
Na última sexta-feira (16), o ex-Delegado-Chefe da Polícia Civil da Bahia, Altamirando Alves Rodrigues, recebeu o título de cidadão brumadense. Altamirando que é natural do Distrito de Catolés, município de Abaíra, já recebeu a mesma honraria nos municípios de Salvador e Livramento de Nossa Senhora sendo agora homenageado pelo município de Brumado, onde trabalhou como Delegado Regional de Polícia Civil prestando relevantes serviços e fazendeo muitos amigos. Confira na íntegra o belíssimo discurso do homenageado.
Exmº Sr. RENATO SANTOS TEIXEIRA, Presidente da Câmara de vereadores de BRUMADO e presidindo esta SESSÃO Especial de Homenagem.
Ilustríssima Senhora EDILSA MARIA TEIXEIRA do ESPÍRITO SANTO, 2ª Secretária da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, bondosamente responsável pela minha estada aqui e agora.
Aos demais Agentes Políticos e Públicos, que fazem jus ao tratamento Honorífico peço dispensa de os mencionar e permissão para me dirigir diretamente às senhoras e senhores presentes no recinto.
Contudo, abro parêntese neste preâmbulo para cumprimentos e agradecimentos indispensáveis.
Cumprimentar o Dr. Antônio Fernando Barbosa Caires, Chefe de Gabinete do Senhor Presidente do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Dr. Francisco de Souza Andrade Netto, e aqui oficialmente representando Sua Excelência.
Dr. Ivan Meira de Castro Gomes, médico, que no ensejo da implantação da Representação Regional do CREMEB em Brumado, por meio da Delegacia de Ética Médica, sob a mediação do conselheiro Dr. Antônio Carlos Caires Araújo, foi eleito por aclamação de seus colegas, o seu primeiro Delegado. Aliás, em se tratando de ética médica, com fulcro na nossa convivência profissional, posso falar de cátedra. Eu o considero, Dr. Ivan, fidelíssimo cumpridor do juramento de Hipócrates.
Cumprimentar, também, com a mesma deferência, ao Dr. Anildo Ferreira da Silva, advogado, ambos meus amigos há décadas, salientando que, os dois foram esteios fundamentais na nossa equipe de trabalho, zelosos que são no exercício dos seus múnus. E o profissionalismo de Dr. Anildo, acredito, deve ter enriquecido o seu currículo para se tornar cidadão brumadense.
Meus sobrinhos Dr. Drª Luane Rodrigues Bonfim, Promotora de Justiça do Estado do Mato Grosso, cujo sobrenome Bonfim é de seu pai Ernane Bomfim que serviu ao Banco do Brasil em Brumado.
Murilo Novaes, contabilista militante em Brumado, com passagem pela Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM em Vitória da Conquista, especialista na Contabilidade Pública.
Minha madrasta Adalgisa Silva, que inobstante 95 anos na cronologia natalícia, nos prestigia com a sua presença ativa e alegre.
À cunhada e comadre Tenente-Coronel RR, Cleise Delfino da Costa;
Cumprimentar na mesma dimensão, o vereador José Roberto Caires de Souza, vice-presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, a quem sou extensa e profundamente agradecido pela indicação que me tornou Cidadão Livramentense.
Cumprimentar todos os meus amigos, alguns que comporiam a Lista sugerida pelo Cantor Osvaldo Montenegro, porque os vi há 10, 20 e até 30 anos atrás.
Gostaria de citar os seus nomes, mas, demandaria tempo além dos 3 (três) minutos estabelecidos pela presidência da Mesa.
Cumprimentar o ex-prefeito de Brumado Agamenon Lima de Santana. Como dizem meus conterrâneos montanheses de Catolés de cima, homem de natureza boa. E o homem de natureza boa sofre menos, vive e conquista mais.
Agradecer aos colegas da Polícia Civil, comandados pelo Diretor da Diretoria Regional Sul/Sudoeste, Delegado, Dr. Roberto Júnior representando Drª Eloisa Campos de Brito Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia e Drª Rogéria Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior, DEPIN.
Agradecer ao amigo, jornalista Yonérlio de Almeida Said, que muito colabora para a publicação de minhas crônicas no seu Portal de Notícias.
Agradecer a amiga, Cássia Bonfim, criatura boníssima que conheci quando os alunos da Escola Cirandinha incluindo ela e minha filha Mônica receberam a primeira eucaristia sob a celebração do Monsenhor Fagundes. Cássia é altruísta na acepção da palavra e serve ao próximo como missão recebida do Pai Celestial.
Agradecer, também, a Edinalva Assis que intermedia a minha permanente interação com Brumado.
Minha gratidão ao Dr. Francisco de Souza Andrade Netto, ex-secretário de Segurança Pública e Presidente do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, pelo 5º mandato, é vitalícia.
Dr. Francisco é uma das pessoas que me deram a mão forte para a minha travessia com conquistas e vitórias. E sua generosidade se traduz na mensagem abaixo transcrita, endereçada a sua Excelência o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Brumado.
“Estimado amigo Altamirando,
Meus parabéns pela justa homenagem que lhe presta Brumado, fazendo-o filho de coração da cidade com o Título Honorífico de Cidadão Brumadense. Esse é mais um ato de reconhecimento pelo seu trabalho de profissional de polícia, que sempre exerceu com dignidade e honradez em todos os lugares por onde passou e como exemplar Delegado-Chefe da nossa Polícia Civil. Como seu amigo, lhe sou muito reconhecido por sua fidelidade e pela colaboração com que me tem distinguido ao longo de todo esse tempo de nossa convivência. Um forte abraço”
FRANCISCO DE SOUZA ANDRADE NETTO
Presidente Do Tribunal de Contas dos Municípios-BA
Parafraseando o escritor colombiano, GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ, “Eu não vim fazer um discurso”, e nem criarei narrativa.
Com humildade e desnudo de jactância, exporei fatos que permearam a minha trajetória, entremeada de erros e acertos, mas, gigantesca nas conquistas e vitórias.
Em assim sendo, peço paciência a quem me ouvirá, porque erros e acertos ocorreram em Brumado. Razão por que, ao brumadense eu devo satisfação, dado a deferência que sempre me dispensou, julguei-me no dever de a ele dar satisfação e esta seria a melhor oportunidade e o Fórum ideal.
Contudo, diante dos 3 (três) minutos que me permitiu a direção da Câmara, farei recortes ao máximo, mas, certas realidades não se devem recortar.
Documentos desta Câmara registram as justíssimas homenagens prestadas aos ex-vereadores: Sinval de Souza Neves e Ester Trindade Serra. Ao primeiro, nominando o seu Edifício: CASA LEGISLATIVA Vereador Sinval Neves e à segunda, nominando o Salão Nobre da Casa, ESTER TRINDADE SERRA.
A adequação do Edifício para o funcionamento da Casa Legislativa sérvio de padrão para alguns detalhes na construção do Prédio da Câmara Municipal de Itapetinga. Na data em que o presidente daquela Câmara e ex-prefeito de Itapetinga, Zildo Carvalho de Oliveira veio a Brumado observá-lo, fui convidado para lhe fazer companhia. Mas, por incompatibilidade de agenda, com muito pesar, abdiquei do convite, porquanto estar em Brumado para mim, é deleitar.
Sinval Neves e D. Ester foram estrelas que brilharam na constelação dos grandes vultos que passaram pela casa e já nos deixaram: Exupério Pinheiro Canguçú, seu primeiro presidente, o combativo Paulo Chaves que emprestou seu nome ao espaço Tribuna Livre, Osmar de Souza Moura, Edilson Santos Teixeira, Didiu, outros, incluindo a sua primeira vereadora, Pedrina Rizério de Carvalho, recém-falecida.
Em conversa aleatória, ouvi da interlocutora, uma useira repetitiva do já bolourado clichê EMPODERAMENTO, que D. Ester, EMPONDEROU a mulher no Legislativo Municipal de Brumado. Retoriquei, dizendo que, proativa como era, sua atuação foi efetivamente de verdadeira protagonista.
Considero que as ex-vereadoras, saliente-se, tetras, a mesma D. Ester Trindade e Olindina Reis, e em exercício, Lia Teixeira, a medir pela reeleição de todas, as duas primeiras foram e Lia Teixeira é, verdadeiras protagonistas, partindo da premissa de que, quem se reelege é porque soube verear. E saber verear é protagonizar.
Somente coadjuvação, acredito, não levaria a Drª Heloisa Campos de Brito à Chefia da Polícia Civil da Bahia, Drª Rogéria Araújo de Souza à direção do Departamento de Polícia do Interior – DEPIN, Major Leila Gonçalves subcomandante do 24º BPM, a hoje Tenente Coronel da Reserva Remunerada Cleise Delfino da Costa ao Comando da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, Dra. Ellen Mara Pierote à titularidade do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher - NEAM, Dra. Ingrid Freire à presidência da 21ª Subseção da OAB/Ba, Brumado etc.
A mais recente conquista da mulher sudoestina da Bahia, precisamente, Livramento de Nossa Senhora, foi a cadeira de Ministra substituta do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, pela Dra. Vera Lúcia Santana Araújo, cuja mãe, Rosália Celestino Araújo foi minha professora de português no Ginásio de Livramento e o português que me ensinou, suficiente para me tornar um dos melhores alunos dos cursos 1º ano clássico no Colégio Goes Calmon e 2º e 3º pedagógico no ICEIA – Instituto de Educação Isaias Alves. E o pai, Joaquim Lino Araújo dividia sua residência entre Livramento e Brumado, onde passava mais tempo, por força de sua atividade garimpeira.
Sem dúvida, antecedeu a assunção aos cargos, protagonismo na atividade que laboravam.
A mulher de hoje ocupa em todos os ambientes, posição de autêntico protagonismo, incluindo na Construção Civil, atividade predominantemente masculina.
Por conseguinte, chega-se à conclusão de que, a mulher COADJUVANTE, a mulher AMÉLIA de ATAULFO ALVES e MÁRIO LEGO, ficou no ano de 1942, do século XX.
MINHA VIDA EM BRUMADO
Comecei em abril de 1978, como Delegado Regional de Polícia, com as Delegacias Regional e Municipal instaladas à Rua Teodoro Sampaio, nº 42, abro aspas “numa casa muito engraçada”, fecho aspas. Não tinha telefone, não tinha mesa, não tinha cadeira, não tinha banheiro, não tinha nada.
Em fevereiro de 1987 fui removido para Euclides da Cunha.
Atualmente as Delegacias estão instalada na Unidade Operacional de Segurança Pública - Altamirando Alves Rodrigues – Homenagem da Comunidade Brumadense Pelos Relevantes Serviços Prestados.
Estar aqui em locução com os senhores, é fruto da MAGNANIMIDADE da vereadora, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santos, Lia Teixeira,
Para indicar meu nome, Lia, certamente V.S ª aliou à sua generosidade, a minha estrutura familiar caracteristicamente cidadã, que muito influenciou positivamente no processo para a formação da minha identidade, aquisição de conhecimentos técnicos, desempenho profissional e vivência social.
Em relação ao desempenho profissional, considerando a afinidade com o cerne desta Sessão Especial de Homenagem, reproduzi e destaco a matéria abaixo, publicada em 07 de junho de 2001, pelo jornal Tribuna da Bahia.
TÍTULO
Mesmo com as águas afastando-se do “leito” da Secretaria de Segurança Pública, que teve sua imagem desgastada diante da violência policial nas últimas manifestações no centro, um dos integrantes da instituição vai ser homenageado pela Câmara. O delegado-chefe, Altamirando Rodrigues receberá o Título de “Cidadão de Salvador” proposto pelo vereador José Raimundo, líder do PL na casa, e aprovado inclusive por integrantes da oposição. Abro aspas “Zé Raimundo nos convenceu da retidão e da competência profissional do delegado” fecho aspas, revelou um dos oposicionistas.
Para a execução dos encargos do cargo de Delegado Regional de Polícia, diante da precariedade estatal no tripé de sustentação da Segurança Pública: comunicação, mobilidade e contingente humano, recorria ao Poder Público Municipal, cuja cessão do recurso era de absoluta liberalidade do administrador. Diferente de hoje, em que a cooperação entre os Poderes Públicos é formal, por meio do Termo próprio, obedecendo a rigorosa prescrição da Lei Complementar Nº 101, de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal.
A minha passagem alcançou as administrações dos prefeitos Agamenon Lima de Santana e Juraci Pires Gomes. Ressalto, os dois sempre receptivos às nossas solicitações, intermediadas, respectivamente, pelos secretários Érico Lima e Miguel Lima Dias.
A casa muito engraçada era patrimônio da Prefeito que também, custeava a despesa com alimentação de custodiados. Chegou a um estágio em que o ordenador municipal, sem rubrica, não tinha como justificar essa despesa com os detentos, suspendendo a atividade, forçando o Estado a assumi-la. Foi um momento preocupante, tempestuoso mesmo. Contudo, a calmaria veio com uma PARCERIA que firmamos, cuja PARCEIRA, criatura humana insólita, Zélia de dona Geni, mesmo sabendo da impontualidade temporária do Estado para o pagamento de suas despesas, não só contratou o fornecimento da alimentação para os custodiados, bem como, alugou imóvel de sua propriedade em muito melhores condições para o funcionamento das Delegacias.
Salientando com a cor escarlate, a minha vida em Brumado, CONFESSO, foram os melhores anos que vivi. Até parece que o cantor Roberto Carlos escreveu por mim na sua canção Belas Tardes de Domingo, “Velhos Tempos, Belos Dias. E rimando, complemento: eu era feliz e sabia.
Honrado, contente, com o peito transbordando de alegria e como dizia São Francisco, interiormente sereno, deixo esta casa, na certeza de que, meus deveres com os meus concidadãos brumadenses, são agora, não só de fato, como sempre considerei, mas, também, de direito.
Peço desculpa pela minha extensa locução e a finalizo salientando a implacabilidade da lei da mente, como disse o Príncipe Buda, no tocante ao que você acredita. O Diploma que me foi entregue, é prova que ajusta perfeitamente ao pensamento dele. Para ser cidadão brumadense, eu pensei, acreditei e sempre senti viver esse momento sublime. Razão por que, reitero minha profunda e incomensurável gratidão à vereadora Lia Teixeira, pela sua generosidade em indicar meu nome para receber a honraria, e na mesma dimensão aos demais edis que a aprovaram, destacando a supervisão e chancelas da Mesa Diretora, sob a Presidência do digníssimo vereador, Renato Santos Teixeira, na tramitação da matéria, no rigor regimental. E se possível fosse, teria mandado acrescentar à belíssima e perfumada decoração deste recinto, ramalhetes de rena. Mas, na minha fantasia até En-Gedi nas vizinhanças do Mar Morto a procurei e não encontrei.
Muito agradeço a todos que se encontram presencialmente, neste recinto, assim como os que assistem remotamente este ato solene, nesta noite que já caminha plácida para os primeiros instantes do dia 17, sábado, guardado por Jesus Cristo e seus Discípulos como dia santo, dia em que Ele descansou.
Mando fortíssimo abraço aos meus, agora amados conterrâneos brumadenses.
E para o bondoso Deus, que até aqui nos conduziu: toda honra, triunfo e glória. Dai-nos Senhor, a garça Divina da Justiça e da concórdia.