Embasa reforça a necessidade do consumo racional de água em Livramento
Foto - Mandacarudaserra

~ O longo período de estiagem que vem atingindo grandes centros urbanos e afetando o abastecimento humano em diversas cidades do país, tem provocado mudança de comportamento da população quanto à conscientização para o uso racional da água distribuída. Esse hábito tem adeptos até mesmo em municípios em situação confortável quanto ao abastecimento como é o caso de Livramento de Nossa Senhora.

Com a aproximação do período chuvoso na região, a barragem Luis Vieira terá atravessado a estiagem em situação tranquila no que diz respeito ao abastecimento humano. Atualmente, o reservatório encontra-se com 24 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 22% de sua capacidade total de acumulação. No entanto, de acordo com a gerente da Embasa em Livramento, Maria de Lourdes, “é preciso superar essa concepção de que a água em nossa região é abundante. Temos visto, cada vez mais, exemplos de cidades que não imaginávamos passar por racionamento. Por isso, temos que começar desde já a promover atitudes positivas em nosso cotidiano".

Por este motivo, a Embasa vem chamando a atenção da população para a necessidade da adoção de práticas que levem ao consumo racional da água na cidade. A empresa está fazendo sua parte, intensificando o trabalho de combate ao desperdício e desenvolvendo diversas ações para reduzir a perda de água no sistema de abastecimento. Além das rondas noturnas, a Embasa adota práticas rotineiras como substituição de redes que apresentam maior índice de quebramentos, substituição de hidrômetros com tempo de vida útil excedido, instalação e manutenção dos equipamentos de proteção existentes como válvulas redutoras para diminuição de pressões excessivas.

Todas essas ações estão alinhadas às diretrizes do Projeto Com + Água, desenvolvido em Livramento desde 2008 com o objetivo de combater as perdas de água, assim como manter a vigilância e mobilização permanentes para a formação de uma nova consciência ambiental.  A partir dos encontros da Comissão de Usuários, o projeto tem possibilitado a ampliação do canal de diálogo entre a Embasa e a população, na multiplicação de boas práticas na rotina de consumo e de alerta quanto à perda de água.

Recomendações

É importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes.

Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora ou de onde frequenta, centros comerciais e repartições públicas e em relação a vazamentos na rua. Medidas simples, como estabelecer uma média de consumo diária e acompanhar pelo hidrômetro, tem resultados significantes tanto para o sistema de abastecimento, quanto para a redução do valor cobrado na conta do morador.

Para informar vazamentos na rede pública distribuidora ou uso clandestino da água da rede de distribuição, a população pode utilizar o site da Embasa, ligar para o teleatendimento gratuito 0800 0555 195, para o número 3444-2168, ou ainda ir pessoalmente ao Escritório Local em Livramento localizado na Rua João Pessoa, no Centro.

 

ASCOM Embasa

 


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário