O ar seco voltou a influenciar o tempo no interior do Nordeste nos últimos dois dias, reduzindo a umidade e a chance de chuva, depois de um início de semana com fortes pancadas de chuva por áreas do sertão. O último dia de novembro vai ser com mais sol, mas a entrada de dezembro promete novamente chuva forte.
Nesta sexta-feira (30), o sol vai brilhar forte por quase todo o Nordeste e não há previsão de chuva no centro e norte da Bahia, no interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba. Há chance de chuva moderada ainda pelo litoral da Bahia, de Sergipe, do Rio Grande do Norte e no litoral e interior do Ceará.
As pancadas de chuva com raios podem se repetir no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia, com moderada à forte intensidade.
O sul da Bahia ainda registrou temporais na tarde desta quinta-feira (29). Porto Seguro registrou 21,8 mm e Vitória da Conquista 21,6 mm, no período de uma hora, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Esse retorno do ar seco sobre o interior do Nordeste será rápido. As condições de chuva já serão altas novamente a partir do fim de semana. Uma mudança na circulação de ventos juntamente com o ar abafado, vão estimular a formação de fortes áreas de instabilidade sobre a Região. Será uma situação parecida com o que ocorreu no último domingo (25) e segunda-feira (26).
A primeira semana do mês deve ser marcada por chuva forte e com grandes acumulados, entre 70 a 100 mm, especialmente sobre o Maranhão, o Piauí, a Bahia e até em áreas de sertão, como em Pernambuco.
Fonte - Clima Tempo