Cinquentinhas voltam a exigir CNH de moto; conheça o regulamento

Ciclomotores, também chamados de "cinquentinhas" no Brasil, há alguns anos fazem parte do cotidiano de muitas cidades, principalmente no Nordeste. Até o ano passado, eles não precisavam ser emplacados... mas desde agosto de 2015 uma lei (16.154/2015) exige seu uso.

Agora, mais uma obrigatoriedade: o Contran decidiu, em 3 de março, adiar para 31 de maio o prazo para exigência de habilitação de moto por parte dos condutores de ciclomotores. A determinação partiu da Resolução 572. O adiamento atende a um pedido da Associação Nacional de Usuários de Ciclomotores (ANUC).

Crescimento repentino

Em função da nova legislação, marcas até então desconhecidas -- como a Shineray, que vende dez opções, e a Traxx, que vende quatro modelos -- agora figuram entre as cinco mais vendidas no mercado de motocicletas. A Dafra também participa do segmento com a Zig 50 e a Super 50.

Justamente para agilizar a regularização dos ciclomotores mais antigos, a Shineray criou um portal no qual o próprio cliente pode fazer o pré-cadastro do seu usado junto à Base de Índice Nacional (BIN), um banco de dados oficial do Denatran, onde estão inseridas as características e informações dos veículos. Desde que se estabeleceu no país, a marca já vendeu 450 mil unidades.

 

Fonte - Uol