Livramento comemora 102 anos de emancipação política

O município de Livramento de Nossa Senhora comemora nesta sexta-feira (06) 102 anos de emancipação política, com grandes nomes da música baiana desfilando em trios pela Avenida Presidente Vargas. A principal atração é a presença do cantor Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que se apresenta nesta quinta-feira (05) a partir das 23:30h. Livramento se destaca no cenário nacional pela fruticultura irrigada, sendo um dos maiores produtores de manga e maracujá. A cidade também tem grande vocação no comércio e no setor de serviços sendo polo regional de desenvolvimento. Também não poderia deixar de destacar a beleza exuberante de Livramento de Nossa Senhora, sobretudo pela Serra das Almas, Cachoeira Véu de Noiva, rios e lagos. Terra de povo educado e acolhedor, Livramento encanta moradores e turistas.

Segundo informações do Wikipédia, o município de Livramento de Nossa Senhora possui área de 1.952,510 km². Está localizado a sudoeste da capital Salvador, distante cerca de 606 km, ligando-se a ela por via rodoviária de pavimentação asfáltica. Situa-se entre 13° 17' a 15° 20' de latitude sul e entre 41° 05' a 43° 36' de longitude W. Limita-se ao norte com o município de Rio de Contas, ao sul com os municípios de Brumado ,Lagoa Real e Caetité, a leste com o município de Dom Basílio, a oeste com o município de Paramirim e a noroeste com o município de Érico Cardoso. A altitude da sede é de 500 metros acima do nível do mar, segundo o marco do IBGE na Praça da Bandeira.

Segundo o Censo brasileiro de 2022, o município de Livramento de Nossa Senhora possuía uma população de 43.911 habitantes, sendo o 51º município mais populoso da Bahia.[3]

Segundo o censo de 2010, 21 492 habitantes eram homens e 21 201 habitantes mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 20 530 habitantes viviam na zona urbana e 22 163 na zona rural.

Localizada no sopé da Chapada Diamantina, o município se beneficia de condições edafo-climáticas especiais para o cultivo da manga. Consolidava-se, até a recente crise hídrica de 2011, como fornecedor de frutos de qualidade, colhidos em épocas específicas. A região se destaca também pela produção de maracujá, realizada por agricultores familiares em áreas de até dois hectares. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) realiza um trabalho de estímulo ao plantio de umbuzeiros, espécie nativa cujo fruto é muito apreciado na região Nordeste do Brasil.

Feriados Municipais

28 de janeiro: Romaria de São Gonçalo da Cana-Brava
06 de agosto: Festa do Bom Jesus do Taquari
15 de agosto: Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Livramento
06 de outubro: Emancipação Política do Município


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário