Secretário de Educação continuando à série de visitas que vem fazendo as escolas municipais do município de Livramento de Nossa Senhora, o senhor Sebastião Fernandes, reuniu-se, no final da tarde dessa segunda-feira, 28/09, com a direção, corpo administrativo e professores do Grupo Escolar D. Pedro II, no bairro Taquari, para falar sobre a situação do ensino no país, e especificamente sobre Livramento, buscando refletir acerca dos problemas causadores de tal situação, que é realmente preocupante.
De forma bastante reflexiva e bem-humorada o secretário fez uma retrospectiva da trajetória educacional nos últimos 20/30 anos, colocando-se no papel de educador nesse período, comparando as condições oferecidas no passado e na atualidade, colocando para os presentes o seguinte questionamento: “Se os recursos tecnológicos estão presentes, os professores muito mais capacitados, merenda, transporte... Por que o ensino na contemporaneidade está cada vez mais deficitário, em estado caótico, muitas vezes, chegando ao ponto de “Não dá mais para ser professor” dada tamanha a indisciplina e a violência dentro das escolas.?” E em consonância com todos os educandos conclui: “FALTA DE FAMÍLIA”, O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR QUE NO PASSADO acontecia de modo contundente, hoje praticamente já não existe mais”.
Falou também sobre a necessidade do trabalho em equipe, unidos em um único propósito: uma educação de qualidade. Segundo o secretário, a secretaria de Educação se coloca como PARCEIRA de todos os profissionais da educação e reitera a intenção de realizar um trabalho ético e justo, onde a única política presente será a POLÍTICA EDUCACIONAL. Reafirmou ainda que a prioridade daquela secretaria em sua gestão é para o “bom profissional”, aquele comprometido com uma educação de qualidade. Se colocou à disposição para receber sugestões e críticas construtivas, dizendo que este é o modo mais democrático e eficiente para a construção de um trabalho que venha produzir bons frutos para a sociedade.
Ao concluir a primeira parte da reunião, recebeu por parte de alguns professores questionamentos, sugestões e por fim solicitação de material didático, necessários para a melhoria e o bom andamento dos trabalhos, onde este prestou alguns esclarecimentos e deixou o compromisso de empenhar todos os seus esforços para atender as solicitações recebidas. Para encerrar sua fala salientou a importância dos três pilares na educação: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE, formando assim cidadãos conscientes.