TSE cassa mandato do governador Marcelo Miranda, de Tocantins; vice também é alvo

O Trinunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da sua vice-governadora, Cláudia Lelis (PV), pelo crime de caixa 2. A decisão foi tomada por 5 votos a 2 e tem efeito imediato, ou seja, o governador deverá deixar o cargo para a realização de novas eleições. O vencedor deverá exercer a função até o final deste ano. O novo pleito deverá ocorrer entre os próximos 20 e 40 dias. Até lá, o cargo de governador será ocupado pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Mauro Carlesse (PHS).

 

Fonte - Bahia Notícias


STF suspende eventual prisão de Lula até julgamento de habeas corpus em 4 de abril

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar para o dia 4 de abril o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode adiar o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês definida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Com a decisão do STF, mesmo que haja a finalização do julgamento dos embargos no TRF-4 na próxima segunda-feira (26), Lula não poderá ser preso até que a Suprema Corte decida se o habeas corpus será válido ou não. O julgamento contraria o relator do ministro Edson Fachin, que defende o cumprimento da prisão a partir de condenação em segunda instância. O placar definitivo ainda não ficou definido, porém, com a votação desta quinta-feira (22), o ex-presidente Lula ficará em liberdade até que o STF decida se a condenação do TRF-4 deve ser cumprida imediatamente.

 

Fonte - iBahia


Fann Estourado se apresenta no Forró do Mica em Livramento

Fann Estourado vem se destacando no cenário musical regional. Cotado para as melhores festas, ele se apresenta no Forró do Mica no dia 30 de abril em Livramento. Um evento conceituado na região, só podia contar com a qualidade de Fann Estourado que vem com novidades em seu repertório com muito Forró e Sertanejo e a irreverência e simpatia de sempre. Fann Estourado tem recebido propostas para eventos fora da Bahia, levando o nome e a música brumadense para diversos locais do Brasil. A novidade é sua nova canção, que já é sucesso muito pedido nas emissoras de rádio da região: “Lembrar da gente”. Então não perca o Forró do Mica, Forró e Sertanejo é com Fann Estourado, o cantor mais estourado da região.


São Paulo passa a usar versão digital da CNH; documento poderá ser acessado no celular

O estado de São Paulo passa a emitir nesta quinta-feira (22) a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. O modelo estará disponível gratuitamente por meio do aplicativo CNH Digital, que pode ser baixado nas lojas Playstore e iTunes. A tecnologia está disponível desde outubro em Goiás. De acordo com a Folha, o documento terá o mesmo valor jurídico daquele tradicional, mas é preciso que a habilitação esteja dentro do prazo de validade, tenha QR-Code e esteja livre de bloqueios. Caso a habilitação do motorista seja de um modelo sem QR-Code, é necessário solicitar uma segunda via. 

 

Fonte - Bahia Notícias


Livramento: Nota da UBD nada esclarece e prefeitura fica em silêncio

Depois da matéria do site Mandacaru (Ricardinho cai na pegadinha dos 10 melhores do Brasil) a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, distribuiu uma Nota de Esclarecimento da União Brasileira de Divulgação-UBD.
Mas nada esclarece sobre o que foi divulgado, além de omitir o endereço da sede, limitou-se a apresentar a entidade, dizer sua finalidade, o que faz, que não tem fins lucrativos e só cobra pela inscrição em seus seminários.
O documento, assinado pelo diretor de pesquisa Fernando Vieira da Cunha é datado de Paulista, cidade da região metropolitana de Recife (PE).
O engodo praticado pela UBD e usado pelos prefeitos para fazer marketing, tem sido objeto de matérias em blogs de vários municípios do Brasil (veja alguns, abaixo). 
Ela divulga resultado de consulta popular inexistente e ajuda os prefeitos a enganar a população. A própria página do seu site mostra ser, de fato, uma entidade “mequetrefe”, como qualificou o jornalista catarinense.
O prefeito Ricardinho Ribeiro não teve o cuidado de observar, por exemplo, que a UBD disse ter feito consulta popular em 3.920 municípios, em apenas dois meses, façanha que nem o IBGE conseguiria.
E que o prefeito foi o 58º dos 5.678, não dos 3.920 pesquisados. A informação da prefeitura diz que foram avaliados “transparência, responsabilidade fiscal, credibilidade e comprometimento com a sociedade”.
Mas isso é uma imposição da lei, não serve para avaliar desempenho de gestor. Ou ele cumpre ou incorre no crime de improbidade. Não pode haver prêmio para o mero cumprimento da obrigação.
Mesmo assim, caberia ao prefeito indagar da UBD como a população foi consultada sobre esses quesitos, onde e quantas pessoas foram ouvidas, qual a metodologia aplicada, como exige a estatística.
Em suma, prefeito e os entusiasmados assessores, blogs que publicaram a informação sem questionar, e a população foram todos ludibriados, numa terra de tanta gente sabida.

 

Fonte - Mandacaru da Serra do Jornalista Raimundo Marinho



LIVRAMENTO: APAGÃO DE MAIS DE 5 HORAS MUDOU A ROTINA DA CIDADE
Foto de Bairro Taquari

Na tarde de ontem (21), por volta das 15:50, um apagão na rede elétrica que durou mais de 5:00 horas mudou a rotina do município de Livramento de Nossa Senhora. Muitas empresas fecharam as portas às 17:00 horas, serviços públicos também foram afetados e, durante à noite, alguns bares e restaurantes funcionaram à luz de velas. A energia elétrica foi restabelecida por volta das 21:10 horas. O apagão atingiu as regiões Norte e Nordeste deixando 13 Estados sem energia, por pelo menos 3:00 horas. A causa, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), foi uma falha no disjuntor da Subestação de Xingu, responsável pelo escoamento da geração de energia da Usina de Belo Monte.


Inscrições para Enem começam dia 7 de maio; provas serão nos dias 4 e 11 de novembro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão no dia 7 de maio e seguirão até o dia 18 do mesmo mês. A data foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (21), quando foi lançado o edital completo do exame. Quem precisar solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição deve fazê-lo entre os dias 2 e 11 de abril, por meio do site http://enem.inep.gov.br/participante, que reunirá todas as informações sobre processo de inscrição e acompanhamento da inscrição. A solicitação de atendimento pelo nome social deve ser feita entre os dias 28 de maio e 3 de junho. Conforme calendário do exame, as provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro, com abertura dos portões das 12h até as 13h e início das provas previsto para 13h30. No primeiro dia de Enem, nas 5h30 de duração do exame serão aplicadas a redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No final de semana seguinte serão cinco horas de prova, para que sejam respondidas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática. Com a prova do Enem, o candidato poderá ter acesso ao ensino superior em instituições federais e particulares, por meio de programas governamentais de financiamento ou apoio. O resultado do Enem também pode ser usado como instrumento de seleção em alguns setores do mercado de trabalho. A empresa que aplicará o exame será contratada pelo Inep. 

 

Fonte - Correio24horas


ONS diz que falha em disjuntor na estação de Xingu provocou apagão

Uma falha em um disjuntor da subestação de Xingu, que é responsável pelo escoamento de praticamente toda a geração da usina de Belo Monte, provocou um colapso na distribuição de energia para 13 Estados do Norte e Nordeste por mais de três horas, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS). As causas da falha no disjuntor, que afetou mais de 70 milhões de pessoas, estão sendo apuradas e devem ser conhecidas em 10 a 15 dias. De acordo com o diretor-geral da ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, a falha provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste. No Norte, que exporta energia para o Nordeste, o excesso de energia levou ao desligamento das usinas de geração, o que atrasou ainda mais a recomposição na região Nordeste, que hoje importa energia. Até 20h alguns Estados do Nordeste ainda estavam sem energia. "Tivemos praticamente um colapso nessas duas regiões. Com 30 circuitos desligados. Apenas Acre, Roraima e Rondônia não foram afetados porque não estão ligados ao sistema integrado. Alguns circuitos do Sul e Sudeste também tiveram que ser desligados, mas por poucos minutos, já que havia energia suficiente no sistema para atender essas duas regiões", resumiu o diretor-geral da ONS.

 

Fonte - Bahia Notícias


LIVRAMENTO: PREFEITURA DIVULGOU EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS DO MUNICÍPIO; SÃO 26 LOTES TOTALIZANDO 2,5 MILHÕES DE REAIS

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Livramento de Nossa Senhora nesta quarta-feira (21), o Processo Administrativo nº 817/2018 que estabelece Concorrência Pública nº 002/2018 e o Edital de Concorrência Pública 002/2018, para alienação de bens imóveis de propriedade do município de Livramento. São 26 lotes localizados na sede e nos Distritos de Iguatemí e Itanagé, totalizando 2,5 milhões de reais (lance mínimo de todos os lotes somados). O certame ocorrerá dia 24 de abril às 9:00 horas, na sala de Licitação da Prefeitura Municipal, confira todas as infromações no link.

http://www.livramentodenossasenhora.ba.io.org.br/diarioOficial/download/467/2060/0


LIVRAMENTO: COLÉGIO ESTADUAL DE LIVRAMENTO REALIZA PROJETO COM-VIDA EM DEFESA DA ÁGUA

O Colégio Estadual de Livramento realiza dias 22 e 23 de março o Projeto COM-VIDA em defesa da água. Na quinta-feira (22) acontece passeio ecológico na Lagoa da Estocada, com saída do colégio a partir das 7:00 horas, na sexta-feira (23), também na Lagoa da Estocada, a equipe fará limpeza da área, arborização, pesca, repovoamento e piquenique.


LIVRAMENTO: MANO WALTER É A ATRAÇÃO DO FORRÓ DO MICA 2018

Ele não deixou de ser peão e vai cantar muito modão no Forró do Mica! Isso mesmo! O nosso querido Mano Walter é a primeira atração confirmada do evento que marcou a história de Livramento e, tradicionalmente, acontecerá mais uma vez! O evento será realizado no Clube de Campo Caiçara, no dia 30 de Abril, e contará com uma mega estrutura! O que já é a marca de Ney Eventos e Empreendimentos! E o melhor é que será em uma véspera de feriado! É diferente que tu quer? Então toma! Chame a galera e espalhe a novidade porque será o melhor evento do ano!


CONFIRA AS OFERTAS DE PÁSCOA DA CENTRAL DAS CARNES

A Central das Carnes preparou muitas ofertas de produtos para a Páscoa, com ótimos preços e qualidade. A loja mudou de endereço e agora está atendendo na Avenida Dr. Nelson Leal, nº 491, Centro, Livramento de Nossa Senhora, antigo Hiper Mais, confira!

CONFIRA AS OFERTAS DE PÁSCOA DA CENTRAL DAS CARNES

Livramento: Ricardinho cai na pegadinha dos 100 melhores do Brasil
Foto: Portal Livramento

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou nota, nesta terça (20), com dados de uma pesquisa, onde o prefeito Ricardinho Ribeiro aparece como o 4º melhor entre os 417 prefeitos baianos.

E mais, é 58º dos 5.678 alcaides do Brasil. Salienta que foram avaliadas “transparência, responsabilidade fiscal, credibilidade e comprometimento com a sociedade”. O diploma será entregue dia 23, em Recife.

Informa que a pesquisa é da União Brasileira de Divulgação (UBD). Na verdade, é uma obscura entidade que usa essa suposta pesquisa para ganhar dinheiro. Consta que escolhe os 100 melhores do país, mas só na Bahia são 54.

Seu próprio site gera desconfiança, com um mapa indicando mais de 500 classificados, e onde Ricardinho não é 4º e sim 7º, na Bahia, depois de Salvador, Juazeiro, Feira, Ipirá e Canudos (http://www.ubd.com.br/).

Segundo o jornalista Milton Alves, do Diário do Sul (Santa Catarina), a UBD cobra R$1.980,00 para entregar o diploma ou R$680,00, para enviar pelos Correios. Os prefeitos ainda pagam passagens e hospedagem.

Segundo o mesmo jornalista, a UBD não faz nenhuma pesquisa e se trata de “uma instituição mequetrefe que vem desde 2001 ludibriando prefeitos com uma suposta pesquisa de qualidade” (*).

Quem mora em Livramento sabe que por mais dedicado que tenha sido o prefeito, com todo respeito, ele ainda está muito longe de figurar entre os 100 melhores do Brasil e muito menos o 4º da Bahia.

Espantoso é como gente tão sabida, incluindo prefeito e assessoria, cai nessa pegadinha, sabendo que nossos serviços públicos estão sucateados, sem sistemas de água e esgoto, além de saúde e segurança públicas tão precárias.

 

Fonte - Mandacaru da Serra


PF inicia operação contra fraude à Previdência no sul baiano; desvio chega a R$ 11,4 mi

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) uma operação para desarticular um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários desde 2008. A Operação Ventura, em parceria com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Mascote e Itabuna. Conforme investigações em curso desde o ano passado, funcionários da prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através do Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, para criar tempo de serviço fictício e obter benefícios previdenciários. O nome da operação faz alusão ao principal investigado, um servidor da prefeitura de Mascote que se favorecia do cargo para inserir os vínculos empregatício fictícios de terceiros com a gestão. Segundo a Secretaria de Previdência, a fraude gerou prejuízo de R$ 11.441.301,20. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado e inserção de dados falsos em sistema de informações. 

 

Fonte - Extra