‘Não acredito que isso ocorra’, diz Hita sobre corte em auxílio a cidades com seca

Com a seca severa prevista para 2017, uma questão não cala: como os municípios baianos vão lidar com mais seca e estiagem? Daí, ocorre outra dúvida: há recursos para socorrer as cidades, sobretudo as do semiárido, responsável por dois terços do território baiano? Para o superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, a última questão será resolvida, mesmo com o cenário de cortes de verbas públicas e de recessão. “Emergência é emergência”, diz ao Bahia Notícias, e acrescenta: “Não acredito que isso ocorra em relação à Defesa Civil. ‘Porque em emergência, a gente não pode adotar coloração partidária. Aí, seria muita mesquinharia e egoísmo. Aí, você está falando da população do município e não do prefeito do partido A ou do partido B”, afirma.

 

Fonte - Bahia Notícias


MICA MANGA PRIME: FALTAM 04 DIAS, ADQUIRA LOGO O SEU INGRESSO

Faltam 04 dias e o 3º lote do Mica Manga Prime já está à venda por R$ 150,00 o camarote e R$ 60,00 o valor da pista. A festa acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 22:00 horas, no Arena Prime, em Livramento de Nossa Senhora. O evento conta com a apresentação das seguintes atrações:

• Léo Magalhães
• Neto LX
• Banda Raneychas
• Thiago & Samuel
Venha curtir o MICA MANGA PRIME, porque aqui, É Tudo Diferente! Uma marca de qualidade Ney Eventos e É SHOW Estruturas!


GRANDE PÚBLICO COMPARECE À CÂMARA MUNICIPAL PARA PRESTIGIAR SESSÃO SOLENE DE DIPLOMAÇÃO

Sob a presidência do juiz titular da 101ª Zona Eleitoral, João Lemos Rodrigues, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, a sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2016. Foram diplomados os prefeitos, vice-prefeitos  e vereadores de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape.
A diplomação é a etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos a que concorreram nas urnas, em nova solenidade a realizar-se no próximo dia 1º de janeiro de 2017.
Um grande público esteve presente no plenário D. Didi Azevedo superlotando as dependências da casa legislativa, evento em que compareceram, também, o promotor de justiça, Miller Castro, representantes dos diversos segmentos da sociedade, o Comandante da 46ª CIPM, Major Irlando Lino Oliveira e o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Nete Machado, e a advogada Mona Lisa Trindade, representante da OAB.
Apesar de convidados, mas não compareceram os prefeitos de Jussiape, Dom Basílio e Rio de Contas como também grande parte dos suplentes, além de religiosos das igrejas católica e evangélica.
Em sua fala de abertura do evento o juiz João Lemos Rodrigues agradeceu o empenho do chefe do Cartório Eleitoral, Guilherme Moreira de Souza e destacou os esforços dos demais serventuários. Também parabenizou os candidatos pelo sucesso nos pleitos.
Já no seu discurso, o promotor de justiça Millen Castro ressaltou a maneira como o processo eleitoral foi conduzido, pediu mais transparência para os novos prefeitos em suas gestões, em seguida agradeceu também ao chefe do Cartório e a seus auxiliares.
Millen Castro ressaltou que na 101ª Zona Eleitoral foi feito de tudo para que o processo eleitoral fosse o mais limpo possível, sem mácula, desde o alistamento até a diplomação, reafirmando que a Justiça Eleitoral agiu com o rigor necessário, com celeridade no julgamento de processos e recursos, para que efetivamente pudesse chegar a este dia da forma mais tranquila possível.

Yonélio Sayd
Jornalista/Radialista
DRT/MTBA 174


Esposa de Cabral, Adriana Ancelmo é suspensa provisoriamente da OAB

A advogada Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi suspensa por unanimidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Adriana foi julgada pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional do Rio de Janeiro e foi suspensa provisoriamente da Ordem. A decisão percorre por 90 dias. Adriana foi presa pela Operação Calicute, juntamente com Sérgio Cabral.

 

Fonte - Bahia Notícias


Secretaria Municipal de Educação ganha sede própria e apresenta resumo positivo de avanços e conquistas.

Livramento de Nossa Senhora é uma das poucas cidades do sudoeste baiano que construiu a sede própria da sua Secretaria de Educação e Cultura com toda infraestrutura administrativa para acomodar sua Equipe Técnica, Coordenadores e demais servidores. Conta com gabinete, setores de funcionamento de seus anexos, sala de reuniões, transporte escolar, merenda, supervisão de ensino, coordenação do projeto, almoxarifado e manutenção, tudo em ambiente climatizado. Também inclui cantina, banheiros, inclusive com acessibilidade, e amplo estacionamento.
O prédio deverá receber o nome da saudosa professora Gilvânia Lima Rodrigues Souza em homenagem a educadora livramentense que sempre foi dedicada ao ensino e formou muitos alunos que hoje atuam em várias áreas de atividades profissionais, empresariais e comerciais.
Durante o evento de inauguração, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Sebastião Fernandes de Oliveira, reforçou a importância da construção de um prédio próprio para a Educação e investimentos realizados pela Administração Paulo Azevedo para o desenvolvimento da educação e do ensino da rede pública municipal. Revelou que a nova sede reflete um pouco da sua gestão como titular da pasta no atual governo municipal.
“Mesmo com todos os esforços e muito trabalho do prefeito Paulo Azevedo em melhorar o ensino, ainda assumimos a Educação com algumas escolas precisando de melhorias em sua estrutura física e pedagógica. Firmamos uma forte parceria com os Conselhos Municipais, a exemplo do Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CAE, onde acompanhamos de perto a aquisição, distribuição, acondicionamento e preparo da merenda escolar -. Colhemos bons frutos. Aos poucos, fomos fazendo melhorias e manutenção de nossas escolas, sendo que pelo menos 65 delas passaram por reformas e ampliação nos últimos dois anos. Também distribuímos vasto material didático e pedagógico  para os professores e alunos e agora a prefeitura nos brinda com a construção de sede própria”, festejou.
O Secretário enalteceu ainda a atual boa fase que a educação vem atravessando, ressaltando que o município, na Gestão de Dr. Paulo, tem cumprido um papel fundamental na educação, onde essa mega construção será de grande utilidade para todos os professores e todos os servidores da educação.
“Hoje temos instalações fixa, de primeiro mundo, e não vamos mais precisar está alugando imóvel particular”, ressaltou o secretário.
A nova Secretaria de Educação foi inaugurada na data de 30 de setembro deste ano em solenidade bastante prestigiada e que contou com a presença do prefeito Paulo Azevedo, a primeira-dama Helinete Machado, vereadores, o secretário titular Sebastião Fernandes de Oliveira, professores, diretores e vice-diretoras e alunos da rede municipal, além  de convidados.
Tiãozinho Professor, como é mais conhecido, se mostra satisfeito e comemora que a educação em Livramento alcançou grandes avanços e importantes conquistas, especialmente na gestão de sua pasta. Sua administração como titular sempre é focada na relação escola-família, fortalecendo o papel que cada instituição deve desempenhar dentro do processo educativo da criança a fim de fazer com que ambas trabalhem em regime de colaboração, com o objetivo   de encontrar caminhos que auxiliem nos problemas enfrentados e eventuais conflitos entre alunos, pais e professores.
Ele aproveita para desejar aos professores, diretores e vices de escolas, equipe técnica, pais e alunos e ao povo livramentense um Feliz Natal e Ano Novo de muita Paz e um 2017 de muitas realizações, harmonia e muito sucesso nos planos e projetos pessoais de cada um.

Yonélio Sayd
Jornalista/Radialista
DRT/MTBA 174


Neto é informado da morte de colegas da Chape, 13 dias após acidente

O zagueiro Neto só foi informado nesta segunda-feira do acidente com o avião da Chapecoense, que causou a morte de 71 pessoas no último dia 29. Incluindo 19 companheiros seus de time.
A revelação foi feita pelo médico Carlos Mendonça, que contou sobre o acidente para o jogador acompanhado por uma psicóloga. Segundo Mendonça, a equipe que acompanha o atleta tentou ao máximo evitar falar para o atleta sobre o grau do acidente para evitar danos psicológicos. Mas afirmou que não era mais possível omitir o que havia acontecido.
- Nós conversamos com o Neto hoje (segunda), falamos sobre o acidente, ele não sabia do acidente, em comum acordo com a equipe clínica do hospital para que não houvesse nenhum problema na recuperação clínica e no estado emocional dele. Então, junto com a psicóloga, falamos com ele hoje. No início, ficou muito emocionado porque não sabia, mas ele é muito forte e entendeu - disse Mendonça.
- Eu fiquei quase duas horas no quarto conversando com ele sobre esse assunto. Ele me perguntou sobre tudo, eu respondi sobre tudo e ele está totalmente consciente de tudo e acho que isso vai ser bom para a recuperação dele. Porque estava ficando um peso muito grande sobre a família, principalmente, sobre a esposa. Ele perguntava, e a esposa não podia falar. E gerava um transtorno muito grande. Então, levamos até onde deu. Ele está muito bem, tranquilo - acrescentou.


Grupo explode agência do Banco do Brasil em Jussiape; um é feito refém
Foto Will Assunção /Jussi Up Press

Um grupo de homens armados explodiu a agência do Banco do Brasil de Jussiape, na Chapada Diamantina, na madrugada desta segunda-feira (12). De acordo com a agência de notícias Jussi Up Press, o crime aconteceu por volta das 1h30. Os assaltantes fizeram várias detonações e a unidade ficou completamente destruída. A quadrilha se espalhou pela cidade durante a ação e fez um homem refém. A vítima relatou que não foi agredida fisicamente e foi liberada em seguida. Com as explosões, a parede que separa a agência de uma residência foi destruída. Além das explosões, os suspeitos atiraram contra o pneu da viatura da polícia e contra o muro de uma escola da rede municipal. A Polícia Militar foi acionada por moradores da região. Não há informações sobre a quantia roubada e não há registro de feridos.

 

Fonte - Bahia Notícias



Conquista: Aeroporto deve ficar pronto em 2018; terminal de passageiros custará R$ 45 mi

O secretário de Aeroportos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Leonardo Cruz, confirmou nesta segunda-feira (12), em vistoria às obras do aeroporto de Vitória da Conquista, que o equipamento deve ficar pronto em 2018. “A gente sabe da importância do município não só para o governo da Bahia como polariza toda uma região do Norte de Minas Gerais. Então hoje a gente está entregando uma primeira parte da obra, a licitação do terminal o Governo do Estado da Bahia já abriu e está em fase de encaminhamento para 2018 a gente consiga entregar o aeroporto pronto”, afirmou em entrevista ao Blog do Anderson. Ainda segundo Cruz, o convênio firmado entre os governos federal e do Estado para a construção do terminal de passageiros do aeroporto está na ordem de R$ 45 milhões, e a empresa vencedora do edital deverá ser divulgada no próximo final de semana.

 

Fonte - Bahia Notícias


Mais de 9,4 mil funcionários do BB aderem ao plano de aposentadoria incentivada

O plano extraordinário de aposentadoria incentivada do Banco do Brasil teve adesão de 9.409 funcionários até a última sexta-feira (9), quando o prazo foi encerrado. O banco informou que as despesas não recorrentes com o pagamento de incentivos do plano devem custar R$ 1,4 bilhão neste ano. De acordo com O Globo, a economia estimada é da ordem de R$ 2,3 bilhões em 2017. O BB agora possui 100 mil funcionários. O plano extraordinário de aposentadoria incentivada é parte das medidas anunciadas em novembro pela instituição para reduzir custos.

 

Fonte - Bahia Notícias


CICLISTAS LIVRAMENTENSES REALIZARAM 1ª CICLOVIAGEM DOS PEDALUDOS BIKE CLUBE

No último domingo (11), ciclistas livramentenses realizaram a 1ª Cicloviagem dos Pedaludos Bike Clube, com percurso de 206 Km, de Vitória da Conquista a Livramento de Nossa Senhora. O grupo formado por Leo da Ismatec, Eduardo Aguiar, Fábio Machado, Helder do Banco do Brasil, Leido gerente do Banco do Brasil, Eziltom, Thiago Evolution Bike, Thiago Evangelista, Nato da Portal Link e Luigy, teve o suporte dos ciclistas Dr. Leonardo, Lucas, Zé Lázaro e Elias Júnior, que foram até o município de Aracatu e conduziram os ciclistas vindo de Conquista, até a chegada em Livramento. O grupo contou com o apoio da Ismatec, materiais de construção, para realizar e superar este grande desafio.

CICLISTAS LIVRAMENTENSES REALIZARAM 1ª CICLOVIAGEM DOS PEDALUDOS BIKE CLUBE

Tragédia: Telhado de igreja evangélica desaba e mata 160 fieis durante culto na Nigéria

Ao menos 160 pessoas morreram neste domingo (11) no desabamento de uma igreja evangélica no sudeste da Nigéria, segundo o diretor de um hospital da região.

Os necrotérios da cidade de Uyu estão lotados depois da tragédia, disse Etete Peters, diretor do Hospital Universitário de Uyu à Associated Press. “No hospital universitário de Uyo, onde estou agora, pude ver mais de uma centena de cadáveres, muitos estão amontoados uns sobre os outros no chão”, disse o fotojornalista Ini Samuel à Reuters.

“Testemunhas também disseram ontem que os cadáveres estavam embalados em quatro em cada saco.” Gary Ubong, um morador, afirmou que o telhado da igreja desmoronou quando um pastor estava sendo consagrado como bispo na presença de autoridades do governo. “Eu vi mais de 100 corpos sendo carregados para fora”, disse Ubong, que correu para o local após o acidente. “Eu também fui a dois hospitais e vi montes de corpos difíceis de contar.” Segundo uma fonte próxima ao hospital universitário de Uyo, local da tragédia, há mais de 200 feridos. “Todos nossos médicos foram contatados para enfrentar esta situação de emergência”, declarou Peters.

 

Fonte - VCN


MPT ajuiza ação contra Caixa por terceirização e pede convocação de aprovados em concurso

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia ingressou com uma ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal para pôr fim a terceirização ilícita e convocar os aprovados no último concurso da instituição. A ação, com abrangência nacional, quer que somente os concursados desempenhem funções realizadas atualmente por terceirizados. A ação ainda pede que o banco seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 20 milhões.  “Enquanto a terceirização ilegal se perpetuar, os concursados não tomam posse”, disse o procurador do trabalho Ilan Fonseca, responsável pelo processo. Desde 2013, o MPT recebe inúmeras denúncias em diversos municípios baianos que relatam a existência de terceirização ilícita de atividades-fim em agências da Caixa, fraudando, assim, o instituto do concurso público como única forma de ingresso no serviço público. A investigação teve início em outubro de 2013, após uma representação contra Caixa de Gandu, no sul da Bahia, por terceirização. Por causa da proximidade com Gandu, a agência da Caixa de Ipiaú também passou a ser investigada. Entre outras descobertas, chamou a atenção do procurador a de que a remuneração dos empregados terceirizados é bastante inferior à dos empregados diretos da Caixa, mesmo quando o terceirizado atua substituindo formalmente os funcionários concursados. O prejuízo aos trabalhadores terceirizados e aos candidatos aprovados em concursos atinge todo o país, a exemplo de casos identificados em Minas Gerais e Distrito Federal, que também têm ações civis públicas correndo pelo mesmo motivo. Caso a Justiça acate a ação, a indenização será revertida para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a instituições com finalidade pública da Bahia. Em caráter liminar, o MPT quer que a Justiça obrigue a Caixa a rescindir, em até 90 dias, os contratos com terceirizados e seja proibida de firmar novos contratos de terceirização. O procurador quer que a Justiça estabeleça multa R$ 10 mil, também reversível ao FAT, para cada descumprimento da decisão. 

 

Fonte - Bahia Notícias


LIVRAMENTO: PREVISÃO DO TEMPO INDICA CHUVA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Segundo a meteorologia da Seagri os próximos dias em Livramento de Nossa Senhora serão chuvosos, sobretudo na segunda (12) e terça (13), quando é previsto mais de 30 mm de chuva. Amanhã (11) a previsão também é de pancadas de chuvas com mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.


Relator da ONU diz que PEC do Teto terá impacto “severo” nos mais pobres

Relator do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Philip Alston, diz que a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 55, a PEC do Teto, terá impacto “severo” sobre os mais pobres e recomenda ao governo brasileiro que garanta um “debate público apropriado” sobre a PEC. Alston sugere que o governo faça uma estimativa do impacto sobre os setores mais pobres da sociedade e que identifique outras alternativas para atingir austeridade fiscal. O posicionamento foi divulgado nesta sexta (9) em comunicado pelo conselho à imprensa. A PEC do Teto deverá ser votada em segundo turno pelo Senado na próxima terça-feira (13). A proposta limita as despesas do governo federal, com cifras corrigidas pela inflação, pelo período de 20 anos.

A medida é vista pelo governo como forma de incentivar a retomada da economia brasileira. “Se adotada, essa emenda bloqueará gastos em níveis inadequados e rapidamente decrescentes na saúde, educação e segurança social, portanto, colocando toda uma geração futura em risco de receber uma proteção social muito abaixo dos níveis atuais”, diz o relator especial da ONU para extrema pobreza e direitos humanos. A proposta do governo não prevê um limite mínimo de gastos para saúde e educação, mas as áreas estarão sob o mesmo teto das despesas públicas. O ministro da Educação, Mendonça Filho, têm dito que esses setores terão prioridade. Para educação, ele diz que haverá um incremento no Orçamento já no próximo ano.


Para o relator da ONU, o efeito principal e inevitável da PEC, elaborada para forçar um congelamento orçamentário, como demonstração de prudência fiscal, será o prejuízo aos mais pobres nas próximas décadas. “Vai atingir com mais força os brasileiros mais pobres e vulneráveis, aumentando os níveis de desigualdade em uma sociedade já extremamente desigual e, definitivamente, assinala que, para o Brasil, os direitos sociais terão muito baixa prioridade nos próximos 20 anos.”

O comunicado diz que o Brasil é a maior economia da América Latina e sofre sua mais grave recessão em décadas, com níveis de desemprego que quase dobraram desde o início de 2015. No entanto, a PEC “evidentemente viola as obrigações do Brasil de acordo com o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que o país ratificou em 1992, que veda a adoção de ‘medidas deliberadamente regressivas’ a não ser que não exista nenhuma outra alternativa e que uma profunda consideração seja dada de modo a garantir que as medidas adotadas sejam necessárias e proporcionais”.

O relator especial diz que entrou em contato com o governo brasileiro para entender melhor o processo e o propósito das medidas. Ele ressaltou que “mostrar prudência econômica e fiscal e respeitar as normas internacionais de direitos humanos não são objetivos mutuamente excludentes, já que ambos focam na importância de desenhar medidas cuidadosamente de forma a evitar ao máximo o impacto negativo sobre as pessoas”.

A PEC do Teto de Gastos proposta pelo governo federal tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. Considerada pelo governo Michel Temer como o primeiro passo para superar a crise econômica e financeira do país, a medida fixa para os três Poderes, Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União um limite anual de despesas. Da Agência Brasil.