O dia seguinte à comemoração da Independência.

No ano atrasado, no ano passado, no mês passado, na semana passada, no tresontonte, no anteontem, no ontem e hoje, Jair Messias Bolsonaro, demonstrou a sua labilidade emocional

Palavras de Sua Excelência o Senhor Presidente: “Deus acima de tudo”. Roguemos a Ele, que o procedimento de hoje, por meio de carta aberta de Jair Messias Bolsonaro, seja o exercício da tática e estratégia ensinadas por Sun Tzu, no Livro A Arte da Guerra: “avançar, avançar, avançar, parar e até recuar se preciso for”. Contudo, em sendo autoreconhecimento de fraqueza, ou zonzeira e dor de cabeça, o que está parecendo ser, inexoravelmente sua Excelência perderá o controle dessa locomotiva chamada Brasil.

A ação do Presidente Jair Bolsonaro, praticamente pedindo clemência, prostrado aos pés do Juiz jabuticaba Alexandre de Moraes, conforme meme na internet, sepultou a independência do Poder Executivo da República Federativa do Brasil, prescrita na Constituição Federal. Tanto que, outro Juiz jabuticaba, Luís Roberto Barroso, imediatamente, sem dar nome, claramente desdenhou dos discursos do Presidente, pronunciados em Brasília e em São Paulo, nas comemorações do dia da Independência. Aliás, desde quando desconfiaram do “fogo amigo” em derredor do Presidente, componentes dos Poderes Legislativo e Judiciário chutaram a independência e subestimam a competência do Poder Executivo.

Imaginem as provocações que ouvirão os Agentes Políticos filhos do Presidente e os senadores membros da CPI da Covid-19: Marcos Rogério, Eduardo Girão, Luis Carlos Heinze, Jorginho Melo e outros bolsonaristas.

Você, meu saudoso colega e amigo da Rua Democrata, 17, Bairro Dois de Julho em Salvador, Antônio Carlos Moreira Pires – Moraes Moreira, autor do gol marcado para a Seleção de Caculé no Estádio Edilson Pontes, que garantiu o empate com a Seleção de Livramento; morando em Salvador no ano de 1979, no governo de João Batista Figueiredo, escreveu, ritmou e melodiou uma de suas obras-primas da discografia:  La vem o Brasil Descendo a Ladeira.

No day after ao 7 de setembro, os brasileiros, brasileiros coração, certamente estão vendo o Brasil estremecido. O rumo é absolutamente incerto e eu que via a situação política nacional com clareza, sinto-me envolvido por uma brutal confusão.
O Messias Bolsonaro, Presidente da República, deve atentar para as arapucas, alçapões, esparrelas, visgos, ceras, super bonder etc. que o cercam, sob pena de ainda jovem e forte, se isolar, como o Leão, rei da selva, que se isola, mas, quando velho e fraco.
Conta a Fábula, “O Leão velho e fraco”, que nesse estado, a bicharada tanto dele debochou, que até o gambá rompeu a sua caixa de gases mau cheirosos nas ventas da outrora majestade.
É fábula, pregação de desenho animado, porque na verdade o gambá não solta substância de odor fétido.


CAP PM Wagner Barbosa da Rocha é o novo Comandante da 46ª CIPM

O Governador Rui Costa, através do Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (14), nomeou o Capitão PM Wagner Barbosa da Rocha para o cargo de Comandante da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, com sede no município de Livramento de Nossa Senhora, que abarca os municípios de Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã e Rio do Pires. O novo Comandante sucede a Major PM Cleise Delfino da Costa que foi para a reserva remunerada desde o dia 10/07/2021. Ainda não há data marcada para a passagem de comando da 46ª CIPM. 


Chapada: Clima seco e queimadas provocam riscos de novos focos de incêndios na região chapadeira

O clima seco e queimadas provocam riscos de novos focos de incêndios na região da Chapada Diamantina, visto que o mês de setembro é de calor e torna-se crítico, em especial por ser um período que os agricultores e criadores de animais utilizam o tradicional uso do fogo para fazer limpeza.

Com a possibilidade do fogo se espalhar mais rápido na vegetação, o secretário do Meio Ambiente de Mucugê, José Ernesto, afirma que as brigadas estão fortalecendo a atuação.

“Aqui em Mucugê temos atuante uma instituição de organização social: Brigada Marchas e Combates. Temos buscado meios de fortalecer esta iniciativa, pelo fato de estarem regular, atuantes e motivados, além do que tem capital humano (pessoas capacitadas) e capital material (alguns equipamentos)”, afirmou ao Metro1 sobre os brigadistas voluntários.

A falta de EPIs é algo relatado pelos brigadistas e por isso, pedem maior conscientização no uso do fogo durante este período crítico. De acordo com o secretário de Turismo de Ibicoara, Luan Sampaio, “esses seis meses, de setembro a março, é período já recorrente de fogo”, disse ao site. Contudo, de acordo com ele, “o fogo para a limpeza é cultural, os mais antigos e até os jovens acabam fazendo isso”.


Inep anuncia provas do Enem em 9 e 16 de janeiro para novos inscritos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira que os novos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro. Para os estudantes que já tiveram a inscrição confirmada anteriormente, ficou confirmado que as provas ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro.

Segundo o Globo, as inscrições serão abertas às 10h de terça-feira por meio da Página do Participante e os estudantes poderão se inscrever até o dia 26 de setembro. Segundo o Inep, a gratuidade será assegurada aos alunos ausentes no último Enem. Os novos candidatos farão a prova juntamente com pessoas privadas de liberdade, o chamado "Enem PPL". O novo edital será publicado na edição do Diário Oficial da União de terça-feira (14). 

" O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)", afirma nota do órgão.


Bahia passará a exigir 'passaporte da vacina' em estádios, academias e ambientes coletivos

O governo da Bahia planeja exigir “passaporte da vacina” para acesso a ambientes coletivos. De acordo com o governador Rui Costa (PT), quando o estado chegar a 50% da população completamente imunizada, ou seja, com duas doses das vacinas contra a Covid-19, passará a ser exigida a comprovação da vacinação para acesso a locais como estádios, academia, e outros ambientes coletivos.

A sinalização para a exigência de comprovante vacinal para acesso a certos ambientes foi dada pelo gestor nesta segunda-feira (13), em entrevista à rádio Metrópole. Medida semelhante já foi adotada na cidade de São Paulo e também no Rio de Janeiro.

De acordo com o governador, o estado tem atualmente cerca de 35% da população completamente imunizada. A exigência será adotada no futuro sob a justificativa de que ainda há parcela considerável da população com idade menor que 40 anos que ainda não tomou a segunda dose.


Jiu Jitsu: Atletas Livramentenses conquistam 13 medalhas em Porto Seguro

Atletas Livramentenses, da academia ESCOLA DA LUTA HG, dão show em sua primeira competição de jiu jitsu. No dia 12 de setembro em Porto Seguro aconteceu o Campeonato Baiano de Jiu-jitsu onde 14 atletas competiram e obtiveram 13 medalhas, sendo 8 ouro, 2 prata e 2 bronze. A academia foi fundada a aproximadamente um ano pelo multi-campeão Hiago George.

O Mestre Hiago George está muito feliz com o desempenho dos seus atletas. Em pouquíssimo tempo de abertura da sua academia, os professores Neto, Izaias, Vinicius, Joaquim Neto estão conseguindo realizar um ótimo trabalho e estão colhendo bons resultados.


Boxe: Atletas livramentenses são recebidos pelo campeão mundial Popó Freitas

O boxe voltou o ter o destaque dos anos 80 e 90, com a migração de lutadores famosos do MMA para a nobre arte. Em Livramento de Nossa Senhora, vários atletas se destacam na modalidade esportiva que, na Bahia e no Brasil, teve Acelino "Popó" Freitas, quatro vezes campeão mundial, pela OMB e AMB, como um dos maiores nomes no esporte. Nesta semana, Popó recebeu na sua academia, em Salvador, a pedido do empresário Rui Sports, os lutadores Eliton Silva Celestino, conhecido como Professor Ron Silva, que luta pela categoria até 75kg e Kleberson Ney, conhecido como Keu Silva, categoria até 58kg. Os atletas estão empolgados, pois participarão de diversos campeonatos, dentre eles o baiano e o brasileiro de boxe.

Boxe: Atletas livramentenses são recebidos pelo campeão mundial Popó Freitas

Livramento: Previsão do Tempo indica forte calor nos próximos 15 dias

O forte calor voltou à rotina dos livramentenses, neste mês de setembro temperaturas máximas regristradas ultrapassa facilmente os 30ºC. Para os próximos 15 dias a temperatura máxima varia de 32º a 36ºC e umidade varia de 12 a 23%. Como ainda estamos no inverno, a temperatura mínima varia de 17º a 20ºC. Com a chegada da primavera no próximo 22 de setembro, o calor tende a se intensificar. Não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias. 


Brumado: Major Leila Gonçalves é a nova comandante da 34ª CIPM

A major Leila Souza Gonçalves Silva é a nova comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Ela assume o cargo após a exoneração do major Mário Augusto dos Santos Cabral, que ficou na unidade por quase três anos. Silva será a primeira mulher a comandar a 34ª CIPM. As portarias foram publicadas nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da Bahia e assinadas pelo governador Rui Costa (PT). Leila estava na Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), que passa o comando para o major David Robson Rocha da Conceição. A nova comandante da PM brumadense já é experiente e gabaritada, com atuação em diversas companhias estratégicas da polícia baiana.


Caminhoneiros liberam trecho da BA-262 em Brumado

Um grupo de caminhoneiros que bloqueava um trecho entre a BA-262, em Brumado,  e a  BR-030, liberou a via na tarde desta quinta-feira (9). Os manifestantes haviam bloqueado a pista com pneus em adesão ao movimento nacional. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, há pontos de manifestação em pelo menos 10 estados. 
Conforme divulgou o site Achei Sudoeste, o grupo protestava contra a alta no preço da gasolina, o preço do gás de cozinha e em apoio ao presidente. Em entrevista ao site  o Capitão Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRF) informou que a manifestação durou cerca de sete horas. “Os bloqueios foram encerrados, tanto na BR-030, quanto na BA-262”, disse.

Ainda segundo o site, a manifestação transcorreu de forma pacífica, apesar de alguns caminhoneiros se colocarem contrários ao movimento. “Graças a Deus, não tivemos nenhuma intercorrência negativa durante o período”, disse o comandante.

O último boletim do Minfra, com base em informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que são registrados pontos de concentração em rodovias federais de dez estados. "A região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) segue concentrando mais da metade das ocorrências registradas neste início da tarde. Aglomerações ainda seguem nos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Com um único ponto seguem Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Piauí e Rio de Janeiro".
 


Barragem Luiz Vieira terá mais uma descarga de água

No próximo fim de semana, na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), ocorre mais uma descarga de água da barragem Luiz Vieira para o Riacho do Paulo.  Segundo informações, a publicação do 1º ADITIVO ao Termo de Alocação de Água 2021/2022 do sistema hídrico Brumado e Riacho do Paulo, anexo, em especial quanto à autorização para descarga de 1,1 milhão de metros cúbicos do reservatório Brumado para atender usos nas águas do rio Brumado, foi feito (para atender irrigantes do municipio de Dom Basílio).

Conforme previsto no item 2.5, explicitado neste Aditivo, foi solicitado ao DNOCS/CESTBA que proceda à abertura total das duas válvulas dispersoras do reservatório Brumado, em 100%, iniciando na sexta-feira, 10 de setembro de 2021 ao meio dia, devendo permanecer abertas até as 08 horas de domingo dia 12 de setembro de 2021, quando devem retornar à vazão de 190 L/s. 

Em informações divulgadas pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água –COMAR/SRE, o uso da água no rio Brumado não precisa ser interrompido durante a realização dessa operação foi solicitado que à Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água ampla divulgação a essa operação, inclusive alertando as comunidades ribeirinhas sobre a mesma, evitando acidentes às pessoas e ao patrimônio.

A nossa redação entrou em contato com Associação do Distrito de Irrigação do Brumado, ADIB, com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DENOCS e com o município de Livramento de Nossa Senhora, que até o fechamento desta matéria não se pronunciaram a respeito.

A barragem Luiz Vieira, alcançou seu maior volume na data do dia 03 de março de 2021, sendo o registro de 81. 912. 026 m³, aproximadamente 83% da sua capacidade total. Nos últimos seis meses, já foram utilizados mais de 17 milhões de m³. Hoje (09) encontra-se com volume de 64.712.055 m³ que equivale a 65,13% de sua capacidade. Mantendo o mesmo consumo e, o volume proporcional das mesmas descargas dos últimos seis meses, em menos de dois anos, a barragem estaria 100% seca.


Conquista: Briga de caminhoneiros quase termina em tragédia

O debate político tem deixado muita gente com os nervos a flor da pele.

Ensaiando uma nota greve, caminhoneiros em boa parte do país estão mobilizados e realizando bloqueios em estradas a favor do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Em Vitória da Conquista, por enquanto, o movimento é tranquilo e sem qualquer registro de interdição de vias.

Mas, segundo o repórter Ricardo Gordo, dois caminhoneiros iniciaram uma discussão acalorada às margens da BR-116 na manhã de hoje (09).

O fato quase acaba em tragédia e a turma do ‘deixa disso’ teve que intervir.

“Um estava em defesa de Bolsonaro e o outro contra, cenas lamentáveis”, disse o comunicador.


Incêndios atingem áreas em cidades da Chapada Diamantina

Focos de incêndio atingem áreas de vegetação em Ibicoara e Iraquara, na Chapada Diamantina. Em Ibicoara, as chamas chegaram à Serra da Batavia, conhecida também como Três Morrinhos, e foram relatadas nesta quarta-feira (8) por voluntários que ajudam no combate ao fogo.

Ainda não há informações sobre as causas do incidente. Outro incêndio também também foi percebido próximo a Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco. Em outubro do ano passado, um incêndio se alastrou de Mucugê, também na Chapada, e chegou ao Parque Municipal de Igatu, em Andaraí, na mesma região.

Em Iraquara, o fogo, percebido desde a segunda-feira (6), foi controlado, conforme informou o Grupo de Bombeiros Militares (GBM). As chamas atingiram uma área de vegetação perto do povoado de Riacho Branco, na área de proteção ambiental Marimbus.

Ainda nesta quarta, O GBM também informou que equipes se deslocaram para Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste, para iniciar o combate às chamas. Outra equipe foi para Riacho de Santana, também no Oeste, para averiguar informação de incêndio.

Foram considerados controlados, os incêndios em Luís Eduardo Magalhães, também no Extremo Oeste, e Vagner, na Chapada. 


Brumado: Grupo de caminhoneiros fecha trecho perto de entrada da cidade

Um trecho da BR-030 de Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, foi parcialmente fechado desde a noite desta quarta-feira (8). Segundo o site 97 News, a mobilização bloqueia parcialmente a passagem da via próximo à rotatória de entrada na cidade, na ligação entre a BR-030 e a BA-062.
Caminhões são barrados no trecho, e a passagem só é liberada apenas para veículos com cargas perecíveis, além de ambulâncias e ônibus. Por volta das 8h desta quinta-feira (9), uma fila de veículos já se formava no trecho.

 


Inflação atinge brutalmente o bolso dos brasileiros

A inflação voltou a ser um dos temas mais comentados nas mídias e redes sociais. Após o advento da covid-19 no Brasil, a partir do mês de março de 2020 os preços dos produtos dispararam assustadoramente. Primeiro veio a alta dos alimentos, com destaque para a proteína animal, sobretudo carnes, com aumento de quase 50%, além de itens básicos que fazem parte da mesa do consumidor como feijão, arroz, oléo de soja, leite, dentre outros. Em 2021, o que chama atenção é o aumento abusivo no preço dos combustíveis, que refletem em preços de incontáveis produtos e serviços. A gasolina já subiu mais de 50% e o gás de cozinha já custa R$ 100,00 (cem reais), ou mais, a depender do município, atingindo a renda de milhares de famílias. Quase tudo aumentou, de remédios a veículos, construção civil (cimento, ferro e madeira), o brasileiro tem enfrentado enormes dificuldades para fechar as contas no azul. A partir deste mês de setembro, os consumidores pagarão muito mais caro pela energia elétrica, em alguns casos o aumento da tarifa pode ultrapassar facilmente 50%. Desta forma, pagar as contas recebendo apenas 1 salário mínimo, que no ano passado era R$1045,00 e agora é R$ 1100,00, tornou-se tarefa difícil, o que contribuirá para o aumento da pobreza e miséria no Brasil.