Covid: Aumenta procura por atestados de comorbidade e suspeitas de fraude

O início da vacinação contra a Covid-19 das pessoas com comorbidades gerou um aumento da procura por atestados médicos. O fato também levanta dúvidas sobre fraudes. De acordo com reportagem do Estadão, casos de supostos “fura fila” já estão em investigação em alguns estados, a exemplo do Amapá e Paraíba, os relatos e desconfiança por parte dos profissionais de saúde podem ser identificados espalhados pelo Brasil.

O Ministério da Saúde definiu quais doenças crônicas devem ser consideradas prioridade na vacinação contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização (PNI).  A lista inclui doenças que atingem parte significativa da população, como diabetes e cardiopatias. Porém, em alguns casos, como no da hipertensão, a imunização é permitida apenas para pessoas que estão em estágios menos leves da patologia, ressalta a reportagem.

Segundo o MS, o Brasil tem cerca de 17,7 milhões de pessoas de 18 a 59 anos que se enquadram no grupo de doenças crônicas e estão aptas à vacinação contra a Covid-19.

Diante da possibilidade de fraude, no Amapá e na Paraíba, procedimentos foram instaurados pelos Ministérios Públicos estaduais e o Federal, e seguem em apuração.

Na Bahia o Grupo de Trabalho para acompanhamento das ações de enfrentamento do coronavírus (GT Coronavírus) do Ministério Público estadual encaminho, na semana passada, uma Nota Técnica de orientação à atuação dos promotores de Justiça quanto aos casos de falsa comprovação de comorbidade ou de condição clínica especial que configuram “fura-fila” da vacinação contra a Covid-19.  

A Nota não tem caráter vinculativo, e foi assinada pelos coordenadores do GT, promotores de Justiça André Lavigne, Frank Ferrari, Patrícia Medrado, Rita Tourinho e Rogério Queiroz.

O GT orienta que, quando recebidas denúncias de fura-fila por falsa comprovação, os promotores de Justiça solicitem a lista de pessoas com comorbidade ou condições clínicas especiais vacinadas no município para realização de auditoria por amostragem. A Nota orienta ainda que os promotores avaliem a adoção de providências criminais e para combate a improbidade administrativa em caso de envolvimento de agentes públicos. Foi orientado também o alerta aos gestores sobre a importância de armazenar o documento de comprovação da comorbidade ou condição clínica especial utilizado para a vacinação, que deverá ser disponibilizado aos órgãos de controle e fiscalização quando solicitado para verificação da sua autenticidade. 

Enquanto de um lado pode haver facilidades e benefícios usufruídos pelos fraudadores, por outro há quem enfrente dificuldades de obter toda a comprovação necessária para ser vacinada.

O ex-presidente da Anvisa, o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, acredita que faltou transparência no desenvolvimento do PNI e esse fato impacta atualmente na difusão de informação na pandemia: “Deveria ter colocado em consulta pública para a sociedade saber o que estamos fazendo e propondo. O fato de não fazer isso cria um clima de barata voa, de gente com dificuldade para demonstrar ter comorbidade e gente buscando facilidades”, disse ao Estadão. 

Vecina Neto ainda ressalta que a população enfrenta muitas dúvidas para reconhecer se são ou não de algum grupo prioritário.

 

Fonte - BN


Com vacinação autorizada, estudantes da saúde em campo enfrentam dificuldade com faculdades

Assim como médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde já estão habilitados a se vacinar contra a Covid-19 na Bahia, estudantes dessas áreas também podem ser imunizados, desde que realizem estágios em unidades de saúde. A autorização não é de agora, mas na última semana o Bahia Notícias recebeu denúncias de alunos que têm encontrado dificuldade para garantir esse direito.

Na Universidade Salvador (Unifacs), por exemplo, alunos de Medicina apontam que a lista com os nomes foi enviada à prefeitura da capital no dia 29 de abril, mas a pasta informa que os dados estão incorretos e a faculdade não retorna os apelos deles. "Alunos continuam nos campos de prática sem vacinação. Todas as outras faculdades particulares já vacinaram os estudantes de Medicina", critica um aluno.

Procurada pelo portal, a Unifacs afirma que, desde o início da campanha de imunização na capital baiana, "buscou orientação junto aos órgãos competentes acerca da inclusão dos alunos em campo de prática nos mutirões de vacinação realizados para os profissionais de saúde de maneira prioritária". No entanto, a instituição pondera que não possui autonomia para liberar a aplicação.

Com isso, a universidade frisa que os alunos que se sentirem ameaçados com o risco de contágio "sempre podem optar por realizar o internato em outro momento, sem prejuízos algum à formação acadêmica, conforme procedimentos institucionais amplamente divulgados".

O BN também procurou as secretarias de saúde do Estado (Sesab) e do município (SMS). Ambas confirmaram que os estudantes em campo de prática podem receber a vacina no momento em que a campanha de vacinação contemplar a categoria profissional deles. A SMS acrescentou ainda que é responsabilidade da instituição de ensino enviar os nomes, com a inclusão do local de estágio. Obrigatória, esta segunda informação é o que está vacante na lista da Unifacs.

O BN também recebeu relatos de estudantes de outras instituições se ensino em que há habilitados a se vacinar, caso façam estágio em unidades de saúde, mas que ainda não conseguiram receber a primeira dose. Informações apontam que há casos de faculdades que ainda não enviaram a lista com os nomes dos discentes à gestão soteropolitana.

 

Fonte - BN 


Policiais combatem exploração sexual de crianças em vários estados

Policiais de vários estados cumprem hoje (18) mandados contra suspeitos de compartilhar fotos e vídeos contendo imagens de sexo com crianças e adolescentes. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as investigações identificaram diversos grupos que trocavam os arquivos pela internet.

No estado do Rio, os agentes cumprem mandados na cidade do Rio de Janeiro e em municípios de Macaé e Campos (no norte do estado), Niterói e Duque de Caxias (no Grande Rio). A operação Lótus está sendo coordenada no Rio de Janeiro pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV).

 

Fonte - Agência Brasil



Sesab recebe vacinas na madrugada e inicia distribuição para municípios

Já estão em solo baiano 297.300 doses de vacinas contra Covid-19. O novo lote com 246.300 vacinas da Oxford/ AstraZeneca e 51 mil da Coronavac pousou durante a madrugada desta terça-feira (18) no Aeroporto de Salvador.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, após a contagem e divisão dos imunizantes, eles seguiram para os municípios. 

O novo lote vai ser destinado apenas a aplicação de segundas doses.

VACINA DA PFIZER

Uma nova remessa com 39.780 doses da vacina da Pfizer também está prevista para chegar ainda nesta terça na Bahia, por volta de 16h25. 

A Sesab informou que este lote terá a distribuição ampliada para algumas cidades do estado com os ultracongeladores necessários para armazenar o imunizante a -70ºC.

 

Fonte - Bahia Notícias


Covid-19: Bahia prorroga toque de recolher até 26 de abril

O governo da Bahia prorrogou as medidas de distanciamento e restritivas para atividades não essenciais adotadas para conter a circulação do novo coronavírus no estado. Elas terão validade pelo menos até o dia 26 de abril. Entre as ações, figura o toque de recolher. Entre as 20h e as 5h, foi instituída restrição para a circulação e permanência de pessoas nas ruas, praças e outros locais públicos.

Na região de Irecê, 23 municípios terão um toque de recolher maior, das 18h às 5h. A circulação de transporte público também fica proibida entre as 20h30 e as 5h.

O decreto publicado pelo governo proíbe também o comércio de bebidas alcoólicas das 18h do dia 23 de abril (sexta-feira da próxima semana) até as 5h do dia 26 de abril (segunda-feira seguinte).

Também continuam proibidos shows e festas em qualquer lugar e com qualquer número de participantes. O governo autoriza, contudo, eventos científicos, desde que cumpridos protocolos sanitários e com número de participantes limitado a 50 pessoas.

Em 99 cidades da Bahia, não é permitido realizar qualquer tipo de evento com qualquer quantidade de pessoas. Nessas cidades as restrições foram maiores em razão da situação epidemiológica e da circulação do vírus.

 

Fonte - BN 

 


MC Kevin morre após cair do 11º andar de hotel no Rio de Janeiro

O funkeiro MC Kevin, de 23 anos, faleceu na noite deste domingo (16), no Rio de Janeiro. Ele veio a óbito após cair do 11º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital.

A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio horas após a queda. Segundo o G1 RJ, o Corpo de Bombeiros disse ter sido acionado para atender a ocorrência por volta das 18h13, quando o levaram para o hospital Miguel Couto em estado considerado muito grave. Agora, a Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte.

No momento, MC Kevin estava acompanhado de sua esposa, a advogada Deolane Bezerra, com quem havia se casado há duas semanas, no México. Ela prestou uma homenagem a ele, com uma postagem no Instagram.

"Você é e sempre será o amor da minha vida, o amor mais lindo que tive, o homem que mais me amou e me admirou! Vai com Deus, meu menino, eu sempre vou te amar!!!", compartilhou.

POLÊMICAS E SUCESSO

A carreira de Kevin Nascimento Bueno foi marcada tanto por canções que se tornaram hits quanto por polêmicas. Na música, ele lançou parcerias com artistas como MC Guimê e registrou sucessos como "Cavalo de Troia" e "O menino encantou a quebrada".

Já no âmbito pessoal estão um indiciamento por injúria e incitação ao crime após ter feito publicações contra policiais, em janeiro deste ano, uma denúncia por quebra do isolamento social, em maio do ano passado, e uma prisão por consumo de drogas, em junho de 2019.

 

Fonte - Bahia Notícias


CONFIRA AS OFERTAS DA DISTRIBUIDORA BANFRIOS

A distribuidora BanFrios, especializada no comércio varejista e atacadista de produtos frios e congelados, oferece aos seus clientes mix completo para restaurantes, lanchonetes e pizzarias, além de todos os utensílios para uso doméstico e comercial, destacando que alguns produtos (queijo, presunto, bacon) são previamente fatiados para melhor atender sua clientela. Lá você encontra também toda linha para limpeza doméstica e higiene pessoal, além de frutas e verduras frescas. E o melhor, tudo para seu churrasco (carne bovina, suína, calabresa, frango), com cortes selecionados e já temperados, pronto para consumo. A BanFrios fica na Rua Cônego Hygino, em frente ao Boi na Brasa, centro na cidade de Livramento de Nossa Senhora, telefone (77) 99100-0435, (77) 98844-3145 e (77) 99935-6407.


Bahia recebe na sexta lote com 566.750 doses de vacinas para aplicação da 2ª dose

A Bahia vai receber 566.750 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (14). A previsão é de que a carga chegue às 9h40 no aeroporto de Salvador. Serão 438.750 doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca e 128.000 de Coronavac. Toda a remessa recebida será para aplicação de segundas doses nas pessoas aptas, informou o secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas.

Cidades da Bahia e do Brasil tiveram a aplicação da dose de reforço da Coronavac atrasada nas últimas semanas devido a falta de disponibilidade da vacina. 

Somente em Salvador, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são cerca de 60 mil pessoas com atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac.

 

Fonte - iBahia


Rendimento do brasileiro deve cair em 2021, mostra pesquisa do BC

O rendimento do brasileiro deve cair 1,3% ao fim de 2021, segundo levantamento feito pelo BC (Banco Central) com economistas divulgado nesta quarta-feira (12). A maioria dos entrevistados também projeta que o PIB (Produto Interno Bruto) deve alcançar os níveis observados antes da pandemia de Covid-19 no quarto trimestre deste ano.

A questão levava em conta a renda proveniente do trabalho. O mercado estimou que os ganhos efetivos, quando são incluídas outras fontes além do emprego, devem subir 0,6% no ano, percentual é que considerado estabilidade.

Em relação ao PIB, quem não vê uma recuperação da atividade ainda neste ano, projeta que a retomada do patamar pré-crise sanitária ocorra no primeiro trimestre do ano que vem.

As questões foram enviadas antes da reunião mais recente do Copom, que ocorreu em 4 e 5 de maio. As respostas contribuem para o conjunto de informações que subsidiam a decisão sobre a Selic, taxa básica de juros.

As perguntas são feitas em todas as reuniões, mas esta é a primeira vez que a autoridade monetária divulga o conjunto de respostas.

Em relação ao mercado de trabalho, a expectativa dos economistas ouvidos pelo BC é que a taxa de desemprego encerre o ano em 13,8%.

No quarto trimestre de 2020, o índice de desemprego ficou em 13,9%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A renda média mensal dos brasileiros ficou em R$ 2.520 no trimestre terminado em fevereiro, queda de R$ 65 em relação aos três meses anteriores, mas alta de R$ 32 na comparação com o mesmo período de 2020.

"Temos hoje dois dados muito distintos, a Pnad [do IBGE] e o Caged [do governo], ambos passaram por mudanças em decorrência da pandemia e os dois apresentam problemas. O mercado de trabalho é parte fundamental do processo de recuperação da renda do brasileiro. A renda efetiva foi bastante inflada com o auxílio emergencial no ano passado, por exemplo. Vamos ter problemas com essa base de comparação também", explica Marcelo Neri, diretor do FGV Social.

O especialista diz que no quarto trimestre do ano a perda de renda do brasileiro chegou a 11%.

Para o economista-chefe da consultoria Análise Econômica, André Galhardo, o mercado de trabalho deverá passar por um processo conhecido no meio econômico como histerese, quando um indicador demora a se recuperar de um choque. "O desemprego deve ficar em níveis elevados, na melhor das hipóteses, por cinco anos. Apesar da retomada esperada para o fim de 2021, o emprego não deve se recuperar tão rápido", pondera.

O analista lembra que além de perder renda em termos reais, o brasileiro também deve ter o poder de compra corroído pela inflação. "A alta dos preços deve continuar em aceleração até junho, quando chegará próximo de 8%, para depois arrefecer, então a renda será penalizada", pontua.

Galhardo lembra que a inflação dos mais pobres é ainda mais elevada. "O INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] já mostrou essa disparidade, porque engloba faixas de renda mais baixas", lembra.

O INPC mostra a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país, leva em conta a cesta de quem ganha de 1 a 40 salários. Ambos são medidos pelo IBGE.

Em abril, o IPCA ficou em 6,76% no acumulado dos 12 meses e o INPC em 7,59%.

Além disso, para a maioria dos entrevistados, a dívida pública bruta só atingirá seu pico em 2029. Parte diz acreditar que o endividamento do governo alcançará seu maior nível em 2025. Atualmente, a dívida está 89,1% do PIB e soma R$ 6,72 trilhões.

Entre os economistas consultados, 44% respondeu que o ambiente externo está mais favorável hoje em comparação com a reunião anterior do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, em março. Apenas 16% disse estar menos favorável e 40% afirma que não houve mudanças relevantes no cenário internacional.

Na semana passada, o comitê elevou a Selic em 0,75 ponto percentual, a 3,50% ao ano, e sinalizou nova alta de mesma magnitude em junho, para 4,25% ao ano.

 

Fonte - Bahia Notícias


Israel e Hamas intensificam bombardeios; Conflito deixa dezenas de mortos.

A troca de hostilidades entre Israel e o grupo palestino Hamas, que controla Gaza, foi intensificada nesta terça-feira (11), com bombardeios aéreos para os dois lados, em um dia que lembrou o último grande conflito entre as duas partes, em 2014. Em dois dias, 30 palestinos e três israelenses morreram.

Um prédio residencial de 13 andares em Gaza desabou após um entre dezenas de ataques aéreos de Israel. No meio da noite, moradores da Faixa de Gaza disseram que sentiram suas casas estremecendo e viram o céu se iluminar com ataques quase constantes de Israel. 

Os israelenses correram para se abrigar em comunidades a mais de 70 km acima da costa em meio a sons de explosões de mísseis interceptores israelenses. Israel disse que centenas de foguetes foram disparados por grupos militantes palestinos.

O conflito entre Israel e as facções de Gaza foi provocado pelo choque entre palestinos e a polícia de Israel na Mesquita de al-Aqsa em Jerusalém na segunda-feira (10).

Mesmo antes de disparos enviados em retaliação pela destruição do prédio, que continha um escritório civil do Hamas, Israel reportou que 480 foguetes haviam sido disparados além da fronteira por grupos militantes palestinos, o que fez comunidades israelenses inteiras correrem para buscar proteção em abrigos anti-bombardeio.

Não parecia haver fim iminente para a violência. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que os militantes pagariam um preço "muito alto" pelos foguetes, que alcançaram os arredores de Jerusalém na segunda-feira durante um feriado em Israel em comemoração à captura de Jerusalém Oriental em uma guerra de 1967.

"Estamos no auge de uma campanha de peso", disse Netanyahu em comentários televisionados ao lado de seu ministro da Defesa e chefe militar.

A Casa Branca condenou os ataques de morteiros e disse que Israel tinha um direito legítimo de se defender, mas afirmou que o principal foco dos Estados Unidos era na desaceleração do conflito.

 

Fonte - Agência Brasil


Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 27 milhões

O concurso 2.371 da Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (12) um prêmio acumulado de R$ 27 milhões. As seis dezenas serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, cidade de São Paulo.

Segundo a Caixa, caso apenas um apostador acerte o prêmio principal e aplique o valor na poupança, ele receberia R$ 42,9 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O valor de uma aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 

Fonte - Bahia Notícias


Tiroteio deixa pelo menos 11 mortos em escola na Rússia

Onze pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas esta manhã durante um ataque a uma escola na cidade russa de Kazan.

O ataque foi feito por dois atiradores. Um deles, um adolescente, acabou detido e o outro morreu no confronto com a polícia. Entre os mortos estão estudantes e um professor.

O incidente é considerado o mais grave dos últimos anos em uma escola da Rússia.

As autoridades garantem que a situação já está sob controle e descartam a hipótese de ação terrorista por parte de uma organização extremista.

O correspondente da RTP na Rússia, Evgueni Mouravitch, informa que um dos atiradores é ex-aluno da escola com perturbação mental.

O presidente russo, Vladimir Putin, determinou a revisão da lei de porte de armas após o tiroteio em Kazan.

 

Fonte - Agência Brasil


Toque de recolher na Bahia é estendido; em 227 cidades medida será mais extensa

O toque de recolher foi estendido na Bahia até o dia 17 de maio. A medida, que visa controlar o contágio da Covid-19, valerá entre as 21h e 5h nas cidades não incluídas na lista abaixo. O decreto foi postado na noite deste domingo (9). Conforme a ordem estadual, em 227 municípios, de várias regiões do estado, a medida vai durar mais, das 20h às 5h.

Em Salvador e Região Metropolitana, a restrição terá período menor, indo das 22h às 5h.  A decisão de encurtar o toque de recolher na Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi baseada na média de internações, igual ou inferior a 75%, durante cinco dias consecutivos.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

No mesmo decreto, o governo voltou a proibir a venda de bebida alcoólica nos fins de semana. O novo veto vai durar das 18h da próxima sexta-feira (14) até as 5h da segunda-feira (17). A exceção fica em Salvador.

AULAS

Em relação às aulas, o governo liberou o ensino semipresencial em escolas públicas e particulares de regiões em que a taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% por cinco dias consecutivos. Para Salvador, está autorizado o retorno das aulas, desde que sejam mantidos os mesmos critérios de distanciamento e precauções.

SHOWS E EVENTOS

Em toda Bahia, Salvador inclusa, continua proibida realização de shows e festas até o dia 17 de maio também. No caso de transporte metropolitanos, as viagens continuam suspensas entre 22h30 e 5h até 17 de maio.

TRANSPORTES

A travessia do ferry boat também segue suspensa das 22h30 às 5h de 10 de maio a 14 de maio de 2021. No sábado (15) e domingo (16) o serviço não funciona. Até 17 de maio, a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 22h30 às 5h. Nos sábado e domingo próximos, as embarcações só poderão funcionar com o máximo de 50% da capacidade.

Veja abaixo a lista de municípios que terão toque de recolher mais extenso, indo das 20h às 5h:

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas e Brumado.

A restrição segue em Buritirama, Caatiba, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis e Cristópolis.

Vale também em Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim e Itaguaçu da Bahia.

Continua em Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada e Malhada de Pedras.

Prossegue em Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí e Piripá.

Continua em Piritiba, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério e São Félix do Coribe.

A lista termina com São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

 

Fonte - Bahia Notícias


Operação em favela do Rio de Janeiro deixa 25 mortos e provoca intenso tiroteio

Uma operação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro deixou 25 pessoas mortas e provocou intenso tiroteio na manhã desta quinta-feira (6), na comunidade do Jacarezinho. 

Segundo o G1, apenas o policial civil André Farias, morto após ser baleado na cabeça, foi identificado pela corporação. Outras 24 pessoas foram mortas, mas a instituição não deu informações sobre quem são as vítimas e a situação em que foram atingidas.

Além das pessoas mortas, dois passageiros do metrô foram baleados dentro de um vagão e sobreviveram. Um morador foi atingido no pé, dentro de casa, mas também passa bem. Dois policiais civis também foram atingudos com disparos de arma de fogo.

De acordo com a publicação, com dados da plataforma digital Fogo Cruzado, que registra dados de violência armada desde 2016, esse é o maior número de mortes durante uma operação da polícia em uma comunidade desde o início dos levantamentos.

As operações policiais estão suspensas, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho do ano passado, em razão da pandemia. A decisão do Supremo permite apenas ações em "hipóteses absolutamente excepcionais", que devem ser comunicadas ao Ministério Público.

 

Fonte - Bahia Notícias