CAP PM Wagner Barbosa da Rocha assumiu Comando da 46ª CIPM

O CAP PM Wagner Barbosa da Rocha assumiu na manhã desta terça-feira (21) o Comando da 46ª CIPM, com sede no município de Livramento de Nossa Senhora. A solenidade de passagem de Comando foi realizada no Centro Diocesano, sob a presidência do Cel PM Ivanildo da Silva, Comandante do Policiamento da região sudoeste, com sede em Vitória da Conquista. O novo Comandante sucedeu a Major PM Cleise Delfino da Costa, que foi para reserva remunerada desde o dia 10/07/2021. Major Cleise, foi a primeira oficial da 46ª CIPM bem como sua primeira Comandante, entrou também para a história da Polícia Militar da Bahia ao ser a primeira mulher a Comandar uma Unidade Operacional no sudoeste.

Prestigiaram a solenidade as seguintes autoridades: Dr . Fábio Marx Saramago, Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Livramento, Dr. Antônio Cláudio Pereira Oliveira, Delegado da Polícia Civil da DT de Livramento, Delegado Fábio da Silva Lago, Delegado da Polícia Civil de Rio de Contas, CAP PM Cruz,  Subcomandante da 46 CIPM, Major Leila, Comandante da CIPM de Brumado, oficiais e praças da Polícia Militar da Bahia, Guto Rodrigues Tanajura, Delegado da 21ª Subseção da OAB/Brumado e Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, número 93, Artur Fernando Tanajura de Cássia, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Janio Soares, Controlador-geral do município de Livramento de Nossa Senhora, além de convidados.

CAP PM Wagner Barbosa da Rocha assumiu Comando da 46ª CIPM

Aeroporto de Guanambi inicia atividades com voos comerciais

Durante viagem à cidade de  Guanambi, no Sertão Produtivo, nesta segunda-feira (20), o governador Rui Costa se reuniu com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para tratar de propostas e ações voltadas ao crescimento econômico da região. Na ocasião, o governador acompanhou a chegada do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que partiu do aeroporto de Confins (MG) com destino a Guanambi. A partir de agora, serão quatro voos semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. 

“A reunião foi positiva. Discutimos a questão da saúde. Já definimos para a semana que vem uma reunião com os secretários e prefeitos para vocacionar cada hospital municipal, para montar uma rede regional de atendimento, junto com o Hospital Regional de Guanambi. Também discutimos os projetos na área de apoio à agricultura familiar, como o Bahia Produtiva, e os serviços de infraestrutura, pavimentação de estradas e acessos às cidades. Vamos trabalhar juntos para acelerar a melhoria da vida das pessoas”, afirmou o governador.

Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos de Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas Do Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Rui destacou que o voo “é um sonho que se torna realidade. Hoje é um dia histórico. Ao todo, foram R$ 17 milhões investidos para requalificação do terminal e retirada de obstáculos. É um primeiro passo. Espero que nossos estudos de demanda se confirmem ao longo dos meses. Eu aposto muito na demanda desta região”, disse Rui.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destacou os incentivos oferecidos pelo Estado no setor de aviação. “Esse voo só é possível graças ao investimento que o Governo do Estado fez para dar ao Aeroporto de Guanambi as condições técnicas de receber voos. Além disso, a política que o Estado tem de incentivo à aviação para o interior com a diminuição do ICMS sobre querosene de aviação é o que ajuda a impulsionar a expansão da oferta de voos”, disse.

De acordo com a gestão, depois que o governo reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene usado na aviação, as empresas áreas estão investindo na implantação de novos voos e retomada de linhas que estavam desativadas na Bahia. A Azul já havia anunciado para outubro a retomada dos voos para Lençóis, na Chapada Diamantina, duas vezes por semana. Em dezembro, a empresa vai retomar também os voos para o município de Paulo Afonso, na região norte, mas ainda não anunciou detalhes da operação.

Também durante a visita, o governador entregou a requalificação do trecho de 10,2 quilômetros da BA-612, no entroncamento com a BR-030 e o acesso ao distrito de Mutãs, e anunciou mais R$ 35 milhões em investimentos para a região. Ele assinou ordens de serviço para a implantação de uma nova maternidade no Hospital Regional de Guanambi e de um Centro de Parto Natural (CPN), além da modernização de colégios estaduais e ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar.


Mais de 70% consideram que governo tem responsabilidade por inflação e desemprego

Praticamente sete em cada dez brasileiros consideram que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem muita ou um pouco de responsabilidade pela alta da inflação e o desemprego no país, segundo pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro.

Em agosto, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) alcançou a maior taxa para agosto (0,87%) em 21 anos e chegou a 9,68% no acumulado de 12 meses.

O desemprego estava em 14,1% no segundo trimestre deste ano, acima do registrado no mesmo período de 2020 (13,3%). O país tem 14,4 milhões de desempregados.

Para 41% dos entrevistados, o governo Bolsonaro tem muita responsabilidade pela inflação. Para 34%, um pouco de responsabilidade. Outros 23% isentam a atual gestão pelo problema.

O percentual é alto mesmo entre os que classificam a gestão como ótima/boa: 30% deles têm a avaliação de que o governo tem muita responsabilidade e 45% que tem um pouco de responsabilidade pela inflação, totalizando os mesmos 75% da média dos entrevistados.

Evangélicos, grupo no qual Bolsonaro tem percentual maior de aprovação ao governo, somam 77%, mas com percentual mais alto dos que apontam um pouco de responsabilidade (41%) do que a média.

A responsabilização é maior entre pessoas com ensino superior (84%), com renda superior a dez mínimos (81%) e assalariados registrados (82%).

Desemprego

Na questão do desemprego, os percentuais são de 39% (muita responsabilidade pelo problema), 32% (um pouco) e 27% (nenhuma responsabilidade).

Nesse tema, o governo se sai melhor entre os que classificam a gestão como ótima/boa do que na questão da inflação: apenas 19% avaliam que o governo tem muita responsabilidade e 39% que tem um pouco, totalizando 57%, abaixo da média geral (71%).

Expectativa para os próximos meses

O Datafolha também perguntou se a inflação e o desemprego vão cair nos próximos meses.

A expectativa de aumento do índice de preços oscilou de 68% na pesquisa de julho para 69% em setembro. Em março, chegou a 77%. Para 12%, a inflação vai cair. Eram 8% em julho.

Quanto menor a renda, maior o percentual dos que esperam aumento da inflação. O índice fica em torno de 70% na faixa até cinco salários mínimos e em 61% naquela acima de dez mínimos, por exemplo.

Em relação ao grau de instrução, no entanto, as pessoas com ensino superior estão mais pessimistas que aquelas com fundamental, respectivamente, 74% e 65% (esperam alta da inflação).

Dados do Ipea mostram que a inflação está pesando mais no orçamento das famílias de menor renda, o que corrobora a percepção dos entrevistados.

A expectativa de aumento do desemprego oscilou de 52% na pesquisa de julho para 54% em setembro. Em março, chegou a 79%. Para 19%, o desemprego vai cair. Eram 18% em julho.

O receio quanto ao desemprego fica em 56% na faixa até dois salários mínimos e em 43% naquela com renda acima de dez mínimos.

Apesar de a alta da inflação ser um fenômeno mundial, no Brasil o índice de preços teve um impulso adicional por conta de um cenário econômico e político conturbado que tem se refletido na taxa de câmbio.

Na avaliação do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), por exemplo, a crise política criada pelo governo federal impede que o Banco Central tenha sucesso no combate à inflação.

Em agosto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que ruídos envolvendo questões domésticas têm afetado as projeções de crescimento e as expectativas de inflação. Para ele, o governo tem de passar uma mensagem responsável sobre qual será a trajetória fiscal daqui para a frente.


Datafolha mostra que 67% da população reduziu consumo de carne e 47%, o de pão

Pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro mostra que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum item alimentício desde o início do ano, com destaque para carne de boi, refrigerantes e sucos e laticínios. No sentido contrário, cresceu o consumo de ovo como proteína substituta.

De acordo com o levantamento, 67% cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos e 46% o de leite, queijo e iogurte. Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% de redução.
Outros itens básicos, como arroz, feijão e macarrão, estão sendo menos consumidos por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente.

O consumo de frango, porco e outros tipos de carne e do grupo frutas, legumes e verduras também teve queda relevante. Nesses casos, no entanto, também se destaca o percentual de entrevistados que disse ter aumentado a compra desses itens (ver tabela neste texto). Isso pode indicar uma substituição de itens da cesta básica.

Esse fenômeno é percebido melhor na questão dos ovos: 50% das pessoas aumentaram o consumo do produto e 20% reduziram.

O índice de inflação ao consumidor em 12 meses está próximo de 10%, mas a alta da alimentação em domicílio chega a 17%, com destaque para produtos como arroz (33%), carnes (31%), ovos (14%) e leites e derivados (12%).

De acordo com a pesquisa Datafolha, não há grande diferença entre o percentual de pessoas com redução no consumo de itens alimentícios na abertura por idade ou escolaridade, todos com percentual em torno da média de 85%.

Por faixa de renda, os percentuais são altos mesmo nas famílias com renda acima de dez salários mínimos: 67% relatam ter cortado algum desses produtos. Na faixa até dois salários, são 88%.

Por ocupação, destacam-se abaixo da média os empresários (67%).

O percentual fica em 75% no Sul e 89% no Nordeste. Há diferenças também entre homens (82%) e mulheres (87%); pretos (91%) e brancos (82%); pessoas que avaliam o governo positivamente (73%) e negativamente (89%).

A perda de renda causada pelo aumento do desemprego na pandemia também pressiona o poder de compra dos mais pobres.

Há 19 milhões de brasileiros em situação de fome no Brasil, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que são 9 milhões de pessoas a mais nessa condição.


Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até  às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão.

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular. Apenas no Nordeste, a estação e sinônimo de tempo seco e de muito calor. Você já ouviu falar do b-r-ó bró do Piauí? Essa é uma expressão típica da primavera por lá.

A primavera também é uma época de menos chuva, e até poderíamos dizer do período de seca, do norte da Região Norte do Brasil , em áreas como Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas.

Primavera com La Niña

Mas a primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento na La Niña, o que vai proporcionar um aumento da chuva sobre a Região Norte. O excesso de precipitação no último período úmido sobre o Norte do Brasil resultou no novo recorde histórico do nível do rio Negro, em Manaus.

Depois de ter predominado no verão 2020/2021, o fenômeno La Niña retorna nesta primavera desta vez na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022. 

Temperatura

No maior parte da estação teremos temperaturas médias mensais dentro e acima da media normal em praticamente todo o país. É possível a ocorrência de nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera de 2020, quando várias regiões do país bateram recordes históricos de calor. 

O aumento da chuva em novembro vai fazer com que grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil fiquem menos quente neste mês.

Chuva

Desde o início de setembro, as pancadas de chuva retornaram sobre a várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país,  mas de forma irregular. As precipitações mais frequentes e volumosas durante o mês de setembro devem ser observadas no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas.

Outubro e também novembro devem ser dois meses com o aumento da frequência e do volume de chuva sobre o Sudeste, Centro-Oeste e principalmente o sobre o Norte do Brasil. 

 


Primavera chega com muito calor e baixa umidade

A primavera no hemisfério sul tem início às 16:21 desta terça-feira (22) e no município de Livramento de Nossa Senhora traz altas temperaturas e baixa umidade. Nos próximos 15 dias a temperatura varia de 33º a 39ºC e a umidade de 18 a 21%. Neste período não há previsão de chuva. A estação das flores vai até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão e aumenta a possibilidade de chuvas em Livramento e região. 


Emissão de licença para caçadores aumenta mais de 200% no governo Bolsonaro

A emissão de licenças para caçadores explodiu durante o governo Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com levantamento do G1 em parceria com o Fantástico, de janeiro de 2019 a agosto de 2021, o Exército concedeu 193.539 certificados de registro (CRs) para caçadores no Brasil. É um aumento de 243% em relação aos 56.400 emitidos entre 2016 e 2018.

A caça é proibida no Brasil. A única exceção é o javali, que desde 2013, a legislação autoriza o manejo do animal - ou seja, o abate para evitar que se reproduza de forma descontrolada, contamine rebanhos de porcos e destrua plantações, desde que o animal não sofra maus-tratos.

De acordo com a reportagem, pessoas estão usando o manejo do javali como pretexto para se armar e praticar a caça esportiva, o que é proibido. Hoje existem cerca de 250 mil caçadores legalizados no país. Como só o manejo do javali é autorizado, todas essas pessoas só têm permissão para abater este animal.

Apesar do aumento das licenças para caçadores, o número de javalis só aumenta no país. Em 2016, o animal estava em 563 municípios brasileiros, segundo levantamento do Ibama. Em 2019, o número quase triplicou. Os animais apareceram em 1.536 municípios.

Ainda segundo a reportagem, o ritmo de expansão do javali no Brasil é bem maior que o registrado em países vizinhos. É 11 vezes maior que o do Uruguai, por exemplo, por onde a espécie foi introduzida no país.


TJ-BA: Voluntários tem até quinta para se inscreverem na Semana Nacional de Conciliação

Proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a XVI Semana Nacional de Conciliação (SNC), irá acontecer entreos dias oito de 12 de novembro em todo o Brasiç com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Na Bahia, o Tribunal de Justiça (TJ-BA) já abriu inscrições para mediadores certificados e em formação que desejem atuar como voluntários no projeto. 
De acordo com o TJ, até o dia 23 de setembro, próxima quinta-feira,  o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos mantém disponível o formulário de inscrição para mediadores certificados e em formação, que desejam atuar voluntariamente durante a Semana 2021. Segundo o Poder Judiciário, os selecionados receberão Certificado de Participação, após o encerramento do período de trabalho.

Já as partes interessadas ou seus representantes legais,  também já podem inscrever os seus processos para participarem da Semana Nacional de Conciliação 2021, através do formulário de adesão. As inscrições de processos iniciaram no dia 13/09 e podem ser realizadas até 15 de outubro. 

Os projetos inscritos serão selecionados até 22 de outubro e as intimações para as audiências de conciliação devem ocorrer, prioritariamente e preferencialmente, através de aplicativo de mensagem instantânea ou telefone. Por conta da pandemia, a XVI edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada de forma híbrida (virtual e presencial), ocorrendo o atendimento presencial apenas se constatadas condições sanitárias que o viabilizem. Durante a semana, serão priorizadas as audiências de conciliação.


Mais de 4 mil livramentenses estão com títulos eleitorais cancelados

Quem não votou nem justificou a ausência por três eleições seguidas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral está com o título cancelado. Em Livramento de Nossa Senhora, 4.173 eleitores estão nessa situação, por não terem feito biometria. Na mesma situação, estão as cidades vizinhas, Rio de Contas, 1.724 eleitores com títulos cancelados, Jussiape 787 e Dom Basílio 638. 

A Bahia ainda contabiliza pouco mais de 1.6 milhão de eleitores com títulos cancelados e cerca de 30 mil com os documentos suspensos. Em um mês, entre 5 de maio e o último dia 6 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou apenas 987 regularizações de títulos, passando o número de documentos cancelados de 1.637.999 para 1.637.012.

No mesmo período, apenas 17 eleitores resolveram pendências com títulos suspensos, número que passou de 29.285 para 29.268 no total. O TRE-BA lembra que eleitores com títulos cancelados ou suspensos devem regularizar a situação perante à Justiça Eleitoral e que, por conta da pandemia, o serviço está funcionando de forma online.

A chefe da Seção de Regularização de Situação de Eleitor (SERSE), Dumara Braga Carneiro, ressalta a importância de regularizar a situação eleitoral e explica o que caracteriza cada caso e como resolver. 

Cancelamento 

O título é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. 

A chefe da SERSE informa ainda que o título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município. 

Efeitos do cancelamento 

A ausência de regularização da situação eleitoral acarretará o cancelamento automático da inscrição. Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo. 

Quanto aos cidadãos que não votaram e não justificaram a ausência nos dois turnos das Eleições 2020, a servidora lembra que, por conta do agravamento da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as consequências, previstas pelo art. 7º do Código Eleitoral – Lei nº 4.737/1965, para esses casos. “A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução nº 23.615/2020, do TSE, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus”, diz a ResoluçãoNº23.637/2021, do TSE. 

Conforme a mesma resolução, “findo o prazo de suspensão, o eleitor que não houver justificado sua ausência nas Eleições 2020 deverá pagar a respectiva multa ou requerer sua isenção ao juiz eleitoral, salvo na hipótese de aprovação, pelo Congresso Nacional, de anistia dos débitos correspondentes”. 

Por isso mesmo, Dumara faz uma ressalva: “Isso não quer dizer que não será preciso quitar o débito, em momento futuro. É importante registrar que a suspensão é uma medida temporária, adotada pelo TSE, dianteda situaçãoque o país está atravessando em meioà grave pandemia da Covid-19”, completou. 

Regularização 

Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. O eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco. 

A validação do pagamento da multa é feita de maneira automática pelo banco de dados do Eleitoral, porém apenas a quitação do débito não configura a regularização da situação. É preciso preencher os dados no Título Net e encaminhar a documentação exigida. 

Vale salientar, que devido à pandemia, os eleitores de Livramento de Nossa Senhora, Jussiape, Rio de Contas e Dom Basílio, que estão com títulos cancelados devido o não cadastramento biométrico, devem aguardar comunicado do Cartório Eleitoral de quando os atendimentos presenciais retornarão. 

Quando acontece a suspensão 

A suspensão do título acontece quando o eleitor tem seus direitos políticos suspensos, explica Dumara Carneiro. A chefe da SERSE elenca casos em que isso pode acontecer: 

- condenação criminal eleitoral transitada em julgado; 

- sentença transitada em julgado nos casos de condenação criminal ou improbidade administrativa; 

- recusa de cumprimento de obrigação a todos imposta ou prestação alternativa (convocação para o Tribunal do Júri, por exemplo); 

- não alistamento no serviço militar obrigatório; 

- manifestação de preferência do eleitor pelo exercício do direito de voto em Portugal, com base no Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses. 

Quando o título suspenso é regularizado 

Em casos como esses, o título é suspenso e volta a ser regularizado com o restabelecimento dos direitos políticos quando o eleitor apresentar, ao cartório eleitoral em que é registrado ou para o qual deseja transferir sua inscrição, documento comprobatório do encerramento dos motivos que ensejaram a suspensão, por exemplo: nas situações de condenação criminal a comprovação de extinção de punibilidade, o certificado de reservista demonstrando o fim da prestação do serviço militar obrigatório, comunicação do Ministério da Justiça sobre a reaquisição dos direitos políticos para aquele eleitor que optou pelo exercício do direito de voto em Portugal, com base no Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses. 

No que se refere aos presos provisórios e aos adolescentes internados, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito de voto, uma vez que se encontram em pleno gozo de seus direitos políticos por não possuírem condenação criminal transitada em julgado. 

Nos casos de suspensão e de cancelamento, o número do documento é mantido. A única exceção, explica a servidora, envolve casos de eleitores com títulos cancelados que possuem irregularidades na prestação de contas. Ao restabelecer a inscrição, é gerado um novo número. “Isso assegura ao cidadão que está privado do direito de concorrer a cargo eletivo a possibilidade de exercer o direito de votar”, diz Dumara Carneiro. 


Livramento: Descarga de água da Barragem Luis Vieira nesta sexta e sábado deve interditar acesso à cachoeira e demais locais usados por banhistas

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou descarga complementar de água da barragem Luis Vieira, com início nesta sexta-feira (17) às 12:00 horas e término no sábado (18) ao meio dia. Nestas 24 horas, o volume da descarga deve atingir 488.984 m³, o que coloca em alerta banhistas, trabalhadores e turistas que usam a cachoeira, poço preto e demais locais para lazer e outras atividades, sobretudo no final de semana. A ANA autorizou o DNOCS interditar o acesso de carros e pedestres a região da Cachoeira do Brumado, Poço Preto e à captação do Perímetro de Irrigação durante o período da descarga, até às 18 horas de sábado (18), medida que certamente evitará acidentes. A referida descarga complemetar perfaz o volume de 1,1 milhão de m³ liberados para atender usos pelos ribeirinhos de Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio nas águas do Rio Brumado, pois na semana passada, dias 10 e 11/09, já houve uma descarga de aproximadamente 580.000 m³. A descarga é polêmica, pois gera enorme insatisfação dos irrigantes do Brumado, vez que temem pela rápida baixa do volume da barragem Luis Vieira que neste ano atingiu o volume de 80 milhões de m³, mas nesta sexta-feira conta com 63 milhões de m³, o que representa 63,47% de sua capacidade. Os irrigantes, temem pela volta da seca prolongada, que atingiu a região de 2012 a 2020, por isso, o uso racional da água contida no reservatório deve ser observado com máxima cautela pela ANA, para evitar desperdícios do bem precioso que pode fazer muita falta num futuro breve.


REVERÊNCIA A UMA BRAVA

Acessando hoje ao convite da Polícia Militar da Bahia para a Solenidade de Passagem de Comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar – Livramento de Nossa Senhora, da MAJ PM CLEISE DELFINO DA COSTA para o CAP PM WAGNER BARBOSA DA ROCHA, no dia 21 de Setembro 21, (terça-feira), às 9h30min, conversei com a Major PM Cleise ,  minha cunhada, comadre e amiga especial, e conclui que, o momento não simbolizará a simples passagem do comando de quem o ocupava, a Major PM Cleise Delfino da Costa para quem passará a ocupá-lo, Capitão PM Wagner Barbosa da Rocha. O Ato marcará, também, o histórico encerramento de um ciclo de labor iniciado no ano de 1995, em que, a concursada Cleise Delfino da Costa assumiu as atividades de Soldado PM na Polícia Militar da Bahia e encerrou no dia 10 do mês julho passado, com a publicação no DOE da sua passagem, a pedido, à situação de inatividade, mediante transferência para a reserva remunerada.
Com dedicação e devoção às finalidades precípuas da Polícia Militar, com o proposto na mente de alcançar Postos mais altos na Corporação, ciente consciente do sentimento de deveres, da dignidade policial militar e o decoro da classe, trilhou na conduta moral e profissional irreparáveis, tanto durante o serviço e fora dele, com preceitos da ética policial militar, proativa e por consequência com  excelente  produtividade, o rigoroso cumprimento do compromisso de honra solenemente prestado no ensejo de sua investidura, aliados ao seu grau de escolaridade, incluindo a aprovação no vestibular aplicado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia,  a credenciaram para o Curso de Formação de Oficiais.
Após diplomada pela Academia da Polícia Militar, foi nomeada e empossada para o Quadro de Tenente PM, e por opção, designada para servir à 46ª CIA Independente em Livramento de Nossa Senhora.
O seu viver em Livramento, engrandeceu: a Segurança Pública, a Polícia Militar da Bahia e principalmente a família de Maricélio Silva Rodrigues, seu esposo. Tanto que, é madrinha de alguns sobrinhos, incluindo meu filho João Filipe, e orientadora para quem com ela procura se aconselhar.
Numa comemoração da ida para a inatividade, de um servidor Policial Militar, ouvi de um colega presente dirigidas ao new inativo, as seguintes palavras, atribuída a sua primeira pronúncia a Antoine de Saint-Exupéry, o mesmo que escreveu ter a raposa dito para o Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Mas, as palavras ditas pelo colega, foram:
“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, nenhum substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos. Deixa um pouco de si mesmo. Mas não há os que não deixam nada.
Esta é a maior responsabilidade da nossa vida”.
Aqui eu consigno as mesmas palavras e as dirijo a Major PM Cleise Delfino da Costa, minha cunhada, comadre e estimada amiga, e acrescento o poema de Carlos Drummond de Andrade – “Memória”

“Amar o perdido
Deixa confundido
Este coração.
Nada pode o olvido
Contra o sem sentido
Apelo do Não.
As coisas tangíveis 
Tornam-se insensíveis 
À palma da mão.
Mas as coisas findas, muito mais que lindas,
essas ficarão”.
Certamente, MAJOR CLEISE, por distinção pelo seu empreendedorismo na construção de uma instituição melhor, seu nome BRAVA será registrado nos anais da Centenária milicia da bravos, a Polícia Militar da Bahia.


Eleição OAB-BA: Chapa de Daniela Borges lança movimento 'União pela Advocacia'

Diversos homens e mulheres se manifestaram a favor da candidatura de Daniela Portugal e Chris Gurgel para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), na noite desta quinta-feira (16). A eleição da OAB-BA acontecerá no dia 24 de novembro, em todo o estado. A candidatura de Daniela Borges e Chris Gurgel já havia sido anunciada no dia 19 de agosto deste ano.

Durante o lançamento do Movimento União pela Advocacia,  advogada Renata Deiró,  presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, declarou que a construção da chapa foi feita com muita união e luta coletiva. “Não é uma luta entre sexos, entre homens e mulheres. Nós tivemos ao nosso lado valorosos homens que compreenderam que era hora de apresentar o novo. E o novo se apresenta em duas mulheres que estão alicerçadas em luta, em trabalho, em entrega, em uma advocacia que respeite, que integra”, declarou. Para Deiró, não faz sentido uma advocacia que não constrói uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela contou que começou a se aproximar da vida política da OAB quando esteve presente em uma sessão da OAB e viu Daniela. Na ocasião, Daniela Borges havia pedido uma licença para poder amamentar seu filho. “Quando vi isso eu pensei: é essa OAB que quero”.

A presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Sarah Barros, declarou que a advocacia precisa de união, que hoje, se simbolizou na “união de grupos, de propósitos, principalmente de ideias”. A união a que ela se refere é da junção das chapas que tradicionalmente eram oposição: a do grupo capitaneado por Luiz Viana e Fabrício Castro, e outro, o grupo de Antônio Menezes e Saul Quadros Filho.

Antônio Menezes, em sua fala, rememorou advogados que perderam a vida durante a pandemia, como Saul Quadros Filho, Fábio Nova, Gervásio Firmo e Jorge Lima. Para ele, não adianta “ficar tentando conter esse movimento, que é irresistível", em alusão à ascensão das mulheres no poder da política da Ordem e junção das chapas. “Nossa união se dá em torno de princípios, de projetos e propostas, nós precisamos debater a questão da paridade de gêneros, dos afrobrasileiros, das eleições diretas para o Conselho Federal e da proporcionalidade no conselho estadual”, elencou os enfrentamentos da instituição. Menezes ainda acrescentou que o atual presidente da OAB-BA, Fabrício Castro abriu a instituição para todos, de jovens a velhos, e disse que a união da chapa ocorreria se Saul ainda estivesse vivo.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, discursou contra o ódio, contra as fake news e falou aos jovens para que não vivam em bolhas, por ser uma armadilha onde destilam ódio e ofensas. Viana declarou que a união fortalecerá a advocacia. “Nós temos prerrogativas para dizer o que as autoridades não querem ouvir. Precisamos estar mais forte para defender os mais fracos, precisamos estar mais forte para olhar de igual para igual a todas autoridades”, frisou.  Sobre a chapa de Daniela Borges e Chris Gurgel, Viana declarou que este é o “melhor projeto, o melhor grupo e com as melhores candidatas”. “Nós  temos a oportunidade de construir algo novo para a advocacia. Estamos aqui para servir. Estamos aqui contra aqueles que querem fazer a OAB de balcão, a OAB de de business. Nós temos um grande projeto para servir a classe”, sentenciou.

O atual presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, falou sobre seus sonhos em torno de uma advocacia forte, com prerrogativas respeitadas e honorários dignos. “Tenho sonhos que a advocacia negra tenha participação, que a jovem advocacia tenha espaço para crescer, e de uma advocacia independente. Precisamos de pessoas que promovam a unidade e não a divisão. Temos uma união com propósitos, com duas mulheres muito preparadas, competentes e experimentadas por onde passaram, e que por onde passaram tem trabalho para mostrar”, disse. Fabrício ainda acrescentou que as candidatas mostraram “lealdade e caráter”.

A candidata a vice-presidente da OAB-BA, Chris Gurgel declarou que este é um marco histórico. “O que estamos vivendo hoje é marco na história da advocacia, marco na história da OAB, marco na história da sociedade. Nós carregamos no nosso corpo e na nossa alma a experiência da profissão, uma das mais importantes”, sinalizou. Para Gurgel, a advocacia lida com os maiores bens da vida: materiais e imateriais. “Estão nas nossas mãos vidas. carregamos as experiências, a dor e a delícia de sermos advogadas”. A advogada, que também é professora, lembrou que foi através do trabalho da OAB da Bahia que a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil recentemente a indenizar as vítimas de uma explosão em Santo Amaro, no recôncavo baiano. “A OAB da Bahia fez história no direito internacional dos direitos humanos”, lembrou. Militante dos direitos humanos, Chris Gurgel afirmou que a advocacia é indispensável ao  “Estado Democratico de Direito”. “O Poder Judiciário não sobrevive sem a nossa provocação. O Judiciário não sobrevive sem o nosso trabalho. O que queremos é respeito e dignidade para a nossa profissão”, salientou.

A candidata a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, lembrou que sua candidatura tem apoio de homens e mulheres aliados em “prol de uma advocacia mais forte”. Contou um pouco de sua vida, de nascer em Salvador, crescer em Itapetinga, e se formar em Belo Horizonte, em Minas Gerais. E depois, recomeçar a vida em Salvador. “Nesses recomeços, eu sempre percebi que a advocacia sempre foi a vocação da minha alma”. Daniela criticou a interferência do Judiciário nas formas de contratação entre advogados e clientes, e abordou a luta que os advogados atravessam hoje em dia para receber um alvará. “Os alvarás e os honorários são a vida da advocacia. Todos os advogados querem viver dignamente da profissão, e para isso, o Judiciário precisa funcionar e funcionar bem”, asseverou. Daniela também abordou sua experiência como advogada-mulher-mãe, de ter que fazer uma sustentação oral com poucos dias que havia dado à luz a seu filho. “É assim que advocacia trabalha, com o compromisso com seus clientes”.


Erupção em vulcão na África acende alerta para risco de tsunami na Bahia

O nível de alerta para a possibilidade de um vulcão entrar em erupção e causar um tsunami que afetaria o Brasil, a Bahia e outras localidades foi elevado por autoridades espanholas. De acordo com reportagem, caso entre em erupção, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste.

A informação da elevação de nível do vulcão foi dada pelo portal MetSul Meteorologia e confirmada pela reportagem.

A matéria sinaliza que o vulcão está adormecido há décadas, mas nos últimos dias começou a dar sinais de atividade moderada.

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, à reportagem.

A hipótese de que um tsunami poderia ser causado pela erupção do Cumbre Vieja já foi confirmada em várias pesquisas sobre o tema, traz o Uol. "Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva", conta Carlos Teixeira.


Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 3 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (15) um prêmio de R$ 3 milhões. As seis dezenas do concurso 2.409 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, caso um apostador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 9 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Vinte municípios da Bahia se anteciparam e começaram a aplicar terceiras doses

Na Bahia, 20 municípios se anteciparam ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) e avançaram na Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a aplicação de terceiras doses. Em todo o estado, 44.407 foram distribuídas com esse objetivo e 30% do total foram aplicadas. O índice equivale a 13.583 doses. As informações constam na plataforma de acompanhamento dos indicadores da pandemia da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia abriu possibilidade para a antecipação da dose de reforço (3ª dose) no fim de agosto. A decisão foi tomada após a identificação da presença da variante Delta no estado e contempla idosos de 80 anos ou mais; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); indivíduos imunossuprimidos; e profissionais de saúde ativos da linha de frente, com idade acima de 60 anos.

Sob o mesmo argumento, o Ministério da Saúde já havia anunciado poucos dias antes a aplicação da terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 com o início da aplicação previsto para 15 de setembro, esta quarta-feira.

De acordo com a Sesab, não há uma orientação da pasta para a aplicação de terceiras doses. “A estratégia cabe a cada município, embora as doses - reforço e 1ª - estejam sendo aplicadas simultaneamente”, informou.

A CIB estabeleceu que as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose, no caso de idosos, pessoas institucionalizadas e profissionais de saúde. Já para pessoas imunossuprimidas, a 3ª dose deve ser aplicada com intervalo de 28 dias em relação à última dose. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, com Janssen ou AstraZeneca.

Na plataforma da Secretaria da Saúde, 199 municípios constam entre os que receberam doses para a terceira aplicação.

Aqueles que já aplicaram doses de reforço são: Salvador (12.565 terceiras doses); Presidente Dutra (59); Tanque Novo (78); Mortugaba (72); Alagoinhas (330), São Desidério (50); Ruy Barbosa (81); Formosa do Rio Preto (29); Várzea da Roça (21); Várzea do Poço (16); Itaberaba (59); Caetité (57), Jacobina (55), Lagoa Real (9); Tabocas do Brejo Velho (8); Bom Jesus da Lapa (55); Correntina (29); Cistópolis (6); Itaeté (3); Filadélfia (1).

No início desta semana o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou estados e municípios por avançarem na Campanha de Imunização contra a Covid-19, descumprindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). “Isso não é uma aposta de corrida de Fórmula 1”, declarou o titular da pasta nesta segunda-feira (13)