Ginecologista é suspeito de assediar 24 mulheres durante consultas em Conquista

Um médico ginecologista e obstetra de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado, identificado como Orcione Júnior, está sendo acusado de assediar pelo menos 24 mulheres durante atendimento médicos ginecológico, na rede pública e privada, na cidade.

As vítimas fizeram a denúncia na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (13), onde relataram os supostos assédios, denunciados primeiramente por meio de um perfil na rede social Instagram, criado por uma mulher na sexta-feira (10), segundo o jornal Correio.

No perfil, uma das vítimas fez um relato e, ainda segundo o veículo, desde então, a página tem recebido vários outros relatos de supostos assédios por parte de Orcione Júnior. As mensagens também surgiram com apoio de mulheres de outros estados, que estão compartilhando as informações em suas respectivas contas na rede social.

Através da defesa, Orcione Júnior, rebateu as acusações. Em nota, a OAB diz que as 24 mulheres “solicitaram uma audiência com a diretoria da Ordem e com as Comissões da Mulher Advogada e dos Direitos da Mulher e, nessa ocasião, reivindicaram apoio e providências, a fim de que sejam adotados procedimentos de investigação acerca de notícias já veiculadas nas redes sociais”.

 

Fonte - Bahia Notícias


Aumento do uso de aplicativos reduz mortes no trânsito, diz pesquisa

Pesquisa feita pelo Datafolha para o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) revela que, na região metropolitana de São Paulo, chega a 81% o total de pessoas que preferem utilizar o serviço de motoristas de aplicativos em vez de dirigir após beber, superando a média nacional de 68,5% e também a região metropolitana do Rio de Janeiro (77%).

A pesquisa também mostra que a chegada ao Brasil dos aplicativos de transportes contribuiu para reduzir o número de mortes no trânsito. O levantamento indica que 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a redução de mortes no trânsito. Foram entrevistadas 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril deste ano, de todas as regiões do país, incluindo capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior. A pesquisa se insere no Maio Amarelo, campanha mundial que objetiva sensibilizar a população em relação à segurança no trânsito e diminuição de acidentes.

A mudança de comportamento em relação à bebida e direção pode ser observada, principalmente, entre os mais jovens (até 24 anos): 75% dos entrevistados afirmaram que trocam a direção pelo aplicativo quando vão consumir bebida alcoólica. Entre a população de 60 anos ou mais, os aplicativos são preferidos por 59%.

A pesquisa mostra que quem bebe mais é o homem e também quem causa mais acidentes, com índices entre 75% e 80%, respectivamente. A faixa etária que mais bebe foi identificada entre 25 anos e 34 anos (56%). É ainda nessa faixa de idade que é registrado o maior número de mortes, em especial entre motociclistas.

Conscientização
O resultado da sondagem levou o ONSV a concluir que o brasileiro tem se conscientizado cada vez mais em usar outros meios de deslocamento, que não o veículo próprio, quando vai a uma festa, balada ou pretende beber, disse o presidente da instituição, José Ramalho. "Seja essa preocupação com a questão dos acidentes que ele pode causar, por uma maior consciência, ou até mesmo em função das blitzes da Lei Seca, que hoje já estão consolidadas em vários locais do país".

De acordo com números mais recentes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, divulgados no ano passado, o número de mortes em acidentes de trânsito caiu 17%, passando de 44,8 mil óbitos, em 2012, para 37,3 mil em 2016. Em 2019, deverá ser efetuado levantamento referente a 2017.

O presidente da ONSV disse que, de ano a ano, o total de óbitos apresenta queda entre 4% a 6%. "Através dessa pesquisa, a gente quis checar se realmente o cidadão está usando algum meio de transporte para evitar a questão do acidente e a questão da Lei Seca. Isso foi comprovado", disse Ramalho.

Álcool e direção
Pela Lei 13.546, que modificou o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir embriagado é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, se o motorista alcoolizado se envolver em acidente de trânsito grave e causar a morte de alguém, poderá ficar preso de cinco a oito anos. "Há uma preocupação maior do usuário e essa deve ser uma tendência de aumento ainda maior nos próximos meses", disse Ramalho.

Segundo o presidente do ONSV, o uso de aplicativos de transportes influenciou na mudança do hábito no trânsito dos brasileiros, além da elevação do valor das multas. Ramalho disse que o Maio Amarelo contribuiu também para que a sociedade faça uma reflexão sobre a redução de acidentes.

Preferência
O levantamento revela que a utilização dos aplicativos de mobilidade é preferida por 49% dos residentes em regiões metropolitanas do país para ir a festas e restaurantes, contra 33% que preferem o carro próprio; 24%, o transporte público; 6% o táxi e 4%, outros.

O principal motivo para essa alternativa, apontado por 50% dos consultados, é a questão da segurança, devido ao medo de assaltos e acidentes envolvendo bebida e direção. Em seguida, vêm praticidade e conveniência, em função da falta de local para estacionamento, com 30%; menor tempo de viagem (21%); relação custo/benefício (16%): horário noturno (14%); dificuldade de transporte público (9%) e outros (7%).

Em São Paulo, os aplicativos lideram a preferência dos cidadãos, com 44%, seguidos do transporte público (32%). No Rio de Janeiro, o uso de aplicativos chega a 59% das pessoas, enquanto o transporte público (30%) é mais adotado que o veículo próprio (23%) na hora de irem para festas e comemorações.

O estudo, efetuado com apoio da empresa Uber,  também mostrou que os aplicativos estão cada vez mais sendo usados pelas pessoas para ir ao trabalho. Uma das vantagens é que há previsibilidade de saída e de chegada.

ONSV
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) foi fundado em 2011 com objetivo de desenvolver ações que contribuam para a diminuição dos índices de acidentes no trânsito do Brasil.

A instituição atua como organização consultora especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

 

Fonte - Agência Brasil


INSS vai acabar com agendamento para pedir benefícios até junho

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância até o final de junho, informou nesta segunda (13) o diretor de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Clóvis de Castro Júnior.

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior em uma das agências da Previdência, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos segurados.

Até o final do semestre, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos.

Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar cerca de 600 mil agendamentos por mês. "Isso representa 40% de todas as interações que o INSS tem que estão ligadas a requerimentos", afirma Castro Júnior. "É uma economia de recursos sem precedentes", diz.

Com as alterações no atendimento, há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento.

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco meses atualmente, conforme levantamento realizado pela reportagem com dados fornecidos pelo instituto.

Revisões, Processos e Recursos  Nesta segunda, o INSS lançou novos serviços que podem ser solicitados sem agendamento: revisões, cópias de processos e recursos, este último dividido em seguro-defeso, benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) e recursos em geral.

Atualmente, o INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por mês.

Com esses novos serviços, o INSS chega a 22 tipos de atendimentos que podem ser solicitados pela central telefônica 135, pelo site meu.inss.gov.br ou com o aplicativo Meu INSS para smatphones e tablets.

Entre os serviços que já podiam ser solicitados sem ir ao posto estão as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição e o salário-maternidade.

O fim dos agendamentos para os requerimentos não significa, ao menos por enquanto, que o segurado deixará de ir ao posto nas outras etapas do processo.

É provável que, em até 30% dos casos, o cidadão tenha de comparecer à agência da Previdência para cumprir exigências, como a entrega de documentos. "Nesses caso, por enquanto, a gente vai entrar em contato com o segurado", explica Castro Júnior.

A conclusão do pedido também pode requerer a presença do interessado no posto. É assim que funcionará, por enquanto, a entrega dos processos administrativos solicitados pelos segurados.

A Previdência possui cerca de 1.700 agências em 1.400 municípios, o que torna a expansão do atendimento a distância uma necessidade para além da falta de funcionários do órgão, disse Castro Júnior. "Existem mais de 4.000 municípios onde não há agência."

 

Fonte - Bahia Notícias


Conta de água tem reajuste de 4,7% na Bahia

A tarifa da conta de água dos baianos ficará mais cara a partir do dia 12 de junho. O reajuste anual da taxa, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), foi de 4,7%. Os valores vão ser cobrados na fatura de julho.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste será publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (11), e começa a vigorar a partir de domingo (12).

Ainda segundo a Embasa, o reajuste foi menor do que o esperado, que era de 6,22%. O percentual foi baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Fonte - G1


REAL CALÇADOS: DIA DAS MÃES FOI COMEMORADO COM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ

O Dia das Mães foi comemorado com grande estilo na Real Calçados de Livramento de Nossa Senhora. No último sábado (11) as mães foram recebidas com delicioso café da manhã, além de ótimo atendimento. A Real Calçados é a loja mais completa da cidade e região, na linha de calçados, perfumes importados, relógios, bolsas e acessórios. A Real fica localizada na Av. Dr. Edilson Pontes, nº 156, Centro e funciona na semana das 7:30 às 19:00 horas e nos sábados das 7:30 às 15:00 horas. A Real Calçados tem crediário próprio e facilitado, tudo em 10x sem juros para você e toda família.


É campeão! Brasil vence EUA por dois centésimos e leva o título mundial do revezamento 4x100m

O estádio de Yokohama, no Japão, tem uma ligação muito forte com o Brasil. Ali, em 2002, o país conquistou o pentacampeonato de futebol, comandados por Ronaldo e Rivaldo. Neste domingo, no mesmo local, o revezamento 4x100m do Brasil conquistou o título do Campeonato Mundial de revezamentos, ao terminar a prova com 38s05, apenas dois centésimos na frente do quarteto americano. Os britânicos anotaram 38s15 e ficaram na terceira posição.

~Além do título, Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André fizeram a melhor marca do ano no mundo na temporada. Importante lembrar que, no revezamento americano estava presente o atual campeão mundial dos 100m rasos, Justin Gatlin.

- A gente conseguiu ser campeão mundial e ninguém tira isso da gente - disse Paulo André, atleta mais rápido do Brasil na atualidade e que fechou o revezamento neste domingo.

- Foi uma prova boa, acertamos os detalhes que faltavam, e agora é focar em correr a prova individual mais baixo, para conseguirmos melhorar ainda mais nos revezamentos - disse Rodrigo.

O resultado é histórico para o quarteto brasileiro, que tem uma ótima tradição. O time foi prata na Olimpíada de Sydney 2000, bronze nos Jogos de Atlanta 1996 e de Pequim 2008. Ainda foi ao pódio em Campeonatos Mundiais em algumas oportunidades, mas, pela primeira vez, conquistou uma competição desta magnitude. É o terceiro melhor tempo da história do país na prova, pior apenas que o que rendeu a prata em Sydney 2000 (37s90) e que a quarta posição do Mundial de 2007 (37s99).

 

Fonte - Globo Esportes

 


Aposta única leva prêmio de R$ 289 milhões da Mega-Sena

O prêmio de R$ 289 milhões da Mega-Sena sorteada neste sábado (11) saiu para apenas um apostador. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta vencedora foi feita pela internet. Não foi divulgada a cidade do ganhador. A única pessoa que acertou as seis dezenas (23-24-26-38-42-49) levou sozinha R$ 289.420.865,00. Em todo país, 838 apostas acertaram a quinta e ficaram com R$ 30.450,20 cada. Já a quadra, que saiu para 56.994 apostadores, vai pagar R$ 639,59.

 

Fonte - Bahia Notícia


Governo quer mudar regras de saque e elevar rentabilidade do FGTS

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, disse nesta quinta (9) que o governo Jair Bolsonaro trabalha em revisões das regras do FGTS, entre as medidas para fomentar a retomada da economia.

Alguns dos objetivos são alterar regras para saques de recursos do fundo, hoje restritas a demissões sem justa causa e casos específicos, é ampliar a rentabilidade do fundo, que está abaixo da inflação.

"O FGTS vai sofrer reformatações, incluindo mudanças em sua governança, gestão e rentabilidade", disse o secretário, em entrevista após participar da abertura do 31º Fórum Nacional, no Rio. Hoje, a rentabilidade é 3% mais TR (taxa referencial, que está zerada).

"Em termos reais, descontada a inflação, [a rentabilidade] é negativa, funciona como um imposto sobre o cidadão", completou. Segundo ele, a ideia é garantir rentabilidade real, acima da inflação, ao fundo.

O secretário sinalizou ainda com a possibilidade de mudanças nas alíquotas que garantem a arrecadação do fundo -hoje, o trabalhador paga 8% de seu salário.

Rodrigues Júnior não detalhou quais as medidas em estudo e disse que a reforma do FGTS ficará para depois da liberação de recursos do PIS/Pasep, um dos planos de curto prazo para injetar dinheiro na economia.

Nesse caso, a ideia é permitir o saque, pelos trabalhadores, de algo entre R$ 21 bilhões e R$ 22 bilhões recolhidos nos fundos em até quatro meses.

O governo está avaliando mudanças em 228 fundos públicos que existem no país com o objetivo de melhorar a eficiência na gestão dos recursos.

"O FGTS é um fundo com mais de R$ 500 bilhões em estoque. Então mudanças serão estudadas de forma super cautelosa", disse o secretário da Fazenda.

 

Fonte - Bahia Notícias


Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 275 milhões no próximo sábado

Os apostadores ganharam mais alguns dias para sonhar com o prêmio (ainda mais alto) da Mega-Sena. Ninguém acertou os seis números sorteados nesta quarta-feira (8/5) e o prêmio previsto para o próximo concurso, que ocorrerá no sábado (11/5), é de R$ 275 milhões. As dezenas sorteadas foram: 21-23-37-44-46-48. O valor acumulado — que ainda será somado às apostas feitas para o próximo concurso — é de R$ 242.415.370,56. A Quinta teve 496 ganhadores. Cada um deles vai levar para casa R$ 35.200,20. Já a Quadra teve 32.880 apostas premiadas, cada uma no valor de R$ 758,57.

 

Fonte - Correiobraziliense


Renegociação do Fies com Banco do Brasil pode ser feita pelo celular

Os estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Banco do Brasil e tem algum débito, podem negociar a dívida pelo celular. A instituição financeira abriu um espaço no aplicativo para formalizar as renegociações.

A opção vale para estudantes que contrataram o financiamento até 2017, estão com atrasos acima de 90 dias e não são alvo de ações judiciais. O prazo para contratação vai até 29 de julho, segundo a Agência Brasil.

Renegociar a dívida de operações do Fies, por dispositivos móveis é uma opção exclusiva do Banco do Brasil. Para ter acesso, é só entrar no aplicativo do Banco do Brasil, clicar no menu Solução de Dívidas e escolher a opção Renegociar Fies.

Por meio da renegociação, o estudante poderá incorporar as prestações em atraso ao saldo devedor, gerando novo valor para a parcela a ser pago até o fim da operação. A renegociação exclusiva pelo aplicativo está disponível para as operações com garantia exclusiva do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

 

Fonte - Bahia Notícias


DIA DAS MÃES: DÊ PRESENTES REAL CALÇADOS!

A Real Calçados de Livramento de Nossa Senhora espera seus clientes para fazer suas compras do dia Das Mães  na loja mais completa da cidade e região, na linha de calçados e acessórios. A Real fica localizada na Av. Dr. Edilson Pontes, nº 156, Centro e funciona na semana das 7:30 às 19:00 horas e nos sábados das 7:30 às 15:00 horas. A Real Calçados tem crediário próprio e facilitado, tudo em 10x sem juros para você e toda família. Na Real sua mãe é uma rainha!


LIVRAMENTO: 5º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS FOI UM SUCESSO

No último final de semana o Fusca Clube Livramento, clube de Veículos Antigos da cidade, realizou o 5° Encontro de Veículos Antigos, quando reuniu mais de 160 veículos antigos de várias cidades do Estado da Bahia. Vieram veículos nacionais e internacionais, alguns da década de 60. Na programação do evento houve atrações musicais, arrecadação de alimentos para doação à CAASE e premiações dos veículos. A cidade recebeu um grande número de turistas, que elogiaram o evento, a população e a cidade. O objetivo do evento sempre foi cultural e beneficente, além de propiciar um momento nostálgico para a reunião dos amantes de antigos. Foi arrecadado mais de 200kg de alimentos para a CAASE, instituição de grande valor para Livramento e região.


Leão faz missão internacional e Nelson Leal sentará na cadeira de governador por 6 dias

O governador em exercício João Leão (PP) não deve ficar na cadeira até o retorno de Rui Costa ao Brasil. A razão: uma missão internacional entre os dias 10 e 16 de maio. Com a ausência de Leão da cena política, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP), será, pela primeira vez, governador interino.

De acordo com o site Metro1, a iniciativa de Leão é uma tentativa de deixar Leal “sentir o gostinho” de ser governador, mesmo que por alguns dias. A articulação para que o progressista se tornasse presidente da AL-BA aconteceu exatamente durante uma viagem internacional de Rui Costa, em novembro de 2018, quando o vice-governador estava em exercício da função de chefe do Executivo.

Questionado pelo Bahia Notícias, o presidente do Legislativo afirmou não ter informações sobre essa rápida passagem pela governadoria. Leal informou ainda que tem uma reunião agendada com Leão na próxima sexta-feira (10), quando estaria programado o início da viagem do vice para Portugal.

 

Fonte - Bahia Notícias


Bolsonaro confirma aumento de validade da carteira de motorista

O presidente Jair Bolsonaro disse que, em breve, vai encaminhar ao Congresso Nacional uma medida provisória para aumentar o tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação, de cinco anos para dez anos.

Em entrevista ao Programa Silvio Santos, do SBT, na noite de ontem (5), ele também defendeu o aumento no limite tolerado de pontos na carteira de motorista e a retirada de radares das rodovias federais.

“Vinte pontos se perde com muita facilidade. [O motorista] é emboscado em todo lugar”, disse. “Você não tem mais prazer em dirigir, a qualquer lugar que você vá está cheio de radar. O radar extrapolou a ideia de proteger a vida, é caça-níquel para aumentar a arrecadação. É dinheiro que tira do povo”, argumentou o presidente.

Bolsonaro disse que, ao assumir o governo havia cerca de 8 mil pedidos para instalação de novos radares, que foram engavetados. Segundo ele, os radares instalados nas rodovias federais também serão removidos, na medida em que os contratos com as empresas forem expirando.

Previdência

Bolsonaro também voltou a defender a reforma da Previdência como forma de regularizar a situação financeira dos governos, que gastam mais com aposentadorias do que recebe de contribuições, e retomar investimentos em obras públicas. “A Previdência não é só para o governo federal, a maioria dos estados está em situação critica, a maior parte dos municípios está na mesma situação”, ressaltou.

O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional em fevereiro pelo Executivo e, para o presidente, a maioria dos parlamentares está convencida da necessidade de aprovar a reforma, “apesar dos desgastes políticos”. “Essa reforma é para ajudar os pobres. Nós queremos garantir a aposentadoria para as futuras gerações”, disse.

 

Fonte - Agência Brasil


Inscrições para o Enem 2019 começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam nesta segunda-feira (6), às 10h (no horário de Brasília), e podem ser feitas até o dia 17, exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). As informações são da Agência Brasil.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Depois dessa data, nenhuma informação poderá ser alterada.

O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode utilizar as notas no Enem, por exemplo, em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

ISENÇÃO
Mesmo quem solicitou a isenção da taxa precisa se inscrever. Estudantes que entraram com recurso relacionado ao pedido de isenção já podem verificar o resultado. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) no Sistema Enem. É necessário fazer login para acessar o resultado.

 

Fonte - Bahia Notícias