Vacina contra Covid-19 testada em humanos tem resultados 'positivos preliminares'

Uma das primeiras vacinas contra o novo coronavírus testada em humanos teve resultados "positivos preliminares" na fase inicial de ensaios clínicos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela empresa americana de biotecnologia Moderna, detentora da vacina em questão.

Apesar do resultado positivo, os testes foram feitos em um número pequeno de voluntários, segundo o G1. A vacina produziu resposta imune em oito pacientes. Segundo Tal Zaks, diretor médico da Moderna, disse em comunicado que "a fase provisória I, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural".

De acordo com balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 118 vacinas sendo desenvolvidas, no momento, contra a Covid-19. Dentre elas, oito estão em fase clínica - no mesmo ponto que a da Moderna.

A fase 3, segundo a empresa, deve começar em julho. Nela, mais pessoas serão testadas. Na última sexta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que espera uma vacina contra o coronavírus até o final de 2020.

 

Fonte - BN