VOCÊ SABE QUAL A MELHOR POSIÇÃO PARA DORMIR?

Se você tem... Torcicolo: deite-se de costas. O travesseiro deve ter a altura do ombro. Assim, a coluna ficará totalmente alinhada. Com isso, os músculos ficam relaxados.

Se você tem... Dores na Lombar: deite-se de lado, com os joelhos flexionados e um travesseiro bem firme entre eles. Dessa forma, a musculatura é alongada e os espaços naturais entre uma vértebra e outra são ampliados, aliviando a compressão sobre os nervos que passam na região e que provocam a sensação dolorosa.

Se você tem... Azia e Refluxo: deite-se sobre o lado esquerdo. Assim, evita a subida de suco gástrico pelo esôfago. Manter a cabeça mais alta que os pés também é importante. Uma dica é calçar os pés da cabeceira da cama para que fique mais elevada.

Se ao acordar você sente dores, procure imediatamente um profissional médico ou fisioterapeuta para o diagnóstico e tratamento, afinal um simples problema durante o sono pode acarretar em inúmeras disfunções como insônia noturna, sonolência diurna, aumento de estresse, ansiedade e até distúrbios com maiores consequências neuroendócrinas ou metabólicas.