Década marca fim da ‘era Enzo’ nos registros; veja os nomes preferidos no Brasil

Os anos 10 do século 21 deixarão muitas marcas pela sensação de um 7 a 1 quase que diário no período.

Protestos de rua, impeachment, Lava Jato, ascensão de Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência da República e o mais inesperado: uma pandemia.

Mas quais foram os nomes mais entregues aos que nasceram e cresceram em meio a tantas mudanças que atravessaram o país nos últimos anos?

Miguel figura no topo da preferência, com 321.644 registros. Arthur é o segundo nome que caiu no gosto dos pais, com 287.886 certidões. Davi completa o pódio, com 248.066.

No ranking geral, Maria Eduarda conquistou 214.250 registros e está no quinto lugar das preferências (melhor posição para um nome feminino).

Alice, na sexta posição, com 193.788; Laura, na nona, com 153.557; e Sophia, na décima, com 147.579 integram a lista dos dez nomes preferidos.

Os números foram compilados pela Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), que reuniu dados de todos os 7.660 cartórios de registro civil espalhados pelo país.

A entidade agregou dados de 2010 a 2020, um ano antes do início dos anos 10 do século 21. De lá para cá, diz a Arpen, foram realizados pouco mais de 24 milhões de registros.

Quando se analisam as escolhas dos nomes, o levantamento indica o fim da “era Enzo”, nome que figurou no topo das listas em alguns anos, e uma preferência atual por nomes simples.

Os nomes compostos só aparecem em duas ocasiões no ranking geral: na quinta colocação, com Maria Eduarda; e na oitava posição, com Pedro Henrique.

Ainda segundo a Arpen, os dados mostram que o nome campeão, Miguel, mantém a liderança em dez estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Arthur é o mais escolhido em outras oito unidades da federação, como Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.

OS NOMES DE 2020

Miguel e Arthur também figuram na lista dos nomes mais usados entre os brasileiros nascidos em 2020, com 27.371 e 26.459 registros, respectivamente.

O ranking dos dez mais escolhidos entre os nomes masculinos representa uma mudança de gosto dos pais, com a presença de nomes como Theo (18.674), Davi (18.623) e Gael (16.667).

Esses nomes não integraram a lista dos anos anteriores, ocupando o lugar de nomes que se consolidaram ao longo da década, como Enzo Gabriel, agora fora dos dez mais escolhidos.

Seguindo a tendência dos dados -compilados a partir de 2010-, os nomes compostos também perderam força e cederam lugar aos simples neste ano.

A prevalência de nomes compostos só ocorre na lista com os dez nomes femininos mais frequentes, como: Maria Clara, Maria Júlia e Maria Eduarda.

Helena é o nome predileto para meninas no Brasil em 2020, com 22.166 ocorrências.

MUDANÇA DE NOME

O nome funciona como uma etiqueta que garante a individualização da pessoa na sociedade.

Apesar das regras que dizem que um nome não pode ser alterado para garantir a segurança das relações jurídicas, existem exceções na lei.

Segundo a Arpen, é possível a correção do nome quando for comprovado erro “evidente de grafia no registro”.

Pessoas transgênero também podem fazer a alteração do nome pelo qual se identificam nos cartórios sem a necessidade prévia de autorização judicial.

Já as pessoas cujo nome as expõem ao ridículo ou que integram o programa de proteção a testemunhas só podem mudar de nome por meio de autorização da Justiça.

A inclusão do sobrenome pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade -biológica ou socioafetiva.

E também nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares.

Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

 

Fonte - Folhapress

 


Mineração privada: 60% dos municípios da Bahia estão em lista de áreas para concessão

Entre os municípios baianos, 60% deles tem áreas na lista de oferta para concessão à iniciativa privada para exploração mineral. Ao todo devem ser disponibilizadas 7.027 áreas para pesquisa e lavra, envolvendo os mais variados tipos de substâncias minerais. A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu nesta terça-feira (29), a 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas de oferta. 

A Bahia representa quase 20% de toda a área ofertada pela Agência Nacional, 19,43% do terreno está no estado. Ao todo são 1.349 áreas para oferta em regime de pesquisa e 17 em regime de lavra - que é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral que, pela sua natureza de pequeno volume e distribuição irregular do bem mineral, muitas vezes não justifica o investimento em trabalhos de pesquisa, tornando, assim, a lavra garimpeira o regime mais indicado.

Segundo os dados obtidos pelo Bahia Notícas, no território baiano, a oferta indica que os minérios disponíveis para exploração são: areia, argila, charnoquito, conglomerado, gnaisse, granito, mármore e sienito. Entre as cidades com o maior número de áreas estão os municípios de Curaçá 43, Campo Formoso 41, Pilão Arcado tem 38, Remanso com 24, Casa Nova 23 e Anagé com 16.

Confira a lista completa das cidades com áreas para exploração:

Abaíra, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Apuarema, Araças, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianopólis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculá, Caém, Caetanos, Caetité, Carfanaum, Caldeirão Grande, Camacan, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Caturama, Central, Chorrochó, Cocos, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas do Sicorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cravolândia, Curaçá, Dias D'ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Floresta Azul, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itacaré, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussiape, Lagoa Real, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Paramirim, Paratinga, Paulo Afonso, Pedrão, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Rafael Jambeiro, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largõ, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz de Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Terezinha, Santaluz, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Teodóro Sampaio, Teofilândia, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Várzea Nova, Vitória da Conquista e Xique-Xique. 


O PORTAL LIVRAMENTO DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL!

Natal é época de renascimento; é época de reacender o fogo da vida, de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia.

É época também de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Esta é a época da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus.

É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos.

Nós do Portal Livramento desejamos a você um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Esperamos, por mais um ano, compartilhar grandes momentos e conquistas!


LIVRAMENTO: CARDIOLOGISTA DR. ENIO TANAJURA ATENDE DIA 26/12 (SÁBADO)

O Cardiologista Dr. Enio Tanajura atenderá no próximo sábado, dia 26/12, no IME, no turno matutino, em Livramento de Nossa Senhora. Faça sua consulta com médico especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de eletro e ecocardiograma. Agende pelo telefone: (77) 99968-1625/(77) 3444-1625.


Preços do petróleo caem mais de 5% com temor sobre demanda após nova variante do coronavírus

Os preços do petróleo recuavam mais de 5% nesta segunda-feira (21), na maior queda diária desde junho, em meio a uma nova cepa do coronavírus que tem se disseminado rapidamente e levou ao fechamento de grande parte do Reino Unido, além de maiores restrições pela Europa, levantando temores de uma recuperação mais lenta na demanda por combustíveis.

O petróleo Brent recuava 2,96 dólar, ou 5,66%, a US$ 49,3 por barril, às 8h (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 2,83 dólar, ou 5,76%, a US$ 46,27 por barril.

"Notícias de uma nova cepa do coronavírus pesaram sobre o sentimento de risco e o petróleo. Novas restrições à mobilidade pela Europa também não estão ajudando, uma vez que a demanda europeia vai sofrer", disse o analista do UBS, Giovanni Staunovo.

"Os investidores precisam estar cientes de que o caminho rumo a uma demanda maior e preços mais elevados seguirá instável", acrescentou.

O Brent se recuperou para acima de US$ 50 por barril na semana passada pela primeira vez desde março, em meio ao otimismo decorrente do lançamento de vacinas contra Covid-19.

Mas uma nova cepa do vírus, considerada até 70% mais transmissível do que a original, levou países europeus, Israel e Canadá a fecharem suas fronteiras com o Reino Unido. Hong Kong deve proibir todos os voos que chegam do Reino Unido a partir da meia-noite.

"A mensagem é clara: os preços do petróleo ainda estão e continuarão muito à mercê da pandemia", disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM.

 

Fonte - G1

 


Beneficiários do Bolsa Família podem contestar auxílio emergencial negado

Beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras) cancelado, bloqueado ou negado podem, a partir deste domingo, pedirem o benefício. A nova solicitação deve ser pedida até o dia 29 de dezembro no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

De acordo com a Agência Brasil, o processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

CONTESTAÇÕES
Termina também neste domingo o prazo de revisão por quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). O período para apresentar o requerimento à Dataprev começou no dia 11.

O Ministério da Cidadania também abriu prazo para a contestação de quem teve a extensão do auxílio emergencial indeferido por não atender aos novos critérios de concessão. Os pedidos podem ser feitos desde a última quinta-feira (17) até o dia 26. Ao prorrogar o auxílio emergencial por três meses com metade do valor do benefício, o governo endureceu alguns critérios, como a utilização de dados fiscais de 2019, em vez de 2018.

Na sexta-feira (18), acabou o prazo de contestação para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que tiveram o auxílio emergencial extensão bloqueado, cancelado ou indeferido. Para essa categoria de beneficiários, o prazo tinha começado no último dia 9.

 

Fonte - Bahia Notícias


Suspensos desde março, voos entre Salvador e Argentina são retomados

Suspensos desde março deste ano por causa da pandemia da Covid-19, os voos regulares entre Salvador e Buenos Aires, na Argentina, foram retomados neste sábado (19). 

Segundo a Vinci Aiports, concessionária que administra o aeroporto de Salvador, a Aerolíneas Argentinas, empresa que disponibiliza voo direto entre Salvador e capital argentina, terá viagens com partidas de Salvador às quintas e domingos, às 10h15, e chegada à capital baiana às 9h25. O trajeto é realizado num Boeing B738 com 170 assentos disponíveis.

Recentemente, o país vizinho liberou a entrada de brasileiros em seu território. No entanto, é preciso atender a alguns requisitos. As informações podem ser consultadas no site oficial de turismo da Argentina. O passageiro também pode buscar mais informações junto à Embaixada do país ou ao seu agente de viagens. Nesta primeira etapa só será possível voar para Buenos Aires e permanecer na área metropolitana da capital argentina.

“A retomada deste destino é bastante importante, por fortalecer o turismo e a economia dentro da América Latina, valorizando os destinos que estão próximos. Além do mais, a Argentina é o maior mercado emissor de visitantes estrangeiros na Bahia. Esperamos, com esse retorno, um impulso a mais no nosso mercado”, Marc Gordien, diretor comercial do Salvador Bahia Airport. 

 

Fonte - Bahia Airport


Apostas ficam exclusivas para Mega da Virada; prêmio é estimado em R$ 300 milhões

Começam neste domingo (20) as vendas exclusivas de apostas para a Mega da Virada, cujo sorteio ocorre no último dia do ano. Com isso, os outros concursos regulares da MegaSena estão suspensos. 

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio deste ano é estimado em R$ 300 milhões. Segundo o Uol, neste sábado (19), houve o último sorteio regular da Mega-Sena. Como as apostas foram feitas até as 19h, quem jogar pela Loterias Caixa, site ou internet banking a partir deste horário, já estará concorrendo automaticamente à Mega da Virada. As apostas presenciais só poderão ser feitas a partir de segunda (21), quando abrem novamente as lotéricas.

As apostas começaram no dia 16 de novembro e podem ser realizadas até as 17h do dia do sorteio nas casas lotéricas conveniadas ou pela internet. O concurso acontece no dia 31, às 20h. Por ser um sorteio especial da Mega-Sena, o prêmio não acumula. Caso ninguém acerte os seis números, o valor será dividido entre os apostadores que acertarem cinco dezenas, e assim consequentemente, até que haja ganhadores. O valor simples da Mega da Virada é o mesmo da Mega-Sena normal: R$ 4,50.

 

Fonte - Bahia Notícias


Morre aos 87 anos a atriz Nicette Bruno, vítima da Covid-19

Morreu na manhã deste domingo, aos 87 anos, a atriz Nicette Bruno.  Ela estava internada com Covid-19, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.

Segundo o G1, a informação da morte foi confirmada pela hospital por volta das 13h20.

Boletim médico divulgado neste sábado (20) mostrava que o estado de saúde de Nicette “era considerado muito grave”. Ela estava sedada e dependente de ventilação mecânica. Os atores Beth Goulart e Paulo Goulart Filho, frutos do casamento da artista com o ator Paulo Goulart, já falecido, vinham pedindo nas redes sociais correntes de orações pela recuperação dela.

 

Fonte - G1


Senado aprova LDO e salário mínimo de R$ 1.088

Logo após a Câmara dos Deputados aprovar o texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, em votação rápida e simbólica (sem registro de votos no painel eletrônico), a proposta foi aprovada no Senado e agora segue para sanção presidencial. A LDO define as metas e prioridades do governo para o ano seguinte, orienta a elaboração da lei orçamentária anual e fixa limites para os orçamentos dos poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público.

Na proposta, consta a correção do salário mínimo para R$ 1.088 a partir de janeiro. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.045. Foi feita apenas a correção com base na previsão da inflação acumulada no ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Não houve, portanto, aumento real. A regra que previa aumento real, o aumento acima da inflação, deixou de vigorar no ano passado.

O texto aprovado nesta quarta-feira (16) estabelece como meta fiscal no próximo ano déficit primário de R$ 247,1 bilhões. Ontem (15), o governo federal modificou o texto, enviado ao Congresso em abril, para ampliar a meta do déficit, inicialmente prevista em R$ 149,61 bilhões. A nova meta indica déficit de R$ 247,1 bilhões para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para 2021, sem considerar os juros da dívida pública.

O relator, senador Irajá (PSD-TO), destacou como prioridade o programa de habitação popular Casa Verde Amarela. Irajá incluiu a prorrogação da desoneração da folha de pagamento em 2021.

O senador também incluiu um dispositivo no texto para dar mais rapidez à execução das emendas parlamentares impositivas no Orçamento da União. O texto reduz de 90 para 45 dias o prazo para o Executivo publicar os procedimentos e o cronograma de execução das emendas individuais.

 

Fonte - Agência Brasil


Governo do estado decide prorrogar até 4 de janeiro decreto que proíbe aulas e shows

O governo da Bahia decidiu prorrogar, até o dia 4 de janeiro de 2021, o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em todo o estado, como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus. A prorrogação ainda será publicada no diário oficial do estado, nesta quinta-feira (17).

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos, entretanto, não está permitida.

 

Fonte - Bahia Notícias


Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre no Rio aos 68 anos

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde, de acordo com o G1.

Há dois meses Paulinho passou por um transplante, foi internado após contrair o novo coronavírus.

 

Fonte - G1


Por que o sub-17 do Fluminense que João Neto joga, que decide o Brasileiro a partir desta segunda, é chamado de 'geração dos sonhos'

O time sub-17 do Fluminense inicia hoje, às 17h, no Luso-Brasileiro, a decisão do Brasileiro da categoria contra o Athletico. Em jogo, uma taça que coroaria um grupo badalado e que enche Xerém de expectativa em relação ao futuro: a geração dos sonhos.

O apelido faz referência a dois outros times badalados. Um deles é o “dream team” americano, seleção de basquete dos Estados Unidos que reuniu os astros de sua época e conquistou o ouro olímpico em 1992. O outro é a geração de ouro, nome dado à fornada de jogadores de Xerém nascidos em 2001, da qual saíram joias como João Pedro, já vendido ao Watford (ING), e Marcos Paulo.

Em Xerém, o sub-17 atual é considerado ainda mais promissor que o de 2018. Principalmente devido à quantidade de jogadores tratados como destaques: cinco. Todos do meio para a frente.

O volante Metinho, congolês naturalizado brasileiro, é o capitão. Seu bom futebol o fez ser chamado por Tite para treinar na Granja Comary com a seleção principal no mês passado.

O meia Arthur é o talento precoce. Aos 15, já assinou pré-contrato profissional com o Fluminense e foi convocado pela seleção sub-17.

No ataque, o trio Kayky, João Neto e Matheus Martins é responsável por 22 dos 33 gols do time na competição. O primeiro deles, ponta-direita da equipe, é o artilheiro do torneio, com 10 gols.

A segunda partida do confronto será na segunda que vem, dia 24, em Curitiba.

 

Fonte - Extra Globo


NATAL DE OFERTAS É NA DISTRIBUIDORA BANFRIOS

A distribuidora BanFrios, especializada no comércio varejista e atacadista de produtos frios e congelados, oferece aos seus clientes mix completo para restaurantes, lanchonetes e pizzarias, além de todos os utensílios para uso doméstico e comercial, destacando que alguns produtos (queijo, presunto, bacon) são previamente fatiados para melhor atender sua clientela. Lá você encontra também toda linha para limpeza doméstica e higiene pessoal, além de frutas e verduras frescas. E o melhor, tudo para seu churrasco (carne bovina, suína, calabresa, frango), com cortes selecionados e já temperados, pronto para consumo. A BanFrios fica na Rua Cônego Hygino, em frente ao Boi na Brasa, centro na cidade de Livramento de Nossa Senhora, telefone (77) 99100-0435, (77) 98844-3145 e (77) 99935-6407. Confira as ofertas de Natal.


LIVRAMENTO: LOJA SÃO JUDAS TADEU TEM ÓTIMAS OPÇÕES DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS PARA O NATAL

A Loja São Judas Tadeu é moderna e confortável, apresentando muitas opções de móveis e eletrodomésticos de qualidade, ótimos preços e pagamento facilitado. A marca da loja é o excelente atendimento proporcionado pelo casal Alice Vilas Boas e Binho. A loja atende seus clientes e amigos na Av. Dr. Edilson Pontes, Centro, Livramento-BA, em frente aos Correios, telefone (77) 3444-2389. Venha fazer suas compras de Natal na Loja São Judas Tadeu!