Festival da Cachaça movimenta a economia de Abaíra e se torna o maior evento da região da Chapada Diamantina

O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, sediou no período de 17 a 20 de setembro a décima quinta edição do Festival de Cachaça. A festa que ocorre de dois em dois anos no município, é promovida pela prefeitura e Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião de Abaíra (APAMA). O objetivo do evento é promover a divulgação, qualificação, legalização, técnicas de manejo e cultivo da cana-de-açúcar para a produção da cachaça da região.

O festival deste ano incluiu, além de shows, um estande montado na Praça de Eventos, para a exposição e comercialização de produtos do agronegócio, com espaço criado também para a venda de comidas caseiras com renda revertida para a Associação de Mulheres Empreendedoras e uma casa da farinha para a fabricação manual de um dos índices de alimentação complementar mais indispensável da comida na mesa das famílias baianas.

O Festival da Cachaça já se consagra como o maior evento do interior do Estado e o intuito é de entreter e levar mais conhecimento sobre a produção da cachaça mais conhecida da Bahia. Já é tão importante e significativo porque movimenta a economia de Abaíra e região da Chapada Diamantina, sendo que este ano nos seus quatro dias de festa, mais de 30 mil pessoas visitaram a cidade, gerando receita em torno de 5 milhões de reais.

O festival contou com o apoio dos órgãos do governo Federal, através do Ministério do Turismo; do Governo do Estado da Bahia, das Secretarias de Turismo, e da Agricultura, além de Bahiatursa e Banco do Nordeste. A SEAGRI apoia, incentiva e participa desde início de criação da festa em Abaíra no sentido de estabelecer uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para organizar as cadeias produtivas da cachaça, iniciada em 2013, e que continua firme e forte.

Este ano o secretário não esteve participando do festival por ter outros compromissos agendados, mas acentua que uma das ações projetadas será a reforma de pequenos alambiques e, no caso da cana, uma medida será a implantação de unidades para a fabricação de açúcar mascavo, rapadura e álcool com utilização dos subprodutos para a alimentação animal e a geração de energia.

Orgulho do povo abairense o Festival da Cachaça em Abaíra foi criado em 1987 pela APAMA e acontece de dois em dois anos. Foi criado com o objetivo principal de promover a divulgação, qualificação, legalização, técnica de manejo e cultivo da cana de açúcar, e aproveitamento do subproduto (bagaço da cana) na alimentação animal, adubação do solo e comercialização do produto nos mercados externos e internos. E tem dado certo, uma vez que a partir de criação do evento o comércio de cachaça de fabricação local vem crescendo e sua produção já alcança alguns países da Europa e outros, além de conquistar, aos poucos, o mercado brasileiro onde a cachaça de Abaira já é encontrada nos supermercados e shoppings do centro-oeste, sul e sudoeste do país.

A 15ª edição do Festival da Cachaça, que atrai turistas de diversas partes do Brasil, chama também a atenção por sua programação musical, que reúne a cada edição artistas do cenário nacional, como a cantora de sertanejo Paula Fernandes. Também se apresentaram Neto LX, bandas regionais como Seu Maxixe e Mala 100 Alça, além do cantor da terra Renan Moreira.

Como era esperado, o público foi frequente nos quatros dias, especialmente quando da realização dos shows de Paula Fernandes (que se apresentou no sábado, dia 19) e Neto LX (domingo, 20), que atraíram pessoas de várias outras cidades e regiões, neste ano com mais facilidade de acesso e deslocamento em razão de contar com via asfaltada entre Jussiape e o local do evento.

No final, cheio de alegria e felicidade pelo mega-sucesso do festival este ano, o prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, festejou, com a primeira-dama Viviane Chicourel e equipe de governo, agradecendo a presença do público que compareceu em massa, a comissão organizadora e o apoio dos governos federal e estadual, Bahiatursa e Banco do Nordeste, o que considerou positivo e decisivo para a realização da festa.  Confira as fotos registradas pelo Portal Livramento dias 17 (quinta-feira) e 20 (domingo).

Yonélio Sayd é jornalista, radialista, publicitário, com Registro Profissional nº 174-DRT/MTBA, e membro da Associação Bahiana de Imprensa, sob nº 178-ABI/Secção BA

Festival da Cachaça movimenta a economia de Abaíra e se torna o maior evento da região da Chapada Diamantina

Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário