Em nova reunião na Câmara de Vereadores prefeito garante parceria para implantação de curso acadêmico em Livramento

A implantação do primeiro curso acadêmico de Licenciatura em Letras Vernáculas deu mais um importante passo para ser definitivamente uma realidade em Livramento de Nossa Senhora. Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 12 de agosto, aconteceu uma nova reunião na Câmara de Vereadores, a segunda realizada, desta vez com a confirmação do prefeito Dr. Paulo Azevedo em garantir total apoio e assegurar a contrapartida proposta pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) de ajudar nos custos de sua manutenção onde vai funcionar a unidade educacional de Ensino Superior. O prefeito também participou da reunião em evento o qual estiveram presentes o Bispo da Diocese de Livramento, Dom Armando Bucciol; o secretário de Educação, Professor Tiãozinho (Sebastião Fernandes de Oliveira); secretário de Governo, Webster Meira; Finanças, Maria Rosa; coordenador municipal de Cultura, jornalista Yonélio Sayd; os vereadores  Paulo Lessa, presidente do Legislativo e Antônio Luis Rego, presidente da comissão de Educação da Câmara, Dr. Guto Rodrigues Tanajura, assessor Jurídico e, ainda, Eduardo Lessa, ex-Procurador Jurídico da Uneb, e Vívian Meira de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e professora do Campus Verde, Brumado-Ubeb, além da participação da professora aposentada Maria Edir Moreira.

No encontro ficou acertado que o município vai propor uma cessão de permuta com o governo do estado para utilizar provisoriamente as dependências e instalações físicas do Colégio Polivalente, no período da noite. O curso de letras vernáculas fora de sede será exclusivamente presencial, sob a administração do departamento DCHT Campus XX, de Brumado.

O bispo Dom Armando Bucciol demonstrou imensa satisfação com a proposta de criação do curso acadêmico presencial neste município, assegurando o primeiro passo para implantar um campus ou uma universidade em Livramento, uma luta que a Diocese já trava havia mais de dez anos. Ele revelou que uma grande angústia da juventude livramentense é a falta de opções para a qualificação no mercado de trabalho por falta do ensino Superior no município, já que a obrigação de sair para estudar em outros centros e todas as dificuldades que envolvem esse processo - residir em outra cidade, despesas de manutenção com transporte e alimentação - tudo isto acaba levando o estudante que concluiu seu segundo grau em não encarar a universidade e, quando ocorre, geralmente quer continuar permanecendo nos grandes centros em busca de oportunidade após concluir a formação acadêmica. Bucciol também sugeriu que o curso deveria integrar um consórcio regional com a participação das prefeituras de Piatã, Abaíra, Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Ibipitanga, Rio do Pires e Macaúbas e outros municípios vizinhos interessados que ajudariam na manutenção das despesas com o colégio. A proposta do sacerdote católico foi aprovada e será providenciada uma espécie de convite aos gestores desses municípios.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Lessa, disse que os primeiros encontros para implantar o curso acadêmico neste município são de imensurável relevância já que abre possibilidade  para se criar um campus universitário local, o que irá atender a um dos maiores sonhos do povo livramentense. Revelou que assim que recebeu a informação passada pelo vereador Antônio Luis Rego (Tõe Luiz) que era desejo da Uneb trazer para o município o curso presencial de licenciatura em Letras fora de sede, não vem medindo esforços para isto, inclusive mobilizando as lideranças políticas, a exemplo do prefeito Dr. Paulo Azevedo e seus secretários municipais, além do bispo Dom Armando Bucciol e membros dos segmentos organizados da sociedade, presentes nessas reuniões.     

O advogado Dr. Guto Rodrigues Tanajura disse que no âmbito cultural o município de Livramento estagnou ressaltando que atualmente não têm surgido grandes nomes nas áreas das artes, das ciências e nem da literatura, destacando o próprio professor Eduardo Lessa e Dom Armando como os últimos nomes das décadas recentes.  Para Guto Rodrigues o que pode está ocorrendo é o que o bispo Dom Armando afirmou nesta mesma reunião que havia muito tempo que vem existindo os chamados “talentos desperdiçados”, ou seja, as pessoas talentosas existem mas por alguma razão estão se sentindo desmotivadas.

O Professor Tiãozinho, em sua intervenção, disse que é preocupante a questão da evasão escolar relatando que o número de frequência em salas de aula vem diminuindo assustadoramente. “Não temos problemas com a quantidade e a qualidade de nossos docentes, pois nosso governo municipal investe tanto na melhoria da qualificação do professor quanto na sua valorização profissional e remunerativa. Mas sentimos que há uma redução dos discentes frequentando salas de aula”, disse. O secretário enfatizou que “se continuar assim em um futuro não tão distante haverá professor de sobra e aluno em falta.”   

No final da reunião foi acordada a elaboração de uma agenda positiva e a criação de uma comissão permanente para acompanhar as ações em torno da garantia do espaço onde o curso vai funcionar. Também será encaminhada a documentação ao Governo do Estado/Secretaria Estadual de Educação solicitando a cessão de uso do colégio Polivalente no período da noite e o documento formalizado de parceria entre governo, município e Uneb.     

 

O Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (presencial) é o primeiro de outros que podem ser desenvolvidos em menos de dois anos em Livramento, inclusive o de Direito. O evento será implantado com a parceria da Prefeitura que deverá promover a contrapartida com a manutenção da estrutura física, banco de dado, planta baixa, salas de aula, setor de informática, biblioteca e administração.

Isto abre excelente oportunidade para a implantação no futuro de um próprio campus universitário da Uneb, uma vez que Livramento foi escolhido por se localizar em uma região que apresenta crescimento vertiginoso, sobretudo nas áreas comercial e agrícola, com destaque para a fruticultura. Livramento de Nossa Senhora é cidade polo de uma microrregião que tem hoje uma população de mais de 129 mil habitantes incluindo também os municípios da Bacia do Vale do Paramirim, Sudoeste e Chapada Diamantina.

 

ASCOM

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora