A Rodovia BA-148, trecho Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas, denominada Estrada Parque Des. Antônio Carlos Souto, construída no final da década de 90, encontra-se em péssimas condições de uso e conservação. A Rodovia é utilizada por muitos veículos da região sudoeste da Bahia e, no verão, por turistas de diversos estados do Brasil que visitam as belezas da Chapada Diamantina e suas tradicionais festas, com destaque para o carnaval. O pavimento da Rodovia apresenta inúmeros buracos, deformações, rachaduras e reparos mal executados com massa asfáltica sobre as juntas de dilatação superpostas (deslocada verticalmente) que estão funcionando como verdadeiros "quebra-molas", fora dos padrões e sem sinalização de advertência indicativa. Ao longo da Rodovia é fácil notar trincaduras, rachaduras e panelas que colocam em risco os veículos e seus passageiros que transitam pelo local. Chama atenção, um bloco da placa de concreto que emergiu próximo à Nega do Zofir, ainda sem sinalização, com risco concreto de causar acidentes e danos aos veículos. Nota-se, também, construções sobre a faixa de domínio da Rodovia e acostamento, sobretudo de rampas de acesso à residências. O Portal Livramento ouviu um engenheiro civil, especialista na construção de estradas, que listou os seguintes problemas:
Infiltrações de água oriundas de minações e rêgos;
Mureta de concreto e pedra arrumada demolidas;
Defendas metálicas danificadas e arrancadas;
Desmoronamento de solo e rocha de taludes laterais a pista;
Sarjetas de drenagem lateral entupidas com solo e tomadas por vegetação rasteira;
Vegetação lateral: arbustos e mato, invadindo a rodovia dificultando a visibilidade;
Sinalizacao vertical inexistente: danificadas e furtadas;
Trincas transversais;
Trincas longitudinais;
Rachaduras;
Juntas de dilatação superpostas: elevada e quebrada;
Placas de concreto totalmente craqueada;
Panelas: bloco da placa de concreto afundado ou removido;
Infiltração e minação de água no pavimento;
Cabeceiras de ponte com abatimento excessivo;



