Livramento deverá ter até final do ano primeiro vestibular para curso de Licenciatura em Letras em 2016

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) quer implantar em Livramento de Nossa Senhora o Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (presencial) como o primeiro de outros que podem ser desenvolvidos em menos de dois anos neste município, inclusive Direito. A iniciativa, que é do departamento DCHT Campus XX, de Brumado, foi apresentada na tarde de sexta-feira (07) na Câmara de Vereadores pelo Ex-Procurador Jurídico da universidade, o professor Eduardo Lessa e por Vívian Meira de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e professora do Campus Verde, Brumado-Ubeb, em reunião que aconteceu no gabinete da presidência da casa legislativa com os vereadores Paulo Lessa e Antônio Luís Rego (Tõe Luiz) e a presença também do coordenador municipal de Cultura, jornalista Yonélio Sayd.

O curso será implantado com a parceria da Prefeitura que deverá promover a contrapartida com a responsabilidade de assumir parte das despesas com a manutenção da estrutura física, banco de dado, planta baixa, salas de aula, setor de informática, biblioteca e administração.

Ainda não há um local definido, mas o presidente da casa legislativa, vereador Paulo Lessa sugeriu encaminhar um documento ao governo do estado solicitando a concessão gratuita do Colégio Estadual Polivalente apenas para o período noturno, já que à noite não há aulas, portanto, sem utilização.   

Isto abre excelente oportunidade para a implantação no futuro de um próprio campus universitário da Uneb, uma vez que Livramento foi escolhido por se localizar em uma região que apresenta crescimento vertiginoso, sobretudo nas áreas comercial e agrícola, com destaque para a fruticultura.

Livramento de Nossa Senhora também é cidade polo de uma microrregião que tem hoje uma população de mais de 129 mil habitantes incluindo também os municípios de Rio de Contas, Paramirim, Dom Basílio, Érico Cardoso, Jussiape, Abaira e Piatã.

“O objetivo é atender a grande demanda o Ensino Superior desta região”, revelou a professora Vívian Meira. Ela informa que após celebração da parceria Uneb e Prefeitura, já será possível realizar o primeiro vestibular  para o curso de Licenciatura em Letras presencial já para 2016.