Possível ida de Nilo para o PSL trará 'bastante musculatura', avalia Leal

A possível migração do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), para o PSL – a alternativa, de acordo com o próprio parlamentar, poderia ser também o PSD - é avaliada como um incremento na força do partido dentro do Estado. “[Trará] Bastante musculatura. A posição, indiferente do partido que ele for, é de ganhar musculatura ainda mais no âmbito do estado. O partido se torna grande. A ida de Marcelo Nilo fortalece qualquer partido para onde ele for. Ele é uma liderança forte no estado, o deputado mais bem votado, presidente da Casa há 10 anos, tem um grupo muito grande de prefeitos e vários deputados estaduais engajados nesse projeto de crescimento no estado da Bahia”, avalia o deputado Nelson Leal, representante da legenda na Casa. Na AL-BA, o partido também deve aumentar de tamanho: segundo Nilo, em torno de sete deputados devem segui-lo na sua mudança, caso o escolhido seja o PSL. “O que se coloca é que as pessoas mais próximas, ligadas a ele, também podem vir. Obviamente, o presidente Antônio Olívio e todo o partido estão à disposição de qualquer que sejam os deputados que queiram vir, vão ser muito bem recebidos, de braços abertos”. Para Leal, a definição do destino de Nilo depende de duas variáveis: ou a liberação de sua saída por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou a abertura da janela partidária criada com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promoveu a minirreforma política, votada no início de dezembro no Senado, após passar pela Câmara dos Deputados. 

 

Fonte - Bahia Notícias


LIVRAMENTO: CHUVA ANIMA A CAPITAL DA MANGA

A chuva que cai nesta quarta-feira, 06/01/2016, em Livramento de Nossa Senhora anima a população e o produtor rural, que tem esperança que 2016 seja um ano melhor que o de 2015. Confira as fotos, de alguns pontos, que contemplam a bela chuva.

LIVRAMENTO: CHUVA ANIMA A CAPITAL DA MANGA

LIVRAMENTO: ALTAS TEMPERATURAS COMPROMETEM PRODUÇÃO DE MANGA EM 2016

Desde o mês de outubro de 2015, altas temperaturas (cerca de 40ºC) e baixa umidade relativa do ar (cerca de 20%) são registradas no município de Livramento de Nossa Senhora. A fruticultura, com destaque para o plantio da manga, constitui a principal atividade econômica local, contudo, desde o ano de 2011 sofre com escassez de água, que motivou perda de plantas e de produção na ordem de 40%, em 2011, 60% em 2012, 90% em 2013, 87% em 2014 e 85% em 2015. Agora, devido ao forte calor dos últimos meses, os produtores de manga enfrentam outra dificuldade, denominada "manguita", ou seja, o fruto não desenvolve (não tem caroço), o que provocou forte queda na produção de manga para o primeiro semestre de 2016. O fruticultor Gutemberg Carneiro, informou ao Portal Livramento, que o plantio de manga requer temperatura em torno de 25ºC, aceitando variação térmica de 10ºC para mais ou para menos, mas, devido à "manguita" estima que 80% de sua produção de 2016 foi comprometida. No perímetro irrigado a situação não é diferente, segundo o presidente da ADIB, Rosivaldo Romão, produtores estimam perdas superiores a 50%. A esperança dos produtores é que a chuva continue a cair no mês de janeiro, uma vez que o açúde Luis Vieira possui apenas 18.359.300 m3 de água, o que garante 12 horas de irrigação, uma vez por semana, até o final de fevereiro de 2016. Romão ressalta, que além da chuva, é necessário investimento público para dar maior eficiência à captação e distribuição de água aos produtores. 


HOJE É DIA DE REIS; CONHEÇA A HISTÓRIA E SUA TRADIÇÃO NO BRASIL

A tradição da Folia de Reis está ligada aos relatos bíblicos, no evangelho de São Mateus, de que após o nascimento de Jesus, em Jerusalém, três magos vieram do Oriente, guiados por uma estrela, visitar o recém-nascido "Rei dos Judeus". A ele, entregaram como presentes ouro (que simboliza a realeza), incenso (a divindade) e mirra (paixão de Cristo). Seus nomes seriam Gaspar, Belchior e Baltazar - esses mencionados pela história a partir do século VIII. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Detalhe: na época só se conhecia três continentes, se fosse nos dias atuais poderiam ser cinco reis magos representando cada continente, no caso África, Ásia, América, Europa e Oceania. Essa visita, segundo a tradição cristã, teria acontecido no dia 6 de janeiro. A crença nos Reis Magos foi trazida desde os primórdios do descobrimento do Brasil, os encontros eram regados de comida, bebida, dança e orações cantadas em várias vozes.

A Folia de Santo Reis é uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. A tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio, porém não é dado como regra.Os grupos de Folia de Reis quase sempre são formados por devotos dos Santos Reis. Segundo historiadores, cada folia tem a sua tradição, de acordo com a região, com os ensinamentos passados de geração para geração.

Os foliões de Reis utilizam vários instrumentos musicais. Em geral os personagens são o embaixador ou mestre (aquele que puxa a cantoria), o contra-mestre, a bandeireira (que carrega o estandarte), o apontador de prendas, os "bastião" (conhecidos por palhaços, representam os espias de Herodes e sempre carregam uma espada ou facão de madeira, para defender a bandeira), e os foliões divididos por vozes e instrumentos. As violas e violões são enfeitados com fitas coloridas, cada uma com um simbolismo. A bandeira, de pano comum, de cores variadas, também é enfeitada com flores de papel crepom e fitas coloridas. Nela está a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José. É costume da população amarrar fitas na bandeira como sinal de devoção ou de cumprimento de promessa. 

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

 

Fonte - Viola Show 


Contribuintes têm até 5 de fevereiro para pagar IPVA com 10% de desconto

Os motoristas baianos têm até o dia 5 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2016. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), para fazer jus ao desconto, o pagamento deve ser feito em cota única.

No site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), os valores podem ser consultados no canal Inspetoria Eletrônica=>IPVA=>Base de Cálculo dos Veículos Automotores. A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Para efetuar o pagamento, o proprietário de veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam.

O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

Outras opções de pagamento

Além do desconto de 10% no IPVA para quitação em cota única até 5 de fevereiro de 2016, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso, é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Os proprietários de veículos podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa do automóvel.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e a multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2016. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

As datas de quitação das cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2016, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário).

A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Dúvidas podem ser esclarecidas com o call center da Secretaria, pelo 0800 071 0071.

 

Fonte - Sefaz - BA


ABAÍRA: VOCÊ NÃO PODE PERDER A FESTA TRADICIONAL DE CATOLÉS 2016!

Neste sábado e domingo, 09 e 10/01/2016, no distrito de Catolés, na cidade de Abaíra-Bahia, acontecerá a Tradicional Festa de Catolés 2016, com realização da Prefeitura de Abaíra. As atrações do evento no sábado (09) será Banda Temporal, Water Moreno & Forró Kabaré de Luxo e Trio Chapada, já no domingo (10), a festa fica por conta do cantor Byluzinho e Banda Mariscada Baiana. Você não pode ficar de fora dessa folia! 


Contran regulamenta regras para habilitação de condutores de ‘cinquentinhas’

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 18 de dezembro, definiu as normas para a formação de condutores dos veículos ciclomotores com até 50cc, conhecidos como “cinquentinhas”. Segundo o documento, para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), o motorista terá que realizar curso teórico de 20 horas/aula e curso prático de 10 horas/aula, com uma avaliação teórica contendo 15 questões. O aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. Já os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”. A resolução determina, ainda, que os condutores terão até 29 de fevereiro de 2016 para obterem a habilitação correspondente ao veículo. Já os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão prazo de 180 dias para adquirirem ciclomotores para as aulas práticas.

 

Fonte - Bahia Notícias


GRAER REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE COM TUMOR CEREBRAL

O ano de 2016 começou com a renovação da esperança de Luidemar Alves, 43 anos, morador da zona rural do município de Abaíra, que fica a 592 km da Capital. Ele foi diagnosticado com um tumor cerebral e a necessidade de realizar exames que somente hospitais de referência possuem, além do atendimento por um médico especialista era premente.
Os preparativos para a decolagem da tripulação do Guardião 08 começaram ainda na madrugada da sexta-feira (01), logo após a solicitação da Central Estadual de Regulação. Um médico do SAMU e uma enfermeira atuaram no transporte.
Por volta das 10h, o Guardião 08 decolou com destino a Piatã, município que fica a 25 km de Abaíra, onde possui pista de pouso para a aeronave.
Na chegada, a comoção da população era grande e a esperança infinita. Após o embarque do paciente, o Guardião 08 decolou imediatamente de retorno a Salvador, onde uma equipe do SAMU o aguardava com uma ambulância para seu transporte via terrestre.

 

Fonte - GRAER

GRAER REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE COM TUMOR CEREBRAL


Principal meta de brasileiros para 2016 é ‘sair do vermelho’, aponta pesquisa

A principal resolução dos brasileiros para 2016 não é emagrecer ou arranjar um novo amor, mas conseguir “sair do vermelho”, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o levantamento, quitar as dívidas é o projeto de 36,8% dos consumidores para este ano. Em seguir vem fazer atividade física (34,3%), comprar e/ou trocar de carro (27,6%), perder peso (27,5%), reformar a casa (27,3%) e ter mais tempo para aproveitar a vida (26,4%). Entre as ações para conseguir atingir a meta, estão organizar as contas da cada e evitar o uso do cartão de crédito. O estudo também aponta não pagar as dívidas como principal temor dos brasileiros. A preocupação com o endividamento preocupa 56,9% das pessoas ouvidas. Logo após vem o temor com eventuais problemas de saúde (54,6%), a possibilidade de ser vítima de violência (35,2%) e medo de perder o emprego (25,7%).

 

Fonte - Bahia Notícias


Mega da Virada pode render multa de R$ 8,5 milhões por publicidade ilegível

A Caixa Econômica Federal, responsável pelo prêmio da Mega-Sena da Virada, pode ser obrigada a desembolsar um novo valor milionário. Desta vez, por propaganda enganosa. O Procon-RJ autuou a Caixa porque considerou "ilegíveis" as informações das peças publicitárias na TV e em cartazes que diziam que o prêmio de R$ 280 milhões era uma estimativa.

O valor pago foi de aproximadamente R$ 246 milhões e, segundo o Procon-RJ, a informação de que o valor divulgado era apenas uma previsão não estava clara para os apostadores."Se for verificado que houve a propaganda enganosa, a Caixa certamente será multada. A multa máxima que pode ser dada é de R$ 8,5 milhões, e a Caixa teria que arcar com a multa", afirma o diretor jurídico do Procon-RJ, Carlos Eduardo Amorim.

 


Na Bahia, 13 feriados cairão em dias úteis em 2016

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4), a lista de feriados e pontos facultativos para 2016. Na Bahia, serão 17 folgas concedidas, mas 3 delas cairão em fins de semana. O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (em que, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), foi comemorado em uma sexta-feira. De acordo com o DOU, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, serão considerados pontos facultativos – no estado, a terça-feira (9) é feriado. Neste ano, os baianos poderão aproveitar folgas prolongadas nas comemorações de Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (26 de maio) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro – que vale apenas para Salvador), que caem em quintas-feiras, e na Proclamação da República (15 de novembro), uma terça. As festas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) ocorre em quartas-feiras. Paixão de Cristo (25 de março) e São João (24 de junho) ocorrem em sextas-feiras – assim como o Dia do Servidor Público (28 de outubro), que é ponto facultativo. O Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), a Independência da Bahia (2 de julho) e o Natal (25 de dezembro) serão comemorados em fins de semana.

 

Fonte - Bahia Notícias


PROMOÇÃO: MARIA JÚLIA LIQUIDA MODA FITNESS E PRAIA

A partir de hoje, 04/01/2016, tem promoção de moda fitness e praia na Maria Júlia Moda Ginástica. Seu estoque conta com peças de diversas cores, estampas e modelos, além de conforto e sofisticação que proporcionam à seus clientes satisfação e elegância. Confira os modelos de regatas, shorts, legs, acessórios, com preços promocionais. Localizada na rua Deoclides Alcântara, nº 48, Centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora,vende no atacado e varejo.  Telefone (77) 99996-1096 vivo e (77) 99143-5185 tim.


Após erro, Caixa divulga rateio de 1ª Mega-Sena do ano; prêmio acumula e vai a R$ 2,5 mi

Apesar dos problemas técnicos aumentarem a expectativa sobre o resultado da Mega-Sena, ninguém levou o prêmio sorteado no primeiro jogo do ano. O atraso na divulgação do rateio ocorreu por causa de um problema no sistema de apuração. A Caixa Econômica Federal chegou a informar que o problema seria sanado até o domingo (3), mas o resultado só foi  publicado por volta das 3h desta segunda-feira (4). Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.776, que aconteceu na cidade de Manhumirim (MG): 10 - 11 - 14 - 19 - 39 – 48. Os 17 apostadores que conseguiram a Quina vão ganhar R$ 27.190,70 cada. Já a Quadra vai pagar R$ 628,30 para 1051 apostas.

 

Fonte - Bahia Notícias