INSS começa em Julho a operação Pente-Fino: saiba quem pode ter o benefício suspenso

Desde o dia 01/07/2024 o INSS começou a notificar os seus beneficiários irregulares para nova perícia de revisão dos benefícios. A convocação faz parte da famosa Operação Pente Fino feita pelo Instituto a cada dois anos e que tem como objetivo analisar e cortar os benefícios recebidos de forma irregular. 

Conversamos com Dra. Maria Emília Tanajura, advogada especialista em Direito Previdenciário, que nos explicou que os benefícios alvo da operação pente fino do INSS são o BPC LOAS DEFICIENTE ou IDOSO e também os benefícios por incapacidade, conhecidos por Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez. 

Ela esclarece que "o foco do INSS está em rastrear as irregularidades nos benefícios assistenciais através do cruzamento de dados do CadÚnico seja por falta de atualização deste, seja pela superação da renda. Além disso, o alvo é também revisar benefícios de incapacidade ou deficiência com ausência de perícia por mais de 2 anos."

A advogada  ressalta ainda a necessidade de atender ao chamado do INSS e realizar a perícia ou a atualização do Cadastro conforme solicitado, evitando assim a suspensão do benefício. 

Dra. Maria Emília destaca também a importância de se buscar um advogado especialista em benefícios do INSS para analisar a documentação necessária e apresentar as defesas cabíveis no INSS em caso de recebimento de carta de irregularidade: " Se você receber alguma carta informando uma possível irregularidade no seu benefício, não deixe de buscar a ajuda do advogado especialista na área tanto para garantir a manutenção do seu benefício apresentando as defesas necessárias como também para identificar outros direitos cabíveis como uma indenização por danos morais, em alguns casos.", complementa a Dra.


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário