Medicina de Livramento perde o Dr. Ulysses!
Foto: Mandacaru da Serra

Foi sepultado na manhã de ontem (30), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o médico Ulysses Celestino da Silva, 79 anos, que faleceu na noite de segunda-feira (29), vítima de câncer. Ele tinha acabado de voltar de Salvador, já com um quadro irreversível.
Dr. Ulysses era natural de Livramento, filho de Joaquim Celestino da Silva Neto (Joaquim Neto) e D. Rita Gonçalves do Nascimento Silva. Era casado com D. Lucidalva Caires da Silva, com quem faria bodas de ouro em junho deste ano.
Deixa os filhos Luciana (médica), casada com Guilherme; Ulysses Filho (médico), casado com Melise; e Murilo (odontólogo), casado com Jaqueline. Além dos netos Amanda, Mariana, Ana Júlia, Catarina e Henrique. 
Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, turma de 1968, e sempre teve como base profissional a sua querida Livramento. Militou na política, desde o antigo MDB de Ulisses Guimarães.
Nunca exerceu cargo eletivo. Sua única tentativa foi em 1982, como candidato a prefeito do nosso município, mas não logrou êxito.
Foi diretor do Hospital Distrital de Livramento, que era estadual, nos governos de Roberto Santos e Valdir Pires.  Era um homem enfático e de convicções firmes. Sua morte consternou não apenas a família, mas a sociedade em geral.
Chegou a militar na medicina quando ainda não havia as facilidades da tecnologia de hoje, mas costumava ser preciso e certeiro nos seus diagnósticos. Minha mãe, por exemplo, foi uma das testemunhas nesse sentido.
Até aos 80 anos, ela lembrava e ria, admirada, da precisão dele, num simples exame clínico (1976), ao dizer que ela tinha “pedra na vesícula” e ia ter de “cair no canivete”, como se costumava se referir a uma cirurgia.
Era torcedor fanático do Vasco da Gama, pelo qual jogou, em Livramento. Chamava a atenção pela semelhança física, e um pouco na habilidade, com o Rei Pelé, do Santos. Inclusive, a camisa cruzmaltina foi posta sobre seu caixão.

 

Fonte - Madacaru da Serra


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário