BB lidera ranking de reclamações no terceiro trimestre

O Banco do Brasil liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes no terceiro trimestre, informou hoje (15) o Banco Central (BC).

No período, o BC recebeu 1.590 queixas consideradas procedentes contra o banco público, sendo a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (178) e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM [terminais de autoatendimento]".

Para fazer o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Banco do Brasil ficou com índice 25,22. O conglomerado BB tem mais de 63 milhões de clientes.

Em segundo lugar, vem a Bradesco, com índice 22,55 e 2.151 reclamações. E em terceiro, o Santander, com índice 22,10 e 933 reclamações.

No total, o BC recebeu 9.878 reclamações contra todas instituições financeiras. A maioria das reclamações foram relacionadas a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (1.470).

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando a reclamação chega à autarquia é encaminhada para a instituição financeira, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Se o problema não for resolvido, o cliente pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

Em nota, o Santander disse que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco.”

O Bradesco informou que reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco, assim como oferecer atendimento de qualidade a todos os clientes e usuários. "O banco vem desenvolvendo nos últimos anos um extenso programa de análise da origem das manifestações de seus clientes e usuários. Esse trabalho é realizado juntamente com os gestores de produtos, processos e serviços e vem produzindo melhorias na solução e redução das manifestações e, consequentemente, da posição do banco nos diversos rankings de reclamações existentes. Além disso, entre outras ações adotadas estão os constantes investimentos em treinamento do quadro de colaboradores e em infraestrutura. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses", disse a instituição em nota.

Em nota, o Banco do Brasil disse que "atua para retornar ao seu nível histórico no Ranking Bacen (fora das três primeiras posições) com ações de aprimoramento no atendimento em sua rede de agências e na solução das demandas de forma proativa. Com repercussão na satisfação dos seus clientes, o BB investe em tecnologias que permitam aos clientes ter suas demandas atendidas de forma mais ágil e fácil, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Vale destacar que o BB reduziu as reclamações em relação ao ranking anterior e aproveita as manifestações dos clientes e usuários para melhora contínua do atendimento, produtos e serviços".

 

Fonte - Agência Brasil


Aposentadoria automática por idade no INSS já chega a 17,3% do total

A concessão de aposentadoria automática por idade, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social, somou 17,3% do total de pedidos desde maio.  Há cinco meses, quem pede a aposentadoria por idade não precisa mais ir até uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia é que a concessão saia na hora caso o segurado esteja com a documentação em dia. O problema é que nem sempre isso ocorre. As falhas no cadastro do INSS são comuns e as negativas superam os números de liberação. Em todo o país, segundo o INSS, desde maio, foram feitos 228 mil requerimentos de aposentadoria por idade, sem necessidade de agendamento. Desse total, foram concedidos 39.341 benefícios por idade no país (17,3%). No estado de São Paulo, o total de pedidos automáticos desse benefício foi de 63.643 no período. Foram concedidas 12.962 aposentadorias sem agendamento. A maioria das aposentadorias por tempo de contribuição são concedidas após a visita do segurado a uma agência do INSS. O advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), lembra que o segurado deve estar com o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) em dia para conseguir a concessão automática. Se houver negativa, há alguns caminhos para garantir a renda mensal. "Se não foi concedido, o INSS vai ter de responder o motivo. Após a resposta, o segurado tem 30 dias para entrar com um recurso", diz o especialista. Outra possibilidade, diz Santos, é ir direto ao Judiciário com os documentos que garantam o direito. "Mas aconselho que, se há chances de reverter a decisão, é importante insistir na agência, pois a Justiça é lenta." Segundo o INSS, o percentual de concessão das aposentadorias automáticas está entre 15% e 20%, no caso dos benefícios por idade, que só são solicitados dessa forma. A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser automática ou não, com a ida do segurado à agência. "Os demais requerimentos que não são concedidos automaticamente são distribuídos para análise manual por um servidor", diz o INSS.

 

Fonte - Bahia Notícias


FILHAS DE JÓ REALIZAM SESSÃO PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL NA PRÓXIMA SEXTA (19)

O Bethel 20 das Filhas de Jó promove, na próxima sexta-feira (19), às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, sessão pública com o tema: Sororidade, que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer preconceitos criados por uma sociedade machista e patriarcal. A palestrante será Ana Rosa Soares da Silva. As Filhas de Jó do Bethel 20 já realizaram, com sucesso, diversos trabalhos educativos e sociais no município, com destaque para a temática da violência contra a mulher. Compareça ao plenário D. Didi Azevedo para prestigiar o evento. 


11 deputados federais reeleitos estão há mais de duas décadas na Câmara

11 deputados federais eleitos no último domingo (7) ocupam uma cadeira na Câmara dos Deputados há mais de duas décadas. Esses parlamentares são parte dos que conseguiram permanecer na Casa um pleito marcado por alto índice de renovação: dos 513 que ocupam uma vaga, 240 obtiveram um novo mandato – menos da metade do total.

Átila Lira (PSB-PI), Átila Lins (PP-AM) e Gonzaga Patriota (PSB-PE) são os deputados com mais mandatos na atual composição da Câmara. Cada um já ocupou o cargo 7 vezes e está há 28 anos no poder. Lins, do PP do Amazonas, emendou os sete mandatos seguidos e foi eleito pela primeira vez em 1991. Já Patriota, do PSB de Pernambuco, e Lira, do PSB do Piauí, iniciaram como deputados em 1987 e passaram quatro anos fora do Congresso desde então.

Outros oito candidatos eleitos nesse pleito ultrapassam os 20 anos de legislatura. Eduardo Barbosa, José Rocha, Arlindo Chinaglia, Ivan Valente, Jandira Feghali, Claudio Cajado, Lauro Lopes e Hermes Picianello já ocuparam o cargo por 6 vezes e completam, em dezembro, 24 anos de atuação na Câmara.

Caciques da Câmara

Deputado Mandato Anos de atuação
Átila Lira 7 28
Átila Lins 7 28
Gonzaga Patriota 7 28
José Rocha 6 24
Arlindo Chinaglia 6 24
Ivan Valente 6 24
Eduardo Barbosa 6 24
Jandira Feghali 6 24
Claudio Cajado 6 24
Mauro Lopes 6 24
Hermes Parcianello 6 24

Fonte: Câmara Legislativa

O atual deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) é o recordista: foi eleito 11 vezes e está há 44 anos na Câmara. No entanto, Teixeira se despede do congresso em 2019. Nestas eleições, ele se candidatou para o Senado do Rio terminou em sétimo lugar, com 3,09% dos votos.

 

Fonte - G1

 

Tradicional x novo

Apesar de estarem há duas décadas no poder, os deputados avaliaram como benéfica a renovação não só na Câmara, mas também no Senado, onde só 8 dos 32 integrantes que buscaram a um novo mandato conseguiram. Para os veteranos, a nova composição será importante para tratar das reformas.

“O Senado tem sido uma casa conservadora sobre reformas. Então gostei das mudanças”, avaliou Átila Lira, a favor da revisão da legislação sobretudo nas questões tributária, previdenciária e política.

Lira também vê como positiva a não eleição, em 2018, dos grandes caciques da política brasileira e seus contemporâneos ao longo dos anos de legislatura, como Romero Jucá, Eunício Oliveira e Cássio Cunha Lima, entre outros.

Já Patriota lamentou a queda dos políticos tradicionais. “Eles tiveram sua participação e marcaram a política brasileira”, comentou.

Ambos estão esperançosos com o equilíbrio entre políticos tradicionais e estreantes para os próximos 4 anos. “Conseguimos atrair setores da sociedade que não estavam representados e ter olhares mais plurais”, ressaltou Patriota.

Átila Lira tem como principal bandeira a educação e pretende atuar em 3 campos no novo mandato: escola em tempo integral, universalização e ampliação do Fies e do ProUni, e a criação de escolas técnicas federais, principalmente no Nordeste. Apesar de ver a Câmara como conservadora, diz que votará pautado pelo liberalismo tanto nos costumes quanto na economia.

Gonzaga Patriota elegeu segurança e desenvolvimento como principais bandeiras. O parlamentar vai lutar pela implantação da Zona Franca do semi-árido, a retomada das obras da ferrovia Transnordestina e a integração entre os rios Tocantins e São Francisco.

A nova Câmara

O maior índice de renovação da Câmara dos Deputados não se traduz apenas em figruas estreantes na função. A Casa será composta por mais mulheres, mais negros (pretos ou pardos) e menos milionários na próxima legislatura.

As deputadas eleitas saltaram de 51 para 77, que significa um aumento de 51% em relação a 2014. Agora, as mulheres serão 15% da composição da Casa. Uma das deputadas eleitas é Joenia Wapichana, primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira como deputada federal.

Embora a porcentagem de autodeclarados pretos tenha se mantido a mesma em relação a 2014, com 4,1% do total, os parlamentares que se declaram pardos subiram de 15,8% para 20,27%. Em 2019, 125 deputados pretos e pardos ocuparão a Câmara.

A maior mudança, no entanto, foi na composição das bancadas dos partidos. Siglas tradicionais da política brasileira, como MDB e PSDB, perderam parte considerável de seus quadros. O PT, apesar de ter perdido 5 cadeiras, ainda é o partido com mais deputados: são 56. O grande salto foi dado pelo PSL, que passou de 1 deputado eleito em 2014 para 52 agora, e é o segundo partido com maior bancada.

Houve, ainda, uma pequena queda no número de milionários a ocupar a Câmara. Apesar de 241 novos deputados ter patrimônio superior a R$ 1 milhão (o que representa quase metade dos representantes), o número apresenta uma ligeira queda em relação ao da última eleição, quando 248 políticos milionários foram eleitos para a Casa.

CONTINUE LENDO

Boletos vencidos com valores a partir de R$ 100 podem ser pagos em qualquer banco

Os boletos vencidos com valor a partir de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco a partir deste sábado (13). A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho de 2017.

Segundo a Agência Brasil, o novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos. Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago.

As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos acima de R$ 50 mil. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.

 

Fonte - Bahia Notícias


Nove veículos se envolvem em engavetamento na BA; seis carros pegam fogo e ficam destruídos

Nove veículos se envolveram em um engavetamento na manhã desta sexta-feira (12), no km 630 da BA-130, na região de Itororó, no sul da Bahia.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atendeu ao caso, informou que não houve registro de óbitos, nem número exato de feridos. Disse apenas que quando os policiais chegaram ao local do acidente encontraram apenas duas vítimas, de 30 e 53 anos, sendo socorridas pelo Samu.

Conforme informações da PRE, a queima de mato às margens da rodovia provocou um grande volume de fumaça, o que prejudicou a visibilidade dos motoristas e acabou causando o engavetamento.

Depois da batida, alguns carros começaram a pegar fogo e seis deles ficaram destruídos pois foram tomados pelas chamas. [Veja o vídeo acima]

Uma grande fumaça preta se formou por conta do incêndio nos carros e todos os ocupantes conseguiram deixar os veículos a tempo. A polícia utilizou um carro pipa para conter as chamas dos carros.

Muitos objetos das pessoas que seguiam nos carros ficaram espalhados pela rodovia após o engavetamento. As duas vítimas encontradas pela PRE, ainda no local do acidente, foram encaminhadas, conscientes, para o Hospital Regional de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, a cerca de 132 km de Itororó.

A via foi interditada para que a polícia pudesse conter as chamas e foi liberada gradativamente. Os carros envolvidos no acidente passaram por perícia.

 

Fonte - G1

 


BRUMADO: FABRÍCIO CASTRO E LUIZ VIANA DIVULGARAM MOVIMENTO AVANÇA OAB

O Conselheiro Federal Fabrício Castro, pré-candidato a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia (OAB/BA) visitou na noite da última quarta-feira (10) advogados da 21ª Subseção de Brumado para divulgar o Movimento Avança OAB. Também esteve presente o Presidente da OAB/BA, Luiz Viana, pré-candidato ao Conselho Federal, nas eleições de 21 de novembro de 2018. No encontro, participaram dezenas de advogados e advogadas de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caturama, Barra da Estiva, Rio de Contas e de outras cidades da 21ª Subseção. Em sua fala, Fabrício destacou a ampliação da participação de profissionais do interior, mulheres e jovens na direção da OAB/BA, salientando que a advocacia baiana deve avançar cada vez mais. O pré-candidato reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas e com a luta pela melhoria das condições do exercício da advocacia, contribuindo de forma crítica para o fortalecimento do Poder Judiciário. O encontro teve a participação do Presidente da 21ª Subseção de Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, que após realizar brilhante trabalho em seus dois mandatos, apresentou o advogado Kleber Lima Dias como pré-candidato à sua sucessão e a advogada Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira como pré-candidata ao Conselho Seccional da OAB/BA, para dar continuidade ao valoroso trabalho  desenvolvido pelo Conselheiro Acioli Viana, que termina seu segundo mandato com louvor e reconhecimento manifestado pelo atual Presidente Luiz Viana.


Petrobras reduz preço do litro da gasolina pela segunda vez em uma semana

A Petrobras reduziu o preço da gasolina vendida pelas refinarias pela segunda vez em uma semana, acompanhando a queda da cotação do dólar. O valor do litro do combustível será de R$ 2,1691, em média a partir desta quinta-feira (11).

É a quarta queda seguida desde o recorde de R$ 2,2514 por litro atingido no dia 14 de setembro. Desde que anunciou o uso de mecanismos de proteção financeira para reduzir as volatilidades do preço, no dia 6 de setembro, a estatal mexeu no preço da gasolina seis vezes, de acordo com a Folha de S. Paulo.

 

Fonte - EBC


Órgãos públicos vão dispensar firma reconhecida e documento autenticado

O presidente Michel Temer sancionou projeto aprovado pelo Congresso que dispensa a apresentação de documento autenticado e firma reconhecida em órgão públicos. O texto, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (9), também acaba com a exigência de apresentação de certidão de nascimento.

A lei traz procedimentos que deverão ser seguidos pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

O objetivo é suprimir ou simplificar formalidades e exigências feitas ao cidadão e consideradas desnecessárias ou que se sobrepõem.

Ao sancionar o projeto, Temer vetou o artigo que estabelecia a vigência imediata da lei, a partir da publicação. Ele argumentou que a matéria tem grande repercussão e exige adaptação do poder público. Com isso, a norma entrará em vigor daqui a 45 dias.

Pela regra, órgãos públicos não poderão exigir que o cidadão reconheça firma para que algum serviço ou atendimento seja feito. Será de responsabilidade do agente administrativo do órgão comparar a assinatura com a que consta no documento de identidade da pessoa.

Também ficará dispensada a cobrança de cópias autenticadas de documentos. Nesses casos, bastará apresentar o original e cópia simples, que serão comparados pelo servidor responsável.

Nas situações em que era exigida a anexação de um documento pessoal, poderá ser juntada uma cópia autenticada naquele momento pelo próprio servidor do órgão.

A apresentação de certidão de nascimento poderá ser substituída por documento de identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, identidade profissional emitida por conselhos regionais, certificado militar, passaporte ou identidade funcional de órgão público.

Também foi simplificado o procedimento de autorização para viagem de menores de idade. Se os pais estiverem presentes no embarque, não será solicitado o reconhecimento de firma para a liberação.

 

Fonte - Bahia Notícias


LIVRAMENTO: COELBA COMUNICA DESLIGAMENTO PROGRAMADO PARA DOMINGO (14)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (14), das 09:00 às 12:00 horas. Serão atingidos os seguintes locais: RUA A, RUA C, RUA D, RUA SEABRA, PÇ BENITO GAMA, RUA IBITIARA, RUA GERALDO CORREIA, AV DR NELSON LEAL, no Bairro Benito Gama e no centro de Livramento de Nossa Senhora. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.  A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


LIVRAMENTO: REAL CALÇADOS COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS EM GRANDE ESTILO

A Real Calçados, de Livramento de Nossa Senhora, localizada na Av. Dr. Edilson Pontes,  nº 156, Centro, comemora o Dia das Crianças com festa, alegria, ótimos preços e lançamentos, além de muitos brindes. Os funcionários da loja estão fantasiados de personagens infantis para acolher a criançada com todo amor e carinho. A loja estará aberta das 7:30 às 19:00 horas e no sábado das 7:30 às 16 horas. A Real Calçados tem crediário próprio e facilitado, tudo em 10x sem juros, confira!


Hiago George foi campeão do BBJ Pro de Los Angeles - EUA

Neste último fim de semana, dois importantes eventos de Jiu-Jitsu da IBJJF foram realizados nos Estados Unidos, em Los Angeles e Charlotte. Além disso, em Bucareste, na Romênia, foi disputada uma etapa do ADCC Trials, que funciona como seletiva para o ADCC, maior torneio de lutas agarrada do mundo, que acontece em 2019.

No BJJ Pro de Los Angeles, evento da IBJJF que premia os campeões com dinheiro, teve importantes nomes do Jiu-Jitsu em ação. Hiago George levou o título nos penas, enquanto Otávio Souza foi o campeão nos médios. A fera Lucas Hulk, líder do ranking da federação, foi o campeão nos pesados. Cada um levou US$ 4 mil.

O livramentense Hiago George agradece os seus patrocinadores: @bullterrierjj @cicerocosthabjj @action @farmaciasantapaula @gorilogrip @crossfightbahia @patchesbrasil @eneiasbraga @gvitordesign @rashguardsbr @xeide Murilo Supermercado Pagao, Beto Consol Contabilidade BA, academia Gym Park, na cidade de  Livramento de nossa Senhora/BAHIA. 


LÍDICE DA MATA FOI ELEITA DEPUTADA FEDERAL PELO PSB/BAHIA COM MAIS DE 100 MIL VOTOS

A Senadora Lídice da Mata foi eleita Deputada Federal pelo PSB/Bahia no último domingo (07) com 104.348 votos, sendo a 19ª mais votada no Estado. Em Salvador, Lídice obteve 46.006 votos, sendo a 3ª mais bem votada. A parlamentar termina seu mandato de 08 anos no Senado e, a partir de 2019, vai para a Câmara dos Deputados representar o povo baiano. Na Chapada Diamantina, sua campanha foi liderada pelos ex-prefeitos João Hipólito Rodrigues Filho (Abaíra) e Wilson Cardoso (Andaraí), que desde o início mantiveram-se fiéis ao PSB e à Lídice da Mata. Em contato com o Portal Livramento, João Hipólito destacou a votação expressiva obtida em Abaíra, 1.465 votos (33,66%), além de conseguir votos em Livramento de Nossa Senhora, Piatã, Mucugê, Dom Basílio e Seabra, totalizando quase 3.000 votos. Em Andaraí, Lídice da Mata obteve 3.134 votos (47,83% do total), reafirmando a liderança do ex-prefeito Wilson Cardoso. 


DEPUTADO NELSON LEAL FOI REELEITO PARA 6º MANDATO COM MAIS DE 65 MIL VOTOS

O livramentense Nelson Leal, filho do ex-prefeito Emerson Leal, foi reeleito pelo Partido Progressista (PP) no último domingo (07), para seu 6º mandato consecutivo na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. O Deputado Nelson Leal obteve 65.478 votos, sendo o 19º deputado mais votado no Estado. Em Livramento, Sérgio Brito, foi o Deputado Federal mais votado com 2.547 votos.


Ibope - Bahia, votos válidos: Rui Costa, 77%; Zé Ronaldo, 17%
Considerando os votos totais, Rui Costa, 62%; Zé Ronaldo, 14%; João Henrique, 2%; Marcos Mendes, Célia Sacramento, João Santana e Orlando Andrade têm 1%. Levantamento foi feito entre os dias 4 e 6 de

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6) aponta os seguintes percentuais de intenções de votos válidos para o governo da Bahia. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos válidos

Rui Costa (PT): 77%
Zé Ronaldo (DEM): 17%
João Henrique (PRTB): 2%
Célia Sacramento (Rede): 1%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Orlando Andrade (PCO): 1%
João Santana (MDB): 1%

Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Ibope considerando os votos totais.

  • Rui Costa (PT): 62%
  • Zé Ronaldo (DEM): 14%
  • João Henrique (PRTB): 2%
  • Marcos Mendes (PSOL): 1%
  • Célia Sacramento (Rede): 1%
  • João Santana (MDB): 1%
  • Orlando Andrade (PCO): 1%
  • Brancos e nulos: 11%
  • Não sabe/Não respondeu: 8%

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:

  • João Henrique (PRTB): 32%
  • Zé Ronaldo (DEM): 22%
  • João Santana (MDB): 19%
  • Célia Sacramento (Rede): 18%
  • Marcos Mendes (PSOL): 17%
  • Orlando Andrade (PCO): 15%
  • Rui Costa (PT): 15%
  • Poderia votar em todos: 7%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 22%

 

Fonte - G1