PARTICIPE DO PROJETO PATA AMIGA AJUDANDO NAS CASTRAÇÕES DE ANIMAIS DE RUA

O grupo Pata Amiga é um projeto social que tem como objetivo castrações de animais de rua, evitando a reprodução descontrolada. 

O público alvo são cachorros e gatos de rua abandonados e que pertençam a famílias de baixa renda e a protetores .

Atualmente as regiões atendidas pelo projeto são dos municípios de Rio de Contas e Livramento na Bahia.

O grupo não possui abrigo para animais e, por esse motivo, não realiza o recolhimento. 

Os principais objetivos são práticas que contribuam para:

- Diminuir o número de animais abandonados;
- Diminuir o número de casos de maus-tratos;
- Conscientização da sociedade sobre posse e propriedade responsável;
- Sensibilizar quanto aos preceitos éticos de respeito aos animais e meio ambiente.

PROJETO

O projeto consiste em quatro etapas:

1. IDENTIFICAÇÃO DO ANIMAL

1.1. O primeiro passo é localizar animais abandonados nas ruas dos municípios atendidos através de busca ativa. Selecionar os aptos à castração, promover a esterilização e dar lar temporário para o pós- cirúrgico. Durante esse período promover a divulgação do animal para adoção. Caso não ocorra a adoção, será devolvido ao ambiente onde foi encontrado. 

1.2. Outro passo é auxiliar tutores de animais através da intermediação da castração junto aos parceiros veterinários. Nesse caso, é realizada uma breve entrevista socioeconômica dos tutores e definida uma contribuição simbólica de acordo com a renda familiar. Serão passadas informações sobre horário da cirurgia, local e orientações  referente ao jejum do animal. Serão abordados também os seguintes temas: O que é a castração? Como funciona a cirurgia? Benefícios da castração; Prevenção de  doenças (tais como: piometra, câncer, tumor de sticker); O que caracteriza maus-tratados; Posse responsável; Como denunciar casos de maus-tratados e Orientações pós-cirúrgico. 

2. OBTENÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS:

Antes das castrações, serão planejadas e efetuadas ações para arrecadar valores de custeio das cirurgias, medicamentos, etc., através de: rifas, bazares e sessões de cinema para crianças.

3. REALIZAÇÃO DAS CASTRAÇÕES

As castrações de animais de rua serão realizadas com os veterinários parceiros e supervisionadas pelos voluntários do grupo PATA AMIGA.

As castrações dos animais que possuem tutores serão realizadas através dos encaminhamentos aos veterinários parceiros.


4. ADOÇÃO OU DEVOLUÇÃO AO AMBIENTE NATURAL DE RESGATE 

Após a identificação do animal de rua, este será anunciado para adoção por três semanas. Caso não consiga adoção, será devolvido ao seu ambiente após a castração. 

QUEM SOMOS:

Em novembro de 2019, um grupo de pessoas indignadas com o descaso e o abandono de animais domésticos nas ruas, uniram-se com o objetivo de reverter essa situação e melhorar a receptividade dos munícipes à causa dos animais formando, então, o grupo PATA AMIGA. 

Ao longo dos próximos anos, os voluntários do grupo PATA AMIGA realizarão várias ações em prol dos animais e com o intuito de expandir os serviços prestados para a abertura oficial como Organização Civil, com a obtenção do CNPJ e TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA.

MISSÃO

Coordenar e empreender ações junto à sociedade civil e o poder público, visando otimizar recursos (humanos e materiais) para reduzir o abandono, os maus-tratos, o sacrifício e a procriação sem controle dos animais domésticos nos municípios abrangidos.

RECURSOS HUMANOS

Colaboradores voluntários civis das cidades de Rio de Contas e Livramento na Bahia. 

RECURSOS FINANCEIROS / OBTENÇÃO DE RECURSOS

1. doação de pessoas físicas
2. vendas de objetos em bazares 
3. Rifas
4. Cine Miau Au Au

CRESCIMENTO DO TRABALHO:

E para que o trabalho não pare, enquanto buscamos alcançar nossas metas, o PATA AMIGA necessita de diferentes tipos de colaborações, tais como:

-Doação de ração para cães e gatos;
-Locais para feiras de adoções
-Medicamentos e vacinas
-Vasilhas para água e comida
-Panos, lençóis cobertores novos e usados.
-Casinhas e caixa de transporte para cães e gatos;
-Lares transitórios.
-Doações de materiais diversos (para bingo, rifa, bazar, etc.)
-Patrocínio para confecções de camisetas, cartazes, brindes e afins.

E as doações se tornam ainda mais significativas se aliadas ao trabalho voluntário de pessoas, empresas e instituições que simpatizam com a nossa causa e que lutam ao nosso lado pela VALORIZAÇÃO DA VIDA ANIMAL. Por conta disso estamos em busca de colaboradores, lares temporários e padrinhos (apadrinhamento da causa, por meio de doações em dinheiro).

PARTICIPE DO PROJETO PATA AMIGA AJUDANDO NAS CASTRAÇÕES DE ANIMAIS DE RUA
Siga o Instagram @ptaa_miga

Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário