da República, que oferece oportunidade extra com três sorteios: um realizado na última terça-feira (22), um hoje e um no próximo sábado (26).
As seis dezenas do concurso. 2.542 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
A previsão do tempo do Canal Rural indica tempo chuvoso para o município de Livramento de Nossa Senhora a partir da próxima sexta-feira (25), onde a temperatura varia de 20º a 25ºC, podendo chover 24 mm. No sábado (26), pode chover 44 mm e a umidade fica em torno de 80%. No domingo (27), a temperatura varia de 19º a 25ºC, podendo chover 32 mm, com umidade na casa de 76%.
A Receita Federal libera para consulta, a partir das 10h de hoje (23), o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de novembro.
Neste lote, serão contemplados 556.685 contribuintes. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
O crédito bancário, no valor total de R$ 1,2 bilhão, será feito no dia 30 de novembro. Desse total, R$ 607,9 milhões referem-se a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 15.889 idosos acima de 80 anos, 115.654 contribuintes entre 60 e 79 anos, 10.306 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários.
O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um) ano, a requisição deverá ser feita pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e depois em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.541 da Mega-Sena, que sorteou na faixa principal um prêmio de R$ 46 milhões.
O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (22), no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. Foram sorteadas as seguintes dezenas: 10 – 28 – 45 – 47 – 57 – 59.
Foi o primeiro concurso da Mega-Semana da República, que terá sorteios ainda na quinta-feira (24) e no sábado (26). A estimativa para o próximo concurso é R$ 50 milhões.
A quina teve 51 apostas vencedoras e cada uma vai pagar R$ 55.525,68. Já a quadra registrou 3.793 apostas ganhadoras e pagará um prêmio individual de R$ 1.066,55.
As apostas para o próximo concurso, 2.542, podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país e pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
Aconteceu na última sexta-feira (18), no Clube Tio Dedé em Livramento de Nossa Senhora, mais uma edição do Maracubom 2022, promovida pelos empresários Ney Eventos e Janete Meira. A festa teve como atração principal o cantor João Gomes e foi sucesso de público. Confira as fotos registradas pelo Portal Livramento, fotógrafo Marcos Onofre.
As ruas de Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, ficaram alagadas com as chuvas da noite deste domingo (20). O temporal ocorreu por volta das 20h e deixou um carro quase submerso. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, as chuvas invadiram casas e estabelecimentos comerciais em diversos bairros do município.
Com o impacto das chuvas, a pavimentação das ruas ficou danificada. Devido às precipitações, provedores de internet foram afetados e deixaram usuários sem sinal.
Para esta segunda-feira (21), a previsão é de mais chuvas sobretudo à tarde e à noite. A temperatura varia entre a mínima de 19° e a máxima de 29°, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Secretaria Municipal da Fazenda disponibilizou, nesta quinta-feira (17), a cartilha do Balcão Único. A página contém perguntas e respostas das principais dúvidas sobre o processo de abertura de empresas no município. O documento faz parte de um conjunto de ações que visa fomentar o ambiente de negócios e a competividade na cidade.
A cartilha possui cerca de 59 esclarecimentos sobre viabilidade locacional, Documento de Arrecadação Municipal (DAM), Microempreendedor Individual (MEI), Regime Simplificado Simples Nacional, autônomos, sistemas REDESIM e REGIN, e empresas localizadas fora do município de Salvador.
Segundo a secretária Giovanna Victer, a cartilha vai sanar as dúvidas dos contribuintes e tornar o processo de abertura de empresas ainda mais célere. "A cartilha foi elaborada para orientar e esclarecer, de maneira didática e prática, as principais dúvidas referentes ao processo de abertura de empresa na capital. O intuito é direcionar o empreendedor da melhor maneira possível, sem complicações", pontuou.
O Balcão Único é um projeto nacional que reduz a burocracia no processo de abertura de empresas. O sistema reúne dados da União, Estados e Municípios, permitindo que o empreendedor não precise se deslocar a vários órgãos para enviar as documentações necessárias. Atualmente, o contribuinte realiza o registro e obtém o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) através do preenchimento do formulário digital único, disponível no site da Junta Comercial da Bahia. A medida evita duplicidade de informações, reduz erros no preenchimento dos dados e dinamiza o procedimento.
Em 2021, a SEFAZ integrou a REDESIM, rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas, e realizou uma série de ações que ajudou a capital baiana a reduzir de quatro dias para nove horas o processo de abertura. Entre as ações estão a unificação das Taxas de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e de Licença de Localização (TLL), por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) Único e da automatização da análise do Documento Básico de Entrada (DBE) e a ampliação dos CNAE’s considerados de Baixo Risco A e análises de viabilidade locacional.