Livramento: Prefeitura despeja cães no 'pinicão'; Animais estavam alojados em galpão

Nota da APA:

Mais uma atitude impensada da Prefeitura Municipal de Livramento, para não dizer irresponsável. Na quarta-feira (1º), por volta das 18h, todos os cães do galpão foram despejados no “pinicão” da cidade. Machos, fêmeas, filhotes, enfermos, enfim, todos. Nós, como órgão defensores dos animais, fomos ao local de imediato para evitar que o caos se instalasse, pois alguns estavam doentes, necessitando de tratamento, e infelizmente um veio a óbito a caminho do atendimento veterinário. Outro óbito foi um filhote que durante uma briga de cães foi esmagado. Filhotes se tornaram órfãos, pois no tumulto se perderam, podendo também perderem a própria vida por falta da amamentação, estamos suprindo a necessidade com leite diluído na seringa. Em nota, no dia 17/10/17, a Prefeitura informou que desativaria o galpão assim que os cães fossem tratados, castrados e colocados para adoção, caso não conseguissem adoção seriam soltos na cidade.Sabemos que houve em média 04 animais castrados, nenhum evento de adoção foi realizado, tratamento se houve ainda tinha pendências. A Prefeitura sem qualquer aviso prévio à ONG APA - Associação Protetora dos Animais, numa atitude extremamente errônea, da mesma forma de sua ativação, sem embasamento algum, fez esse despejo de incapazes, deixando mais uma vez a ONG alerta para tanto descaso!!!


Jovem é morta após dar carona a homem desconhecido em SP; três são presos

Desaparecida desde a última quarta (1º) após dar carona a um homem desconhecido programada em um grupo de WhatsApp, a radiologista Kelly Cristina Cadamuro, 22 anos, foi encontrada morta em um córrego nesta quinta-feira (2), entre as cidades de Frutal e Itapagipe, em Minas Gerais. Segundo informações do portal G1, a jovem partiu de Guapiaçu (SP) para Itapagipe (MG). Familiares afirmam que ela combinou a carona com um casal, mas na hora da viagem, apenas o homem compareceu. O último contato com a família ocorreu quando ela parou para abastecer o veículo em um posto de combustíveis na BR-153. Três homens foram presos por envolvimento na morte de Kelly na madrugada desta sexta (3). Eles foram localizados com a ajuda de imagens das câmeras de segurança de um pedágio da rodovia que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais. "As fotos que obtivemos na concessionária foram determinantes para localizar os suspeitos" afirma o subtenente da Polícia Militar, Luís Pereira. Um dos suspeitos, Jonathan Pereira do Prado, confessou ter entrado no grupo de carona com a intenção de roubar e matar a jovem, outro disse que ajudou a assassiná-la e o terceiro preso comprou os objetos roubados da vítima. Os três têm antecedentes criminais por roubo. Jonathan estava foragido do Centro de Progressão Penitenciária desde março deste ano.

 

Fonte - Bahia Notícias


Custo anual com acidentes de trânsito no Brasil chega a R$ 19,3 bilhões

Em todo o Brasil, o custo anual com acidentes de trânsito já chegou a R$ 19,3 bilhões. Esse valor abrange gastos públicos com saúde e previdência, além dos ganhos potenciais das vítimas ao longo da vida. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a redução de acidentes na primeira metade desta década está muito abaixo da meta traçada pelo governo federal. Além disso, o levantamento feito por consultores de gestão e economia da Falconi, empresa que já desenvolveu projetos em 30 países, aponta que o custo ultrapassa o Produto Interno Bruto (PIB) de 11 capitais do país, como é o caso de Natal (RN), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).  Em 2015, último ano registrado, o Brasil acumulou 39 mil mortos e 24 mil feridos por acidente no trânsito. De 2004 até esse período, o maior índice foi registrado em 2012 com 45.689 vítimas. De acordo com a publicação, especialistas confirmam que a embriaguez é uma das principais causas desses acidentes, sendo os estados de Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Roraima e Rondônia os que apresentam maior número de vítimas.

 

Fonte - Acordacidade


Conheça Florisvaldo, o delegado mais impopular da Bahia

Quando o delegado Florisvaldo Nery da Cruz chegou à pacata Piripá, no Sudoeste baiano, em maio de 2006, ele pensava em fazer amigos e realizar o trabalho com apoio da sociedade civil e do Governo do Estado.

Contudo, mais de dez anos se passaram e ele, hoje com 64 anos, virou para boa parte dos 12 mil moradores da cidade ‘persona non grata’, alguém que muitos querem longe do cargo que ocupa.

Nomeado em 2003, o delegado Florisvaldo passou a atuar em Piripá depois de comandar as delegacias de Cordeiros e Guajeru, ambas no Sudoeste, e com pouco mais de 8 mil habitantes cada uma.

Ele mesmo quem pediu transferência, pois achava, na época, que era melhor atuar em uma unidade da Polícia Civil vinculada à 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Vitória da Conquista, como é a de Piripá.

“A delegacia de Guajeru é vinculada à 20ª Coorpin, de Brumado, e ao menos na época era muito desestruturada, funcionava em local improvisado, era uma casa alugada. Já a Coorpin de Vitória da Conquista é outra coisa, bem melhor”, comentou, em conversa com o CORREIO.

Logo ao chegar em Piripá, o delegado Florisvaldo conta que passou a investigar supostos atos de corrupção do então prefeito Jeová Barbosa, que já foi condenado pela Justiça Federal por fraudes diversas na administração pública local.

Jeová não foi localizado para comentar sobre a relação dele com o delegado, que atribui a pessoas ligadas ao ex-prefeito, e ao atual grupo político que comanda a cidade, um protesto que destruiu a delegacia na madrugada de terça-feira (31).

30 armas roubadas
Na ação, um grupo de cerca de 50 pessoas invadiu a sede da delegacia e, além de destruí-la, incendiaram dois veículos estacionados na porta e roubaram, segundo o delegado, mais de 30 armas e cerca de 100 motos apreendidas que estavam nos fundos da delegacia.

~As armas são revólveres e espingardas, algumas de calibre 12, de acordo com Florisvaldo, que é acusado pela população de não estar realizando investigações criminais. Ele nega, diz que o protesto é político e que só não trabalha mais porque o Governo da Bahia não dá infraestrutura – na delegacia de Piripá só tem ele de policial.

Inquérito aberto
A Polícia Civil, em Salvador, informou que já foi aberto inquérito para investigar a destruição da delegacia e identificar os autores do crime.

O prédio da delegacia local pertence à Prefeitura de Piripá. De estrutura da Polícia Civil, tinha apenas aparelho de fax, computador, impressora, linha telefônica e uma viatura que não foi danificada.

Dois dias depois do ocorrido, o que se vê nas paredes da delegacia são frases como “fora delegado”, “delegado Florisvaldo quer arruinar a cidade” e outras que afirmam que o policial “apoia bandido e ladrão”. Escritos semelhantes também estão em muros e lojas do comércio no Centro da cidade.

Na boca do povo
Semana passada, uma manifestação contra o delegado reuniu cerca de 1.500 pessoas, segundo estimativas da Prefeitura de Piripá. Eles levavam faixas de protestos diversas, como “Fora delegado, o povo piripaense não te aguenta mais”.

 

Fonte - Correio 24 horas

 

 

Apesar da reclamação da falta de segurança, nas estatísticas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) a cidade de Piripá quase não possui registros de violência – no entanto, segundo a população, muito desse resultado tem a ver com as constantes negativas do delegado em registrar as ocorrências.

Disponíveis ao público, os dados seguem uma quantidade de notificações semelhantes a de cidades do porte de Piripá.

No município, em 2014, houve um homicídio doloso, um estupro e cinco roubos/furtos de veículos; no ano seguinte, apenas um homicídio doloso e dois furtos de veículos; em 2016, uma pessoa foi assassinada, tentaram matar outra e os casos de furto a veículos subiram para nove. Este ano, segundo a SSP, não foram registradas ocorrências.

Quatro remoções
O delegado já foi removido do cargo quatro vezes (em 2007, 2013, 2014 e 2015), sendo transferido para outra cidade, porém, conseguiu reverter a situação na Justiça em 2016, após conseguir liminar (decisão temporária).

Em favor dele, o delegado tem o Ministério Público do Estado (MP-BA), autor, em 2014, de uma ação civil pública contra o Governo da Bahia, julgada procedente em 2015. A ação determina, dentre outras coisas, que o Estado forneça estrutura de pessoal e material para que o delegado possa exercer as funções.

Trabalho dificultado
Florisvaldo diz que sua atuação como delegado em Piripá tem sido dificultada ano a ano. “Quando cheguei, tinha ainda um agente e um escrivão. Hoje, sou sozinho, moro na cidade, sou delegado 24 horas. Mas o que acabei me transformando mesmo foi num mero lavrador de boletins de ocorrência, pois não tenho como fazer investigações, devido à falta de estrutura”, declarou.

O delegado disse ainda que em 2008 fez curso de pós-graduação em Direito Público e Controle Municipal, tendo a monografia como tema “O combate à corrupção em Prefeituras Municipais: uma análise sobre a administração de Piripá em 2007 e 2008”.

“Usei as informações do meu trabalho para fazer o meu trabalho acadêmico”, disse o delegado, que, ao ser questionado sobre os registros da SSP, disse que “elas não apresentam a realidade e que só este ano realizou mais de 200 registros, entre fatos delituosos e outros, como perda de documentos”.

Queima de arquivo
“É um grupo de pessoas ligadas a políticos que não gostam de mim na cidade. Em 2007, logo depois que entrei, consegui que a Justiça emitisse um mandado de busca e apreensão de documentos da Prefeitura sobre processos fraudulentos de pagamentos, superfaturados, dentre outras ilegalidades. Na época, tentaram por fogo na delegacia para tentar destruir as provas”, contou. “É esse mesmo grupo que manda na cidade hoje”, complementa delegado Florisvaldo.

O procurador da Prefeitura de Piripá, advogado Saulo de Tarso, negou que a gestão do prefeito Flávio Oliveira Rocha (PTB) tenha relação com as manifestações. “Quem está fazendo isto é o povo, que não aguenta mais. A nossa gestão é de oposição à de Jeová, não temos nada a ver com ele”, comentou o procurador.

Em nota, a Prefeitura diz que está disposta a “recuperar a delegacia e fornecer funcionários para trabalhar no local”, mas “isto só será feito se um novo delegado for designado ao Município, pois se o mesmo permanecer, correrá o risco de o prédio ser depredado pela população (novamente)”.

Porque a Justiça quer
A Polícia Civil, também em nota, declarou que “o delegado Florisvaldo Nery da Silva só trabalha na Delegacia de Piripá por ordem da Justiça”.

O delegado-geral Bernardino Brito, da Polícia Civil, recebeu há algumas semanas uma comissão de representantes da sociedade de Piripá, que fazia uma série de restrições ao trabalho do delegado.

Só sai aos 70
Brito narrou que “o delegado apresentou, durante dois anos, atestados médicos, o que motivou sua aposentadoria por invalidez. Florisvaldo, porém, levou o caso à Justiça e esta, mais uma vez, mandou que ele voltasse ao cargo”.

O CORREIO questionou Florisvaldo sobre os atestados e ele disse que apresentou os documentos de 2014 a 2016, devido a um problema no ombro e outro no joelho. Disse ter feito cirurgias, contudo, e que está apto para o trabalho até a aposentadoria compulsória, aos 70 anos.

 

CONTINUE LENDO

EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 02 ANOS, COFFEE LUZ REALIZA SORTEIO ATRAVÉS DE INSTAGRAM

Neste sábado (04 de novembro) o Coffee Luz irá fazer os sorteios para os clientes que forem se deliciar e prestigiar seu aniversário de 02 anos e para os seguidores do Instagram, fiquem atentos a nossa página: @coffeeebuffet que está acontecendo promoção. Muito fácil de participar da promoção do Instagram, somente seguir, postar e marcar o @coffeeebuffet. Agradecemos a todos por nos inspirar para que possamos nos aperfeiçoar cada vez mais. O Coffee Luz se encontra no endereço da 3ª Travessa João Correia e Silva, s/n. (Entre a Escola Machado de Assis e Kerubim). Venham se deliciar e fazer parte dessa festa!

EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 02 ANOS, COFFEE LUZ REALIZA SORTEIO ATRAVÉS DE INSTAGRAM

LIVRAMENTO: COELBA COMUNICA DESLIGAMENTO PROGRAMADO PARA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (08)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quarta-feira, dia 08/11/2017, das 08:00 às 14:00. Serão atingidos os seguintes locais: Av Presidente Vargas, Tv 10 Presidente Vargas, Rua Jose Meira Tanajura, Av Dr Nelson Leal, Rua Manoel Francisco De Azevedo, Rua Adolfo Pessoa, Rua Rosane Rodrigues, Rua Ze Puca, Rua Agua Quente, Pc 28 De Janeiro, Tv 2 Rosana Rodrigues, Bairro: Centro, Cidade: Livramento De Nossa Senhora. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.           


LIVRAMENTO: 500 ATLETAS PARTICIPARAM DE AVALIAÇÃO TÉCNICA PARA O CORINTHIANS

A Escolinha de Futebol Revelando Talentos, comandada pelo Professor Flávio Lima, em parceria com a FBR Sports, de Rui Sports, realizou na última semana, avaliação técnica para o Sport Club Corinthians Paulista, no Estádio Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Cerca de 500 atletas dos municípios de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, Piatã, Paramirim, Caturama, Érico Cardoso e Brumado foram inscritos, doando 1 kg de alimento, que será distribuído no próximo domingo (05/11), às famílias carentes do Bairro Benito Gama. Na oportunidade, foram aprovados 02 atletas de Livramento, João Pedro, da comunidade rural de Tamburil e Richey Rhustton do Povoado dos Valérios.

LIVRAMENTO: 500 ATLETAS PARTICIPARAM DE AVALIAÇÃO TÉCNICA PARA O CORINTHIANS


DES. LOURIVAL TRINDADE DISPUTA PRESIDÊNCIA DO TJ-BA

Será realizada dia 16 de novembro a eleição para Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), cujo mandato é de dois anos e não há reeleição. Foram inscritos oito candidatos, dentre eles o Desembargador Lourival Almeida Trindade e a Desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal. Nesta eleição, somente os 59 desembargadores da corte estão aptos a votar. Nos bastidores, o nome do Des. Lourival Trindade, que já presidiu o TRE-BA (2014-2016), é apontado como um dos favoritos ao lado do Des. Gesivaldo Britto. 


Ataque com caminhonete e tiros em Nova York deixa ao menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas quando uma caminhonete avançou ontem sobre ciclistas e pedestres nas proximidades do World Trade Center, no Sul de Manhattan, em Nova York. "Esse foi um ato de terror covarde", disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio. De acordo com o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), o motorista gritou Allahu akbar (Alá é o maior), quando saiu do veículo armado com dois revólveres. Atingido por um oficial, ele foi preso e levado a um hospital. A polícia não revelou a identidade do autor, apenas sua idade: 29 anos. O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, descreveu o motorista como um "lobo solitário". Segundo ele, "não há nada que sugira uma ampla conspiração", embora tenha alertado que mais forças de segurança estarão nas ruas da cidade a partir de agora. O prefeito Bill de Blasio afirmou que foi um dia trágico para a cidade e disse que a prefeitura dará suporte às vítimas do incidente. Ele ainda pediu para que as pessoas fiquem vigilantes nesta noite de Halloween. Esse é o primeiro ataque com veículos nos Estados Unidos a deixar vítimas fatais. Ataques do tipo se multiplicaram a partir de meados do ano passado, quando um tunisiano usou um caminhão para matar 84 pessoas em Nice, na França, durante a celebração de 14 de julho. Os EUA registraram dois casos antes, em 2006 e novembro de 2016, mas eles não deixaram vítimas fatais. O último grande atentado com veículo ocorreu em agosto, na Espanha, quando uma van avançou sobre uma multidão em uma área turística de Barcelona, deixando 13 pessoas mortas e 100 feridas.

 

Fonte - Bahia Notícias


Senado muda proposta sobre apps e texto volta à Câmara

O PLC 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado de passageiros, como o prestado pela Uber, 99 e Cabify, retornará para a Câmara dos Deputados. O Senado aprovou hoje emendas que alteram o texto aprovado na Câmara.

As principais mudanças previstas nas emendas são o fim da obrigatoriedade da placa vermelha para os carros de aplicativos e o fim da exigência de que o motorista seja proprietário do veículo.

Antes da aprovação das emendas, o Senado aprovou o texto-base do PLC 28/2017 por 46 votos a 10 e uma abstenção. O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), já havia adiantado que o projeto receberia emendas. As alterações foram definidas em reunião de líderes.

O presidente global do Uber, Dara Khosrowshahi, chegou ao Brasil e se reuniu hoje com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O Brasil tem dois dois principais mercados para o Uber no mundo: São Paulo e Rio de Janeiro. Questionado sobre uma possível saída da empresa do país, ele respondeu que isso dependia de uma ‘decisão do Congresso’.

As empresas do setor – Uber, Cabify e 99 – fizeram campanha nas redes sociais e por meio de torpedos e e-mails alertando seus usuários sobre o risco da votação do PLC 28 para o setor. A Uber chegou a veicular propaganda no intervalo do ‘Fantástico’ e ‘Jornal Nacional’, da TV Globo.

O argumento das empresas é que a proposta prejudica o modelo de negócios, além de não ter sido debatida com a população.

Na prática, as exigências atingem principalmente os motoristas, que trabalham sem vínculo empregatício com os aplicativos, ou seja, recebem apenas pelas corridas efetuadas, sem salário fixo, 13º, férias, nem outros benefícios. Se ficam doentes e não dirigem, não recebem. O projeto não traz nenhuma regulamentação específica em relação a esses direitos.

Com as novas exigências, os motoristas de aplicativos vão acabar se equiparando aos taxistas sem desfrutar das mesmas vantagens, como desconto no IPVA e isenção em impostos na compra do carro zero.

No Twitter, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), autor do PLC 28, defendeu a proposta e negou que ela retire empregos dos motoristas ou impeça avanços tecnológicos.

Fonte - Veja